Autor Tópico: Criar nova repartição  (Lida 3746 vezes)

Offline lucaskrn123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Criar nova repartição
« Online: 07 de Janeiro de 2015, 18:41 »
Boa noite pessoal, estou com uma dúvida aqui para criar uma nova repartição para instalar outro Ubuntu.
http://i7.minus.com/ibswKaEKXOV4Eg.png

Seguindo a imagem das minhas repartições acima, se eu diminuísse uma repartição para criar outra de apenas 15Gb para a instalação do Ubuntu 14.10, daria certo ou eu teria que apagar todas as extendidas e criar novamente todas ficando apenas 1 swap e outras extendidas sendo a raiz e a home juntas.

eu gostaria em saber se ficar assim vai ter problemas.
 
/dev/sda1              ntfs
/dev/sda2              ntfs
/dev/sda3              ntfs
/dev/sda4              extended
        /dev/sda5         linux-swap
        /dev/sda6         ext4 - /
        /dev/sda7         ext4 - /home
     /dev/sda8         Nova repartição de 15 GB

gostaria fazer essa para instalar o outro Ubuntu. e na hora da instalação marcar qual unidade? será a /dev/sda8 ?
como eu faço para aparecer no grub2?


Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Criar nova repartição
« Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2015, 19:50 »
Você tem um Windows e outro Linux aí certo? Qual a versão do Windows? Fique atento para a questão do UEFI, se for o seu caso e tem mito material no fórum sobre isso, por exemplo.

Você quer manter os sistemas atuais e instalar o Ubuntu 14.10 ao lado deles, certo? Nesse caso, é uma alternativa você usar essa /dev/sda8 para essa nova versão.

Observe que você vai precisar usar a opção de instalação avançada quando for marcar a partição para formatar. Nesse caso, talvez os 15GB sejam poucos, então se você quiser, pode usar sua /dev/sda7 para ser a /home do seu novo Ubuntu também. Mas tome o cuidado de escolher um nome de usuário diferente do seu atual. E não marque a /dev/sda7 para formatação, de forma alguma. A /dev/sda8 pode marcar para formatar.

E outra coisa, tenha sempre backups para evitar maiores danos, mas se tudo for feito com atenção, o risco de perdas é quase nulo. Mesmo assim, não abra mão dos backups.

Quanto ao grub, durante a instalação do Ubuntu 14.10, ele já vai ser instalado por cima do atual (por padrão, ele é instalado na /dev/sda, não precisa mexer nisso). Creio que vai reconhecer tudo automaticamente. Só observe que, nesse caso, quem vai gerenciar a inicialização é o Ubuntu 14.10. Mas se quiser mudar isso, basta rodar o comando na sua distro atual (se for Ubuntu ou derivado):

Código: [Selecionar]
sudo grub-install /dev/sda && sudo update-grub
Nesse caso, o Grub volta a ser o da distro atual. O melhor é você deixar o grub do sistema que você for usar mais.

Offline lucaskrn123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Criar nova repartição
« Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2015, 20:35 »
Você tem um Windows e outro Linux aí certo? Qual a versão do Windows? Fique atento para a questão do UEFI, se for o seu caso e tem mito material no fórum sobre isso, por exemplo.

Você quer manter os sistemas atuais e instalar o Ubuntu 14.10 ao lado deles, certo? Nesse caso, é uma alternativa você usar essa /dev/sda8 para essa nova versão.

Observe que você vai precisar usar a opção de instalação avançada quando for marcar a partição para formatar. Nesse caso, talvez os 15GB sejam poucos, então se você quiser, pode usar sua /dev/sda7 para ser a /home do seu novo Ubuntu também. Mas tome o cuidado de escolher um nome de usuário diferente do seu atual. E não marque a /dev/sda7 para formatação, de forma alguma. A /dev/sda8 pode marcar para formatar.

E outra coisa, tenha sempre backups para evitar maiores danos, mas se tudo for feito com atenção, o risco de perdas é quase nulo. Mesmo assim, não abra mão dos backups.

Quanto ao grub, durante a instalação do Ubuntu 14.10, ele já vai ser instalado por cima do atual (por padrão, ele é instalado na /dev/sda, não precisa mexer nisso). Creio que vai reconhecer tudo automaticamente. Só observe que, nesse caso, quem vai gerenciar a inicialização é o Ubuntu 14.10. Mas se quiser mudar isso, basta rodar o comando na sua distro atual (se for Ubuntu ou derivado):

Código: [Selecionar]
sudo grub-install /dev/sda && sudo update-grub
Nesse caso, o Grub volta a ser o da distro atual. O melhor é você deixar o grub do sistema que você for usar mais.

Entendi, estou fazendo a repartição agora o /dev/sda8 e vou instalar a raiz e a home na mesma, pra facilitar e diminuir a chance de erro. Vou logo mais instalar o novo Ubuntu nela... vou aaumentar mais a quantidade de gigas para 40Gb será que dá? o problema vai ser o grub que eu não sei direito oque fazer. mas qualquer duvida vou postando aqui.
abraços e obrigado!

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Criar nova repartição
« Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2015, 20:40 »
Se você for usar a instalação apenas para testes, sem gravar muitos arquivos pessoais na home do novo Ubuntu, pode ser que os 15GB seja suficientes. Isso depende. Agora, você também pode aumentar a partição a partição para 40GB, mas vai precisar mexer em alguma dessas NTFS aí. Nesses casos, reforço a questão do backup e ajeite tudo pelo Gparted antes de iniciar a instalação.

Offline lucaskrn123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Criar nova repartição
« Resposta #4 Online: 07 de Janeiro de 2015, 21:17 »
Olá! acabei de fazer os backups. Criei a repartição com 20 GB pois não vou usar ele como a "padrão". O backup do outro Ubuntu já coloquei no hd externo. Fiz a repartição pelo Windows logo mais vou instalar, agora neste momento ele esta como "não alocado".
Muitíssimo obrigado Anderson_Coelho.   
Assim que tudo funcionar aqui eu retorno duvidas ou boas notícias.

Offline lucaskrn123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Criar nova repartição
« Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2015, 14:50 »
Se você for usar a instalação apenas para testes, sem gravar muitos arquivos pessoais na home do novo Ubuntu, pode ser que os 15GB seja suficientes. Isso depende. Agora, você também pode aumentar a partição a partição para 40GB, mas vai precisar mexer em alguma dessas NTFS aí. Nesses casos, reforço a questão do backup e ajeite tudo pelo Gparted antes de iniciar a instalação.

Boa tarde! Eu fiz a instalação do meu Ubuntu 14.10, apareceu na escolha do boot o novo Ubuntu 14.10, a repartcão /home não deu problema em usar a mesma, o antigo linux 14.04 funcionar muito bem ainda. Mas o novo.... ele não iniciou!  :-\

Agora quero refazer tudo do zero!
Gostaria de saber se a instalação no esquema abaixo é mais fácil para testar vários sistemas?
Exemplo que eu penso em deixar.

============================================================
/dev/sda1              ntfs                   - boot do windows
/dev/sda2              ntfs                   - widnows
/dev/sda3              ntfs                   - Hd de backup
/dev/sda4              extended
        /dev/sda5         ext4               - Ubuntu 14.04 ( / e /home na mesma - 120 GB)
        /dev/sda6         Swap              - swap
        /dev/sda7         ext4               - repartição de 30 gb em branco
============================================================


Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Criar nova repartição
« Resposta #6 Online: 09 de Janeiro de 2015, 17:49 »
É possível fazer da forma que você colocou aí sim.

Você quer apagar Windows e Ubuntu e reinstalar tudo do zero? É isso?

Quando eu fazia instalação do Linux em dual boot com Windows, eu não usava partição de boot para o Windows, mas isso era sem UEFI. Então talvez seja possível economizar uma partição primária no seu HD, o que pode ser bom já que normalmente existe o limite de 4 partições primárias. Mas claro, se você quiser deixar do jeito que está também não vejo problema. Fique atento ainda se a mídia de instalação do seu Windows não é do tipo que apaga o HD inteiro e reparticiona tudo do zero. E outra coisa, o melhor é instalar o Windows primeiro.

Quanto ao problema do Ubuntu 14.10, caso esteja decidido a instalá-lo novamente, faça um teste com a opção de "Experimentar o Ubuntu" e verifique se o seu PC roda tranquilo com o sistema. Também verifique o MD5 da imagem isso com o comando (antes, navegue até a pasta onde a imagem está salva pelo terminal):

Código: [Selecionar]
md5sum nome_da_imagem.iso
Esse comando retornará um código, que deve ser idêntico ao que existe no site do Ubuntu para verificação. Se o resultado for diferente, a imagem está corrompida. Faça isso para toda iso que você baixar.

Outra coisa, caso continue usando o PC do jeito que está sem reinstalar nenhum sistema, vá no seu Ubuntu antigo e execute o comando para recuperar o grub dele:

Código: [Selecionar]
sudo grub-install /dev/sda && sudo update-grub

Offline lucaskrn123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Criar nova repartição
« Resposta #7 Online: 12 de Janeiro de 2015, 11:49 »
Bom dia  Anderson_Coelho, voltei para te agradecer pela ajuda!
Agora estou contente, funcionou tudo. Estou usando todos os sistemas agora.
Obs. Era minha Iso que estava corrompida mesmo.

Abraços
t+