Autor Tópico: Erro Initramfs no inicio da Instalação Ubuntu 12.04  (Lida 5020 vezes)

Offline regis1811

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Erro Initramfs no inicio da Instalação Ubuntu 12.04
« Online: 09 de Janeiro de 2015, 16:15 »
Boa Tarde Pessoal do Fórum.

Preciso de uma forcinha.

Não estou conseguindo instalar o Ubuntu em um computador, a placa mãe possui um driver de controladora usb XHCI e EHCI porem já desabilitei (Não sei se esta seria a forma correta de se fazer) os mesmo da bios da placa mãe e o erro continua a aparecer.
Fabricante - GigaByte
Modelo - GA-J1800N-D2H

Erro - Durante a instalação ele perde a referencia das portas USB e fica tentando endereçar as portas e nao consegue. Em outras tentativas ele apareceu o erro: (Initramfs) Unable to find a medium containing a live file system. Caso necessite posso tentar "printar' ou gravar os erros.

Obrigado desde Já pela atenção de quem puder me ajudar com isso...
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2015, 16:17 por regis1811 »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Erro Initramfs no inicio da Instalação Ubuntu 12.04
« Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2015, 15:45 »
Citar
Poxa serio mesmo que ninguem vai poder me ajudar???  todos os outros tópicos foram respondidos menos o meu.

Mễs de férias o suporte aqui no fórum fica mais fraco mesmo.

Citar
ja esgotei as opçoes do que fazer....

1) Quais providências você já tentou?

2) Sobremodo, conferiu o md5 do .iso baixado?

3) Mas isso não basta, porque muitas vezes o iso baixado está correto porém na gravação do live-iso ocorre erro, então, conferiu também o md5 do pendrive gravado?

4) O sistema sobe normalmente usando o live-iso?


Então, /regis1811/,

Pelo que andei vendo parece que há uma questão quanto a algumas motherboards da GigaByte.

5) A segunda providência, então, é verificar no site da GigaByte se há alguma atualização do firmware dessa motherboard (UEFI/BIOS).

sudo dmidecode -t bios -q

6) À propósito, o firmware dessa placa já é UEFI?

7) Supondo que você esteja usando um pendrive, quais tipos de portas estão disponíveis (1.0 ; 2.0; 3.0) ?

8 ) Tente variar as portas usb (há uma informação de que a porta traseira usb 3.0 não funciona adequadamente).

9) Já que o problema, parece, está relacionada às usb, então talvez seja possível instalar usando como alternativa um live-dvdroom

10) Confirme no setup da máquina (UEFI/BIOS) se existe uma entrada do tipo  "iommu"

11) Caso exista, habilite "iommu" no UEFI/BIOS, reinicie o sistema, coloque o pendrive numa entrada usb 2.0 (painel traseiro, não use o dianteiro), acrescente na linha de boot do grub, isto é, na cmdline, ou seja, na tela inicial do menu do grub, o parâmetro "iommu=soft" (sem as aspas).

Essa linha geralmente é dessa forma:

BOOT_IMAGE=/boot/vmlinuz-3.13.0-32-generic root=UUID=f4f14b99-4e2c-4229-86f9-1143d367f9c3 ro quiet splash

Pode apagar o quiet e o splash e acrescentar o iommu=soft, vai ficar:

BOOT_IMAGE=/boot/vmlinuz-3.13.0-32-generic root=UUID=f4f14b99-4e2c-4229-86f9-1143d367f9c3 ro iommu=soft

Inicie o sistema usando Ctrl mais x (não é o enter)

12) Após ter subido o sistema confirme se subiu com o parâmetro indicado fazendo:

cat /proc/cmdline









« Última modificação: 12 de Janeiro de 2015, 17:57 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline regis1811

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Erro Initramfs no inicio da Instalação Ubuntu 12.04
« Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2015, 10:30 »

Citar
Mễs de férias o suporte aqui no fórum fica mais fraco mesmo.

Eu imagino druidaobelix, foi um momento de desespero rsrsrs.
Mas Agradeço de coração a imensa Força que vc me deu agora. vou responder as opçoes que voce me passou.

Citar
1) Quais providências você já tentou?
R: Todas relacionadas a bios da placa mãe com relação a UEFI e até desabilitado a porta 3.0. Tenho conhecimento destes recursos de Bios.

Citar
2) Sobremodo, conferiu o md5 do .iso baixado?
R:Não sou muito avançado em linux, sei que tem este arquivo MD5 nas pastas da Iso, porem nao sei exatamente o que tem que conter dentro deste arquivo. Eu consegui instalar esta mesma ISO em uma maquina virtual então acredito que isto descarte algumas opçoes de erros em arquivos.

Citar
3) Mas isso não basta, porque muitas vezes o iso baixado está correto porém na gravação do live-iso ocorre erro, então, conferiu também o md5 do pendrive gravado?
R:Gerei o pendrive por duas ferramentas que eu costumo utilizar. UUI (Universal USB Instaler) e o UnetBootin. Tambem queimei esta ISO em uma midia de DVD.

Citar
4) O sistema sobe normalmente usando o live-iso?
R: Não sobe.


Citar
Então, /regis1811/,

Pelo que andei vendo parece que há uma questão quanto a algumas motherboards da GigaByte.

5) A segunda providência, então, é verificar no site da GigaByte se há alguma atualização do firmware dessa motherboard (UEFI/BIOS).

sudo dmidecode -t bios -q
R: No site da GigaByte não encontrei nada relacionado a esta placa mãe e pelo que eu vi a versão da minha firmware já está na mais atualizada.

Citar
6) À propósito, o firmware dessa placa já é UEFI?
R: Sim

Citar
7) Supondo que você esteja usando um pendrive, quais tipos de portas estão disponíveis (1.0 ; 2.0; 3.0) ?
R: 2.0 e 3.0 e ja adianto que nem tentei colocar na porta 3.0 o pendrive instalador.

Citar
8 ) Tente variar as portas usb (há uma informação de que a porta traseira usb 3.0 não funciona adequadamente).
R: Tentei todas as portas 2.0 inclusive as Frontais. sem sucesso.

Citar
9) Já que o problema, parece, está relacionada às usb, então talvez seja possível instalar usando como alternativa um live-dvdroom
R: Por incrivel que pareça, no CD-ROM tambem da o Problema de Endereçamento da USB. Uma tentaiva que fiz tambem, por mais engraçada que é, eu experimentei trocar o mouse e o teclado USB por PS2 e acontece a mesma coisa.

Citar
10) Confirme no setup da máquina (UEFI/BIOS) se existe uma entrada do tipo  "iommu"
R: Destrinchei toda a BIOS e o manual da Bios e nao encontrei.

Citar
11) Caso exista, habilite "iommu" no UEFI/BIOS, reinicie o sistema, coloque o pendrive numa entrada usb 2.0 (painel traseiro, não use o dianteiro), acrescente na linha de boot do grub, isto é, na cmdline, ou seja, na tela inicial do menu do grub, o parâmetro "iommu=soft" (sem as aspas).

Essa linha geralmente é dessa forma:

BOOT_IMAGE=/boot/vmlinuz-3.13.0-32-generic root=UUID=f4f14b99-4e2c-4229-86f9-1143d367f9c3 ro quiet splash

Pode apagar o quiet e o splash e acrescentar o iommu=soft, vai ficar:

BOOT_IMAGE=/boot/vmlinuz-3.13.0-32-generic root=UUID=f4f14b99-4e2c-4229-86f9-1143d367f9c3 ro iommu=soft

Inicie o sistema usando Ctrl mais x (não é o enter)

Citar
12) Após ter subido o sistema confirme se subiu com o parâmetro indicado fazendo:

cat /proc/cmdline

R: 11 e 12 não tentei pois minha placa mae nao tem IOMMU








[/quote]

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Erro Initramfs no inicio da Instalação Ubuntu 12.04
« Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2015, 03:54 »
Olá /regis1811/, vamos adiante,

1) Qual a versão do Ubuntu que você está tentando subir/instalar?

2) Qual o processador dessa mb Gigabyte, intel ou amd?

3) Qual é a ordem de boot que está no setup da máquina (reproduza os termos exatos que lá se encontra, não estamos vendo o equipamento)?

4) Esclareça um pouco melhor o cenário aí existente, já que não estamos vendo a máquina.

Voce  configura o UEFI/BIOS para fazer o boot pelo pendrive, espeta o live-pendrive na máquina, o boot é realizado.

a) aquele primeiro quadro do live-iso aparece?  Isto é, está oferecendo a opção de experimentar sem instalar ou instalar?

b) Escolhendo uma das opções o sistema inicia a subida?

c) Se 'a' e 'b' existirem, experimentou editar a linha de comando do boot, usando a tecla 'e' eliminando o quiet e o splash para conseguir "ver" até onde vai a subida do sistema?

5) O firmware é UEFI e suponho que você tenha o Win instalado nessa máquina, talvez o 8, então certifique-se de que o iso Ubuntu seja 64-bit, sem o que não vai dar certo mesmo;

6) A formatação do pendrive-iso é com certeza absoluta FAT32 ?

7) Experimentou simplesmente desabilitar todas as usb no setup, como se não existissem, apenas para efeitos de instalação, e então tentar subir o sistema pelo dvdroom?

8 ) Há alguma característica especial de disco no sistema, do tipo SSD, Hybrid drives, RAID, enfim, algo diferente do comum, de um simples SATA?
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2015, 03:55 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Erro Initramfs no inicio da Instalação Ubuntu 12.04
« Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2015, 04:00 »
Coisas estranhas acontecem, há um sujeito que possui uma placa mb Gigabyte idêntica a essa sua, aparentemente adquirida em junho de 2014, e que igualmente não estava conseguindo fazer ela funcionar no Linux, diz que havia tentado com o Debian, Fedora 20, Mint 17, enfim, nada ia em frente.

Lá pelas tantas, em 1º de dezembro de 2014, ele volta no post e diz:

"I have installed Kubuntu 14.04.1 and  I have made upgrade to kernel 3.15 and works fine. "

Ou seja, funcionou com o Kubuntu 14.04.1, fez upgrade de kernel e tudo estava funcionando bem.

Talvez seja o caso de você tentar aí igualmente o Kubuntu 14.04.1, para pelo menos ir eliminado as hipóteses.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Erro Initramfs no inicio da Instalação Ubuntu 12.04
« Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2015, 15:20 »
No post #3 você disse?

Citar
"consegui instalar esta mesma ISO em uma maquina virtual "

Como você não tem Linux instalado suponho, então, que instalou uma máquina virtual (VM) no Windows e dentro dela instalou o Ubuntu.

1) Qual a VM utilizada? VirtualBox?

2) Nesse caso, na VM instalada você habilitou o uso de usb?

3) Caso positivo, no Ubuntu dentro da VM as usb funcionam?
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Erro Initramfs no inicio da Instalação Ubuntu 12.04
« Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2015, 21:08 »
Outras possibilidades referidas:

1) Alterar no setup da máquina (UEFI/BIOS) a opção SATA de IDE para AHCI ou vice-versa

2) Experimente os seguintes "cheatcodes" (common kernel options):

acpi=off  (ou noacpi)

irqpoll

Teste cada uma delas isoladamente e depois em conjunto, basta editar a linha de boot (command line) da tela de entrada (tela de boot do Ubuntu), usando a tecla 'e' e acrescentando o parâmetro.

Fica algo assim, em cada um dos testes:

BOOT_IMAGE=/boot/vmlinuz-3.13.0-32-generic root=UUID=f4f14b99-4e2c-4229-86f9-1143d367f9c3 ro quiet splash acpi=off

BOOT_IMAGE=/boot/vmlinuz-3.13.0-32-generic root=UUID=f4f14b99-4e2c-4229-86f9-1143d367f9c3 ro quiet splash irqpoll

BOOT_IMAGE=/boot/vmlinuz-3.13.0-32-generic root=UUID=f4f14b99-4e2c-4229-86f9-1143d367f9c3 ro quiet splash acpi-off irqpoll

Os dados das linhas acima são meramente exemplificativos, isto é, no seu caso aí os números 3.13.0-32 e UUID serão outros, é apenas para dar uma ideia de onde deve ser colocado o parâmetro "cheat code"

Existem outros, mas vamos inicialmente ver com esses.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Erro Initramfs no inicio da Instalação Ubuntu 12.04
« Resposta #7 Online: 14 de Janeiro de 2015, 21:15 »
Agora, mais importante, existe uma informação referindo exatamente uma placa mb Gigabyte que o live-iso também não subia nem com reza brava, testada e retestada inúmeras hipóteses, mesmo todas as que já mencionamos aqui.

A afirmação é que essa placa motherboard Gigabyte somente sobe com sistemas de arquitetura 32-bit !!!

Foi colocar um 32-bit e bingo, fez o boot e tudo funcionando certinho !

Certamente é o caso de experimentar e ver o que acontece.

Se o seu sistema tiver 4GB de ram, depois ajustamos com o kernel PAE, o que é fácil de fazer, o foco agora é encontrar um meio de fazer subir o live-iso.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.