Autor Tópico: Como instalar o ubuntu no hd externo (usb)  (Lida 7387 vezes)

Offline Citizante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Como instalar o ubuntu no hd externo (usb)
« Online: 22 de Janeiro de 2015, 15:47 »
Boa Tarde! Estou com um HD de 500gb (USB) e tentei instalar o ubuntu desktop versão 12.04. Com o Live cd deu boot normal e a instalação foi um sucesso mas na hora de reiniciar aparece a mensagem Error File Not Found.
Após esta tela fica no terminal com Grub Rescue ->

Já vasculhei em vários fórum, até mesmo no youtube que postaram, mesmo seguindo todos os passos não obtive nenhum sucesso... Fiz até a virtualização pelo virtual box apontando para o hd externo na instalação, mas continua com o mesmo problema... Sempre que reinicio aparece esta tela...

A mensagem está dizendo que ele não encontrou algum arquivo, será que é o Grub? O Ubuntu funciona em HD externo (USB)? Alguém já conseguiu instalar em HD externo?

grato.

« Última modificação: 27 de Janeiro de 2015, 17:50 por Citizante »

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Como instalar o ubuntu no hd externo (usb)
« Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2015, 19:35 »
Já instalei o Linux em um pendrive de 4Gb.

Colocou pra instalar o grub também no HD externo?

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Como instalar o ubuntu no hd externo (usb)
« Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2015, 10:16 »
Eu já instalei o Ubuntu em um HD externo. Funcionou beleza. É aconselhável instalar o Grub no HD externo também.

Porém, já tive problemas parecido com o seu, com um HD de um netbook que eu tinha. O netbook estragou, mas aproveitei o HD dele, comprei um case, intalei o Ubuntu do mesmo jeito e na hora do boot apareceu algo parecido que aconteceu com você. Por curiosidade tentei instalar o Windows nesse HD pela USB e funcionou, mas o Linux não  :-\

Qual o modelo do seu HD externo?

Offline Citizante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Como instalar o ubuntu no hd externo (usb)
« Resposta #3 Online: 23 de Janeiro de 2015, 10:33 »
Já instalei o Linux em um pendrive de 4Gb.

Colocou pra instalar o grub também no HD externo?

Bom Dia sigur, então como eu faço para colocar o grub no hd externo? Na instalação do ubuntu 12 ele já reconhece o meu hd externo e faço a instalação.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Como instalar o ubuntu no hd externo (usb)
« Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2015, 10:40 »
Depois que você selecionar "Opção avançada" em Tipo de instalação, vai aparecer algo do tipo:

http://www.mundoubuntu.com.br/images/instalacao1204/ins5.png

Observe que mais em baixo tem "Dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização" e selecione o dispositivo correto, provavelmente será /dev/sdb ou dev/sdc.

Offline Citizante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Como instalar o ubuntu no hd externo (usb)
« Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2015, 10:40 »
Eu já instalei o Ubuntu em um HD externo. Funcionou beleza. É aconselhável instalar o Grub no HD externo também.

Porém, já tive problemas parecido com o seu, com um HD de um netbook que eu tinha. O netbook estragou, mas aproveitei o HD dele, comprei um case, intalei o Ubuntu do mesmo jeito e na hora do boot apareceu algo parecido que aconteceu com você. Por curiosidade tentei instalar o Windows nesse HD pela USB e funcionou, mas o Linux não  :-\

Qual o modelo do seu HD externo?

Bom Dia Anderson_Coelho! o modelo do meu hd é uma sansung HD322GJ, é um hd de 320gb ele está conectado em um dockstation (como se fosse case), na hora da instalação ele reconhece tudo e até instalo o sistema operacional mas na hora de reiniciar a mensagem permanece...

Offline Citizante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Como instalar o ubuntu no hd externo (usb)
« Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2015, 10:42 »
Bom galera vou tentar de uma outra forma, vou instalar o windows no hd interno e depois instalar o ubuntu no hd externo, eu lembro que quando fazia isto o próprio ubuntu criava um dualboot para eu escolher qual sistema operacional a ser usado, só que eu fazia isto no hd interno reparticionado, vou tentar na USB.

Offline Citizante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Como instalar o ubuntu no hd externo (usb)
« Resposta #7 Online: 23 de Janeiro de 2015, 10:51 »
Depois que você selecionar "Opção avançada" em Tipo de instalação, vai aparecer algo do tipo:

http://www.mundoubuntu.com.br/images/instalacao1204/ins5.png

Observe que mais em baixo tem "Dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização" e selecione o dispositivo correto, provavelmente será /dev/sdb ou dev/sdc.

Legal Anderson_Coelho, vou tentar fazer isto, já posto aqui seu eu conseguir rs

Offline Citizante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Como instalar o ubuntu no hd externo (usb)
« Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2015, 17:37 »
Galera muito obrigado! Consegui instalar conforme o Anderson me falou só que eu precisei instalar em um outro hd externo pois o S.M.A.R.T do meu estava com defeito e deve ser por isto que não conseguia instalar.