Autor Tópico: Atualizar Adobe Flash  (Lida 3068 vezes)

kodkodx

  • Visitante
Atualizar Adobe Flash
« Online: 22 de Janeiro de 2015, 13:49 »
Existe alguma maneira de atualizar o adobe flash no mozilla via terminal ? Caso não tenha, o que devo fazer pra atualizar ?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Atualizar Adobe Flash
« Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2015, 21:05 »
Creio que não há jeito de atualizar diretamente e até onde sei isso não foi modificado recentemente e nem será adiante, pelo fato de que a Adobe há muito tempo, desde 2012, não mais desenvolve o flash para o Firefox no Linux.

No Abobe Flash Blog(1) foi dito isto (em 22, Fevereiro, 2012) :

"For Flash Player releases after 11.2, the Flash Player browser plugin for Linux will only be available via the “Pepper” API as part of the Google Chrome browser distribution and will no longer be available as a direct download from Adobe. Adobe will continue to provide security updates to non-Pepper distributions of Flash Player 11.2 on Linux for five years from its release."

Como dito acima, a Adobe está propiciando apenas as atualizações de segurança e o fará por um prazo de 5 anos contados da data do release 11.2., (até fevereiro, 2017) a partir do que deve cessar tudo (e possivelmente nem mais existirá mesmo paginas que precisem dele).

O que há na história toda é uma migração deixando para trás o Flash Player, que deve desaparecer com o tempo, em razão do avanço tecnológico propiciado pelo advento do HTML5 e, no caso, o Mozilla Firefox optou por investir nesse desenvolvimento.

Note esse pequeno comentário feito na lista do Mozilla, claramente dizendo que investir na tecnologia flash seria um desperdício de recursos:

"On the Mozilla mailing list, Mozilla’s Robert O’Callahan argues that supporting Pepper would be a waste of resources. Mozilla is trying to build HTML5 and web technologies — they want web developers to use that, not to make shiny new Pepper plug-ins more tempting."

Há um muito bom artigo no link abaixo abordando essa questão, o detalhe é que está em inglês, veja se é possível entender.

Using Firefox on Linux? Your Flash Player is Old and Outdated!

http://www.howtogeek.com/193876/using-firefox-on-linux-your-flash-player-is-old-and-outdated/

Há entretanto um modo de utilizar o Flash Player do Chrome para trabalhar no Firefox, o que seria um quebra-galho (workaround) para quem quer mesmo e necessite usar o Firefox naqueles sites que ainda usam apenas o Flash, sem uso do HTML5 e sem qualquer outra possibilidade.

Inicia por executar os seguintes comandos:

Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8 && sudo apt-get update && sudo apt-get install freshplayerplugin
O próximo passo necessário é instalar o Google Chrome a partir do site do Google, de forma tal que se obtenha a versão mais atual do Pepper Flash plugin.

Faça o download a partir do site do Google do pacote .deb conforme seja o seu sistema 32bit ou 64bit (google-chrome-stable_current_amd64.deb para 64bit).

A seguir, após baixado, click sobre o pacote com o botão direito do mouse e escolha "Abrir com a Central de programas do Ubuntu", o que irá fazer a instalação do Google Chrome.

Abra agora o Firefox, click no ícone dos "Complementos/Plugins".

Observe que foi instalado o Shockwave Flash na versão 16.0.0.291 (16.0. r0).

Desative, mudando para "Nunca Ativar" o anterior Shockwave Flash 11.2.202.429.

O freshplayerplugin inicialmente instalado irá automaticamente olhar dentro do diretório que o Chrome armazena o Pepper Flash Player, então não é necessário fazer mais nada, pois que será mantido atualizado a partir da versão armazenada pelo Google Chrome.

Pessoalmente não vejo a menor necessidade dessa atualização, já que o Firefox mesmo com a versão antiga tem atendido suficientemente bem, razão pela qual não instalei no meu sistema, a não ser experimentalmente numa VM.

-----------------

(1) Abobe Flash Blog acima referenciado pode ser encontrado aqui:

Adobe AIR and Adobe Flash Player Team Blog

Adobe and Google Partnering for Flash Player on Linux

http://blogs.adobe.com/flashplayer/2012/02/adobe-and-google-partnering-for-flash-player-on-linux.html

« Última modificação: 22 de Janeiro de 2015, 21:16 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline mkevsison

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Atualizar Adobe Flash
« Resposta #2 Online: 24 de Janeiro de 2015, 11:12 »
Muito fácil!
 Primeiro atualize os repositorios com o comando:
sudo apt-get update e depois
sudo apt-get install synaptic

Após instalar o synaptic, abra ele e pesquise por flashplugin-installer, click com o lado direito e selecione atualizar, caso não esteja disponível essa opção click em reinstalar e depois aplicar no menu acima.

 E pronto só esperar que estará atualizado

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Atualizar Adobe Flash
« Resposta #3 Online: 24 de Janeiro de 2015, 12:17 »
O flash só vem atualizado no Google Chrome. No Firefox e outros navegadores ele vem antigo mesmo, mas ainda recebe uns updates de segurança apenas.

Mas tu pode instalar o Firefox para Windows pelo wine e conseguir o flash mais atualizado através dele.  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Celio Alves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Atualizar Adobe Flash
« Resposta #4 Online: 24 de Janeiro de 2015, 12:20 »
O Flash Player para FF só recebe atualizações de segurança, que virão sempre através do gerenciador de atualização da sua distribuição. Ontem mesmo eu recebi uma atualização do Flash no Ubuntu.