Autor Tópico: Instalação do Ubuntu 14.04 no Dell inspiron 14z 5423. Qual a melhor estratégia?  (Lida 1906 vezes)

Offline Rafael Miranda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Bom dia,

Possuo um dell inspiron 14z 5423 e quero instalar o Ubuntu 14.04 no SSD

Ele possui um HD DE 500GB e um SSD de 30GB. Atualmente ele está com Windows 7  no HD  e acelerado pelo Intel Smart Respose no SSD

Atualmente o setup esta configurado como:

Boot Legacy

Secure Boot =Disable

Load Legacy Option rom = Enable

sata operation= intel smart

acho que a tabela de partição do Hd é Mbr

 Vou instalar o Ubuntu 14.04 e gostaria de saber passo a passo como configurar o setup corretamente e o tipo de tabela de partição (Mbr ou Gpt) para instalação do ubuntu e as melhor maneira de distribuir as partições pelos dos discos (Ssd e Hd)

Duvidas:

Posso ativar o Uefi no ubuntu?

Posso desativar o secure boot?

Posso mudar a tabela de partições dos discos para Gpt?

Quero instalar o UBUNTU no Ssd, porem tenho algumas dúvidas a respeito to particionamento tendo em vista que o tamanho do ssd é de somente 30GB, e o sistema de arquivo do linux e diferente do windows que instala os programas em c:\program files;

Como vou utilizar windows em maquina virtual dentro do UBUNTU, receito que não terá espaço suficiente no SSd para instalar outros programas dentro do UBUNTU, então minha estratégia seria:

Partição:

/ - Instalar no Ssd.- para ficar mais rápido

/home -  Instalar no HD

/usr - Instalar no HD

swap - Instalar no HD

/dados - Instalar no HD (como fat32 ou NTFS) para usar como dados pelo windows utilizando maquina virtual;

Qual seria a melhor estratégia para efetuar essa instalação?

Desde já agradeço

Rafael Miranda