Autor Tópico: Erro na instalação  (Lida 5426 vezes)

Offline risadardg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Erro na instalação
« Online: 12 de Janeiro de 2015, 00:08 »
Olá, estou tendo problemas para instalar o Ubuntu no meu note, ja tentei fazer a repartição de várias maneiras diferentes e não consigo, sempre da um erro falando:

A partição /dev/sda2 atribuida a / inicia com um deslocamento de 3072 bytes a partir do alinhamento mínimo para este disco, o que pode levar a um desempenho muito fraco

Já que está a formatar esta partição, deve corrigir agora este problema realinhando a partição, já que posteriormente será difícil de alterar. Para fazer isto, volte atrás ao mennu de particionamento, apague a partição, e crie-a novamente na mesma posição e com as mesmas definições. Isto fará com que a partição comece no ponto mais adequado para este disco.

Alguém sabe como proceder?
Obrigado.

Offline regis1811

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Erro na instalação
« Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2015, 08:43 »
Olá, estou tendo problemas para instalar o Ubuntu no meu note, ja tentei fazer a repartição de várias maneiras diferentes e não consigo, sempre da um erro falando:

A partição /dev/sda2 atribuida a / inicia com um deslocamento de 3072 bytes a partir do alinhamento mínimo para este disco, o que pode levar a um desempenho muito fraco

Já que está a formatar esta partição, deve corrigir agora este problema realinhando a partição, já que posteriormente será difícil de alterar. Para fazer isto, volte atrás ao mennu de particionamento, apague a partição, e crie-a novamente na mesma posição e com as mesmas definições. Isto fará com que a partição comece no ponto mais adequado para este disco.

Alguém sabe como proceder?
Obrigado.

risadardg: Provavelmente sua partição esta com o tamanho menor do que o recomendavel para a instalação da pasta ROOT (/). Tente aumentar o tamanho da partição. Recomendo que a partição de instalação tenha no minimo 10 GB. Lembre também de dentro do Gparted marcar a partição como primaria, formato Ext4 e o ponto de montagem /

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Erro na instalação
« Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2015, 17:20 »
A solução deveria estar em especificar um deslocamento inicial de 2.048 setores, que  é um offset de 1 megabyte, o que aborda a maioria dos cenários de tamanho de unidade, mas a questão, na verdade, é que o problema sequer deveria estar ocorrendo, a menos que, por exemplo, isso esteja sendo feito a partir de uma versão desatualizada do Diskpart da Microsoft, num XP mais antigo e igualmente desatualizado.

Se tiver usando o Gparted creio que se deixar 1MB no início do disco, antes da partição, deveria resolver o problema, pois que o alinhamento é automático nele, como também é automático no Windows pelo menos desde 2003.

Mas também pode ser que no BIOS esteja sendo usado o endereçamento CHS (Cylinder/Head/Sector), ao invés de LBA (Logical Block Addressing) e então isso fica emperrando

De toda forma é necessário descrever melhor o cenário aí existente.


1) Qual a versão do Ubuntu que está tentando instalar?

A partição /dev/sda2 atribuida a / inicia com um deslocamento de 3072 bytes a partir do alinhamento mínimo para este disco, o que pode levar a um desempenho muito fraco

2) Esse alerta você está obtendo a partir do gerenciador de disco do Windows ou no Linux?

3) Se do gerenciador do Windows, qual versão do Windows (XP, Vista, 7, etc..)?

4) Se for no Linux, qual particionador você está utilizando?

5) qual o sistema de arquivos escolhido, é o ext4 ?

6) Para vermos a situação atual é bom informar aqui:

sudo fdisk -l

(no final é sinal de hífen mais letra ele)

7) e também:

sudo parted -l

(idem hífen mais letra ele)

-------------------------

Muito, mas muito IMPORTANTE mesmo:  tenha sempre  backup dos seus dados antes de qualquer tarefa envolvendo particionamento de disco!

Depois não diga que não foi alertado.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Erro na instalação
« Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2015, 17:28 »
Só mais um detalhe, /regis1811/, altere e descreva melhor o título do seu tópico, pois que mencionar apenas "Erro na instalação" não é algo muito esclarecedor e convidativo que vá atrair leitores interessados no problema e que eventualmente possam auxiliar na solução.

Dizer apenas "Erro na instalação" é dizer nada, é qualificar nada, pois erros na instalação existem a perder de contar, então seja mais específico ao titular o problema, pois só assim pode trazer interessados em ajudar.

Talvez alguma coisa como "Desalinhamento de setor no particionamento de disco" ou qualquer outra coisa minimamente mais interessante que apenas "Erro na instalação", sei lá, use sua criatividade :-(



www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline regis1811

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Erro na instalação
« Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2015, 10:36 »
Só mais um detalhe, /regis1811/, altere e descreva melhor o título do seu tópico, pois que mencionar apenas "Erro na instalação" não é algo muito esclarecedor e convidativo que vá atrair leitores interessados no problema e que eventualmente possam auxiliar na solução.

Dizer apenas "Erro na instalação" é dizer nada, é qualificar nada, pois erros na instalação existem a perder de contar, então seja mais específico ao titular o problema, pois só assim pode trazer interessados em ajudar.

Talvez alguma coisa como "Desalinhamento de setor no particionamento de disco" ou qualquer outra coisa minimamente mais interessante que apenas "Erro na instalação", sei lá, use sua criatividade :-(





druidaobelix: Só para constar acho que houve um equivoco seu meu amigo, este tópico aqui não é o meu, não foi eu que criei o tópico nem o titulo. Este tópico é do colega risadardg, eu apenas tentei ajudar ele com um pouco do que sei. O tópico que eu tenho aqui no fórum tem um titulo mais explicativo. ='(

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Erro na instalação
« Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2015, 12:36 »
Citar
druidaobelix: Só para constar acho que houve um equivoco seu meu amigo, este tópico aqui não é o meu, não foi eu que criei o tópico nem o titulo. Este tópico é do colega risadardg [...]

Então, /regis1811/,

De fato fiz besteira, desculpe, na pressa errei quem é realmente o autor do tópico, no caso o colega /risadardg/. :-(
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.