Autor Tópico: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?  (Lida 34215 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #15 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 06:25 »
Citar
Então gente, andei pesquisando e fazendo testes com o HTML5 nas páginas do Youtube, eu insisti no Youtube porque a galera mais jovem fica nisso o dia todo!!!!

YouTube FTW 8)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #16 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 06:31 »
MatheusWillder

Como você tem um i5 (e eu vou comprar um i5), poderia me dizer quanto fica o consumo de CPU usando o Chrome em um vídeo no YouTube na resolução 1080p?

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #17 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 09:52 »
Eu já instalei o LXDE um tempo atrás e o desempenho nos meus emuladores ficou igual ao do Ubuntu com Unity, apenas sobrando mais RAM.

Isso acho que vai depender do processador e placa de vídeo também, mas creio que mesmo com hardwares mais top é possível ver alguma diferença no consumo de CPU. Porque com equipamentos de entrada, os consumos do LXDE e Unity "parados" já dá uma diferença.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #18 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 12:02 »
Obrigado pelos comentários pessoal.

É isso mesmo, os jovens ficam assistindo aos Clips de música nos Canais dos Artistas um atrás do outro.  Por isso tive como base nos meus testes a realidade dos usuários.

Nós que usamos Linux ficamos numa desvantagem muito grande em relação ao Flash. Tá parado no tempo desde a versão 11.2, enquanto que no Windows tá na 16. As resoluções dos vídeos só aumentam. Como notei e mostrei no vídeo do Celeron G440, assistir a um vídeo em 1080p dentro do HD é outra coisa. Consome bem menos recurso da máquina do que dentro do navegador com flash.

Outra opção é baixar o vídeo do Youtube para assistir dentro do PC, consome menos da metade dos recursos do processador quando assistindo dentro do Navegador com Flash.

Na outra máquina que instalei o Ubuntu + Unity pro meu amigo, um Celeron G1610, que é dual Core socket 1155, dá de sobra prar assistir aos vídeos no Youtube, até mesmo em 1080p, mas aí não tem sobra né! Então quem for comprar um processador moderno com potência equivalente a um i5 ou i7, não deve ter problemas devido ao processador. Se tiver problema deve ser causado por outra coisa, como driver de vídeo, Xorg ou mesa.   

Meu Notebook é um i7 com placa dedicada da Nvidia. Faz tudo o que eu quero com "um pé nas costas" ! Até o A10 sobra no PC. O lance é comprar um processador com potência e não usar ambientes gráficos com muitos Bugs ou pesados demais.


Usando um LXDE ou XFCE você libera recursos do seu processador para poder fazer mais coisas. Isso fica claro para qualquer pessoa que fizer um teste.  Outra coisa que, talvez, vocês não levem em consideração é o impacto do sistema de arquivos no consumo do processador. No Vídeo do Celeron G440 mesmo, eu uso JFS, sabe quando ele ia fazer aquilo tudo com ext4?  Fica aí sentado esperando tá!   O XFS não consome todo o recurso do processador com ele mesmo, o ext4 é capaz disso dependendo da situação.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #19 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 16:39 »
Eu tenho um I5 com vídeo Nvidia, uso Linux Mint 17 e rodo na boa 1080p com uma TV de 32" e som 5.1, executo por dia umas 10 máquinas virtuais para trabalho e até hoje nenhuma travadinha. O que faço no Linux Mint tentei fazer no Windows 8.1, deu "erro de memória" umas 10 vezes. Eu só uso Windows pra GNS3 (que no Linux é podre) e pra Skype (que no Linux é mais podre ainda, meu notebook desliga do nada quando se usa chamada no Skype).

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #20 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 18:40 »
MatheusWillder

Como você tem um i5 (e eu vou comprar um i5), poderia me dizer quanto fica o consumo de CPU usando o Chrome em um vídeo no YouTube na resolução 1080p?

Aqui eu não tenho o Flash Player instalado, então reproduzindo com HTML5 o consumo ficou de 15 a 20% na resolução 720p no Firefox, não tenho o Chrome instalado, não me ocorreu nenhuma ideia para achar um vídeo a 1080p hehe  ;D. Mas tenho duas coisas para te dizer: primeiro, que com um i3 ou até um i5 você não precisa se preocupar com a resolução que vai reproduzir um vídeo, eles dão conta disso. Segundo, que que você gosta de jogos, eu recomendo juntar mais uma grana e comprar um i7, vai ser o mínimo necessário para os jogos da nova geração e ele vai dar conta por um bom tempo.

Pessoal, quando eu disse que os emuladores ficara iguais em desempenho tanto no Unity como no LXDE, é porque não teve variação mesmo, os fps ficaram iguais iguais. Outra coisa, nunca tive grana para comprar uma placa de vídeo OffBoard, uso a memória integrada do meu i5 que até agora tem me proporcionado muita diversão com o emulador de Nintendo Wii Dolphin, que é bem pesado, por sinal.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2015, 18:42 por MatheusWillder »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #21 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 22:58 »
Eu já instalei o LXDE um tempo atrás e o desempenho nos meus emuladores ficou igual ao do Ubuntu com Unity, apenas sobrando mais RAM.

Isso acho que vai depender do processador e placa de vídeo também, mas creio que mesmo com hardwares mais top é possível ver alguma diferença no consumo de CPU. Porque com equipamentos de entrada, os consumos do LXDE e Unity "parados" já dá uma diferença.

Emuladores em geral não dependem de desempenho de placa de vídeo, e sim de processamento, já que eles não usam recursos avançados como OpenGL. Os poucos emus que usam recursos gráficos são o dolphin, mupen, pcsx2 e ppsspp. E ainda assim, é possível usar a onboard da intel no mupen por exemplo.

Nem o mame usa a placa de vídeo direito. Tente rodar um jogo do Naomi para ver.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2015, 23:00 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #22 Online: 02 de Fevereiro de 2015, 08:46 »
MatheusWillder

Como você tem um i5 (e eu vou comprar um i5), poderia me dizer quanto fica o consumo de CPU usando o Chrome em um vídeo no YouTube na resolução 1080p?

Aqui eu não tenho o Flash Player instalado, então reproduzindo com HTML5 o consumo ficou de 15 a 20% na resolução 720p no Firefox, não tenho o Chrome instalado, não me ocorreu nenhuma ideia para achar um vídeo a 1080p hehe  ;D.

Sim, mas você poderia instalar o Chrome e rodar um vídeo em 1080p por favor? ;D
Em nome da ciência man! rsrsrs
É rapidão para instalar e desinstalar =)
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2015, 08:58 por Renan Rischiotto »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #23 Online: 02 de Fevereiro de 2015, 08:50 »
Citar
É isso mesmo, os jovens ficam assistindo aos Clips de música nos Canais dos Artistas um atrás do outro.  Por isso tive como base nos meus testes a realidade dos usuários.

O meu negócio é jogo, gameplay, walkthrough, playthrough, let's play....kkkkkkkkkk mas também vejo clips.

Citar
Nós que usamos Linux ficamos numa desvantagem muito grande em relação ao Flash. Tá parado no tempo desde a versão 11.2, enquanto que no Windows tá na 16.

O jeito é usar o Chrome mesmo que tem o Flash atualizado também no Linux rsrs.

Então, eu só uso Windows agora, mas ontem eu instalei aqui o Manjaro Xfce para ver como se comportaria o Chrome na resolução 1080p.

Resultado, mesma coisa que aqui no Windows, consumo da CPU altíssimo, não dá pra assistir. Conclusão: ambiente gráfico não interfere em absolutamente nada no consumo de CPU dos programas (pelo menos no Chrome).

Citar
Como notei e mostrei no vídeo do Celeron G440, assistir a um vídeo em 1080p dentro do HD é outra coisa. Consome bem menos recurso da máquina do que dentro do navegador com flash.

Outra opção é baixar o vídeo do Youtube para assistir dentro do PC, consome menos da metade dos recursos do processador quando assistindo dentro do Navegador com Flash

É uma opção boa, mas não é muito prática, eu assisto muitos vídeos no YouTube, ficar baixando um por um é muito chato :(
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2015, 09:03 por Renan Rischiotto »

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #24 Online: 02 de Fevereiro de 2015, 09:55 »
Conclusão: ambiente gráfico não interfere em absolutamente nada no consumo de CPU dos programas (pelo menos no Chrome).

Se você abrir só um programa, penso que é isso mesmo. Agora, abrir vários programas e ficar alternando entre várias janelas, ou seja, fazer muita coisa ao mesmo tempo, aí realmente já dá para ver diferença na fluidez do sistema como um todo. Mas realmente, o consumo de recursos dos programas separadamente nem dá diferença.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #25 Online: 02 de Fevereiro de 2015, 10:02 »
Eu não acho pesado não.


Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #26 Online: 02 de Fevereiro de 2015, 11:02 »
Eu não acho pesado não.



Lol, também você tem um processador bom né, é um i3, i5 ou i7?

Veja na segunda print que o Chrome está consumindo 90% de um dos seus núcleos (acredito eu), e outro 30%. Então precisa ter um processador parrudo mesmo, além claro de uma boa placa de vídeo e bastante memória RAM.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2015, 11:04 por Renan Rischiotto »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #27 Online: 02 de Fevereiro de 2015, 12:24 »
Eu uso um I5 M480 com Nvidia 310M e 4GB de RAM, eu me sinto satisfeito. Faço muito mais coisas nele, o pico é de 2.1GB de RAM usadas e só um core meu que bate 100%.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #28 Online: 02 de Fevereiro de 2015, 19:06 »
Sim, mas você poderia instalar o Chrome e rodar um vídeo em 1080p por favor? ;D
Em nome da ciência man! rsrsrs
É rapidão para instalar e desinstalar =)

Desculpa mas eu sou meio inimigo do Google e de seus produtos, se você estivesse pedindo para mim instalar o Internet Explorer eu ainda instalaria, mas o Chrome não. E é como já disseram, o Chrome é muito comilão de processador, não faz sentido colocar ele já que sabemos o provável resultado.

Só para me desculpar, eu deixei de usar os produtos do Google quando descobri que o extinto Google Reader salvava o histórico de tudo que eu lia para exibir publicidade "relevante" para mim, sem pedir permissão.

Emuladores em geral não dependem de desempenho de placa de vídeo, e sim de processamento, já que eles não usam recursos avançados como OpenGL. Os poucos emus que usam recursos gráficos são o dolphin, mupen, pcsx2 e ppsspp. E ainda assim, é possível usar a onboard da intel no mupen por exemplo.

Nem o mame usa a placa de vídeo direito. Tente rodar um jogo do Naomi para ver.

Obrigado, eu não sabia.

Editado: Estou testando o Chrome no LiveCD, já posto a resposta.  ;D
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2015, 20:35 por MatheusWillder »

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Pode um processador fraco rodar o Unity e vídeos do Youtube com boa resolução?
« Resposta #29 Online: 02 de Fevereiro de 2015, 20:37 »
O Chrome gastou de 20 a 30% de cada núcleo do meu i5 2310 :o

Vídeo na resolução 1080p.