Autor Tópico: Dual boot Ubuntu c/ w8  (Lida 1457 vezes)

Offline ubunoob

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Dual boot Ubuntu c/ w8
« Online: 27 de Fevereiro de 2015, 12:55 »
[Peço desculpa por introduzir o windows ao baralho mas estou em fase de transição e quero ter sempre "uma fonte segura" caso não me desenrasque no linux]
Boa tarde, já tinha criado varias vezes o dual boot com w7 /w8 e ubuntu, mas desta vez, num pc diferente com sistema UEFI aconteceu algo que nunca me tinha acontecido.

O processo foi o seguinte:

1- Comecei por instalar o windows 8.1 no disco

2 - Criei uma partição para instalar o ubuntu

3- Reiniciei e entrei na BIOS, desliguei o secure boot e liguei o legacy mode para instalar o ubuntu via USB

4- Arranquei o ubuntu pela pen e criei as partições /boot , /home, / e Swap e especifiquei para a instalação de arranque ser instalada no dev/sd3 -> /boot

5- Feita a instalação, reiniciei e não detectando o ubuntu arrancou para o windows 8.1 

6- Arranquei novamente pela pen, e fui pelo " try...ubuntu", dentro deste instalei o boot-repair e cliquei em "Recommended repair" 

"$ sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install boot-repair"[font='Helvetica Neue', Helvetica, Arial, sans-serif]

Num dos tutoriais que segui dizia que :[/font]


"Se lhe for questionado:
"The boot of your PC is in Legacy mode. You may to retry after changing it to EFI mode? responda : "YES"

Ele também irá solicitar que copie e cole alguns comandos no terminal, faça isso"


A primeira questão não apareceu, mas os comandos para inserir no terminal sim.


A medida que fui inserindo, primeiro apareceu uma janela em que dizia:
"Configuring grub - pc - Do you want to have all GRUB 2 files removed from /boot/grub?.. etc" primeiro cliquei "NO" e ele terminou tudo com "sucess" e ao reiniciar so aparecia o Ubuntu no GRUB para seleccionar.


Depois repeti o processo desde o passo 1, e cliquei em "YES", depois pediu para meter mais um comando e apareceu para eu seleccionar as partições que queria, completou o processo e ao reiniciar, ocorreu o mesmo problema, o windows 8.1 simplesmente não aparece no GRUB para ser selecionado.


Alguma ideia do que estarei a fazer mal?


Cumprimentos