Autor Tópico: Reinstalar Ubuntu 14.04 sem perder programas instalados  (Lida 5166 vezes)

Offline saghila

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Reinstalar Ubuntu 14.04 sem perder programas instalados
« Online: 05 de Janeiro de 2015, 23:12 »
Olá pessoal,
Tenho uma dúvida que talvez os colegas com muito mais experiência possam ajudar.

Minha instalação do Ubuntu está particionada da seguinte forma: /, boot, swap, e home.
Após a instalação padrão do Ubuntu, instalei alguns programas, como gimp, skype, inkscape, entre outros.

Minha dúvida é a seguinte: Se por algum motivo precisar reinstalar o Ubuntu (mesma versão) resguardando a partição home dos arquivos... os programas instalados serão perdidos, correto? Pois formataria a partição / e boot.
Há alguma forma de preservar os programas instalados para não ter que reinstalar esses programas?

Desde já agradeço qualquer dica.

Abraços

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Reinstalar Ubuntu 14.04 sem perder programas instalados
« Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2015, 03:59 »
Eu usei algumas vezes o aplicativo Aptik para fazer backup de PPAs, aplicativos, temas e ícones... Funcionou bem pra mim...

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Reinstalar Ubuntu 14.04 sem perder programas instalados
« Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2015, 14:48 »
Veja se a solução aqui apresentada lhe dá uma ajuda ou parte dela.

http://pplware.sapo.pt/tutoriais/synaptic-instalacao-replicada-de-pacotes/

JFMMF

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Reinstalar Ubuntu 14.04 sem perder programas instalados
« Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2015, 16:53 »
Uma outra alternativa que usei certa vez foi o aplicativo Acronis pra fazer o backup de um sistema inteiro de um HD (Cópia completa da partição) em arquivo digital, similar ao conceito de imagem .ISO. Caso seja preciso reinstalar o sistema, por algum motivo, a restauração é bem prática.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2015, 17:12 por delhmc »

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Reinstalar Ubuntu 14.04 sem perder programas instalados
« Resposta #4 Online: 29 de Janeiro de 2015, 18:29 »
Por experiência própria, posso dizer que se precisar reinstalar, desde que seja a mesma versão da distribuição, basta marcar a partição da antiga home com ponto de montagem /home, sem marcar a opção formar e sem acessá-la antes para apagar as pastas ocultas de configuração de aplicativos.

Feito isso, depois de reinstalado, basta apenas instalar novamente os mesmos aplicativos que após tudo instalado, o sistema usará as mesmas pastas de configuração ocultas na home
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS