Autor Tópico: Formas de instalar Ubuntu?  (Lida 1888 vezes)

Offline leigoLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
    • Ver perfil
Formas de instalar Ubuntu?
« Online: 28 de Dezembro de 2014, 20:48 »
Gostaria de saber alguma outra forma de instalar ubuntu de forma não tradicional.
O que quero dizer com isto?
O sistema automaticamente ja reconhece todo o hardware e define os principais drivers, e os programas por omissão.
Eu tenho um notebook da HP PAVILION 14-N030BR, e ele possui grafico Hibrido Intel/AMD.
Então este é o problema.
Pelo que li a respeito graficos hibridos no linux ainda não e estavel. E pra mim não funciona perfeitamente, sempre da pau, travamentos, lentidão em jogos etc.
E olha que tenho 8 giga de memoria, intel core i5 (quarta geração), e radeon HD 8670M com 2 giga de video. Ou seja, é uma boa configuração.
Gostaria de instalar o linux sem ele reconhecer o driver de video intel, e reconhecer apenas a radeon sem ficar hibrido.

Eu sei, poderia fazer isto no bios. Mas a hp bloqueia tudo no bios. E olha que tenho a utlima atualização F.67. Ja conversei com a fabricante e eles não liberam a versão do bios destravada. So tem opções de boot, virtualização e alterar data e hora.

Enfim, gostaria de instalar o linux desta forma, ja que pela forma tradicional em Drivers Adicionais o sistema não funciona legal. E instalando diretamente com o driver da amd tambem não fica.

Então existe alguma forma? Li sobre nomodeset, sobre varias coisas, mas as informações vem de forma fragmentada. Tem tambem um KMS pra desabilitar durante a instalação. Ahhhhhhh, varias coisas, e me perco em tantas.

Se puderem me ajudar de alguma forma agradeço.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Formas de instalar Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2014, 18:33 »
Parece que você já tem o Ubuntu instalado, é isso?
Se sim, exatamente qual a versão, plataforma e ambiente gráfico instalados?

Não tenho placa de vídeo radeon e faz muito tempo que não vejo uma, o que limita muito o auxílio que eventualmente lhe possa prestar, mas vamos lá.

Em notebooks mais modernos as placas gráficas dedicadas (NVIDIA e AMD Radeon) ficam desativadas para economizar energia e só são ativadas por demanda específica.

No Win (acredito que também para essa sua placa) existe a opção de configurar gráficos comutáveis, que basicamente é adicionar no gerenciador da placa gráfica uma lista de programas que devem ser executados pela própria, por consequência, os demais são executados pela placa de vídeo simples.

No Linux quem faz isso de modo similar no caso das placas NVidia e na categoria open source é o Bumblebee, entretanto, não faço a menor ideia quando se trata de placas AMD Radeon.

De toda forma, o que você está dizendo é que quer abrir mão dessa funcionalidade de gráficos comutáveis e pretende que todo o sistema use exclusivamente e sempre, para todos os programas, a placa dedicada, ou seja a Radeon HD 8670M aí existente, desconsiderando a existência de uma outra placa de vídeo no sistema, que no caso é uma Intel.

O ideal seria a existência de um dispositivo para desligar (disabled) a placa Intel, o que seria feito no nível de BIOS, mas parece que não há essa possibilidade, pois que o acesso a essas opções do BIOS encontram-se travadas pelo fabricante (vi seu outro post sobre isso).

Assim, uma possibilidade teórica seria bloquear o carregamento do driver Intel no sistema e ver o que acontece. Tenho sérias dúvidas que isso funcione, pois haverá a prevalência do projeto de hardware do fabricante, mas só testando para ver.

Como primeiro passo penso que seria interessante saber quais são os drivers de vídeo carregados num sistema ainda não configurado, pelo que você deveria carregar o sistema a partir de um live.iso (pendrive ou dvd-room, o que estiver disponível) e a partir daí fazer a identificação das placas e drivers.

Tendo carregado a partir de um live.iso, faça os seguintes comandos e poste aqui o resultado:

Código: [Selecionar]
lspci | grep -i vga

Código: [Selecionar]
sudo lshw -c display
Após isso, se tiver mesmo o sistema já instalado e configurado em disco, carregue por ele e repita idênticos comandos e igualmente poste os resultados para vermos como se encontra essa configuração no sistema instalado.


« Última modificação: 29 de Dezembro de 2014, 18:43 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.