Autor Tópico: Resolvido - Instalar linux Ubuntu sem backup  (Lida 4510 vezes)

Offline robertruiter2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Resolvido - Instalar linux Ubuntu sem backup
« Online: 28 de Fevereiro de 2015, 01:30 »
Boa boite, galera sou novato aqui e esse é minha primeira dúvida se fiz algo errado me ajudem.
Bem sou novato no mundo linux, mas de cara já gostei do sistema e planejo ir de cabeça. A situação é a seguinte, tenho um netbook rodando windows 8, mas quero instalar o ubuntu sei que não tem como fazer a instalação por cima sem perder arquivos pessoais. E esse é o problema não quero perder meus arquivos e nem tenho como fazer backup queria saber se eu eu criar uma partição  transferir todos os arquivos pra lá e formatar a partição original com o windows, então depois u poderei trazer todos os arquivos de volta sem problemas?
« Última modificação: 19 de MAR?O de 2015, 12:53 por robertruiter2 »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Instalar linux Ubuntu sem backup
« Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 02:20 »
Teoricamente tudo isso é possível, porém altamente NÃO recomendado.

Alterar partições e fazer instalação de sistema, em nenhuma circunstância deve ser feito sem backup, tenha ou não experiência nisso.

Mesmo profissionais experientes vez ou outra podem cometer erros por distração eventual e colocar arquivos a perder, imagina então quando não se tem experiência.

Um backup dos seus arquivos pessoais, ao menos os verdadeiramente mais importantes, pode ser feito para um pendrive que você tenha disponível, para um dvdroom, para outro computador em rede que eventualmente tenha no seu ambiente (casa, trabalho e se for um notebook, até mesmo num computador de um amigo) e ainda usando os serviços online gratuitos, tais como Driver do Google, OneDrive da Microsoft, Adrive e tantos outros por aí existentes, chamados "in cloud", processamento nas nuvens.

Só o backup salva, o resto é tentativa.

E como último alerta: se mesmo assim resolver fazer sem backup, caso ocorra algum problema e venha a perder seus arquvios, nunca sobrescreva os arquivos perdidos, não mexa no disco, use um software de recuperação "por fora", através de um live-iso.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Instalar linux Ubuntu sem backup
« Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 02:33 »
Agora aos fatos: não é necessária formatar seu Windows 8, você pode instalar o Linux ao lado do sistema operacional já existente.

Use a ferramenta de redimensionamento de partição do próprio Windows 8 para criar uma nova partição (que será um outro disco, por exemplo disco D) e transfira para lá os seus arquivos pessoais.

Ainda com o Windows 8 e nesse trabalho de redimensionamento, deixe igualmente um espaço vazio, não alocado, para instalar as partições do Linux.

Antes de alterar a partição do Windows faça um verificação da integridade do sistema de arquivos (algo do tipo scandisk) e a seguir faça a defragmentação, para só depois redimensionar partições.

Inicialmente e antes de fazer qualquer alteração ou instalação, se já não o fez, você deve fazer um live-iso (pendrive ou dvdroom) do Ubuntu (ou qualquer sabor dele que preferir - Kubuntu (K), Lubuntu (L), Xubuntu (X)), subir o sistema pelo live-iso, testar para ver se tudo funciona no (K/L/X)Ubuntu.

Subindo o sistema a partir de um live-iso, se quiser orientação adicional, abra um terminal (use simultaneamente as teclas de atalho Ctrl Alt T) e execute o comando:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
(é sinal de hífen mais letra ele aí em cima no final do comando)

Isso irá mostrar como o seu disco está particionado atualmente no Windows 8, além de outros dados do disco.

Cole aqui o resultado do comando acima que o Fórum poderá lhe passar orientações de como melhor planejar o particionamento..

« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2015, 17:07 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Instalar linux Ubuntu sem backup
« Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 16:42 »
Só reforçando, não é recomendável para iniciantes em Linux largar o Windows de uma vez. Pelo menos em muitos casos. Então considere a ideia de instalar o Ubuntu ao lado do Windows.

Outro detalhe: pelo visto, já que você tem um netbook, o mais recomendado é uma distro mais leve que o Ubuntu, que costuma ser pesadão para netbooks. À princípio, minha recomendação é o Xubuntu 14.04. Outras opções são Lubuntu 14.04 e Ubuntu Mate 14.04. Mas seria bom que você postasse as configurações completa do seu PC, para analisarmos melhor. E sempre faça um teste com uma live iso antes de instalar, para evitar maiores problemas.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Instalar linux Ubuntu sem backup
« Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 17:58 »
Eu também já tive essa empolgação inicial, de ver a "lindeza" do ubuntu e querer apagar logo o Windows pra ficar só com o linux. E foi o que eu fiz (várias vezes). Em menos de 3 dias eu já estava baixando o Windows de novo... eheheh  :D

Uma mudança completa para o linux demora muito tempo e muitos testes, não é assim da noite pro dia não.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline robertruiter2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Instalar linux Ubuntu sem backup
« Resposta #5 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 21:14 »
Druidaobelix, na verdade nao queria instalar o dual boot queria deixar apenas o ubuntu mesmo e na verdade quando falei que sou novato no ubuntu e porque comecei agora mas ja o usei em dual boot em um outro pc que tive entao estou familiriazdo com o abiente mas nao sei nada de comandos e coisas do tipo entao sou novo nessa parte. Eu rodei algumas lives e que mais me adaptei foi a do Ubuntu mesmo a do Lubuntu meu netbook nao abriu, as isos do Kubuntu e do Ubuntu Mate (que gostei demais) se mostraram bem lentas e com travamentos e demoras em abrir alguns menus. Entao apesar de tudo e de ter visto algumas pessoas aqui mesmo no forum reclamando de nao terem conseguido instalar o ubuntu com perfeicao neste computador (Megaware) eu conseguir a live do ubuntu muito bem, reconheceu, webcam, audio, internet reconheceu direto e tudo tranquilo. A imagem do comando como voce pediu.
Desculpa os erros de pontuacao e grafia estou rodando a live e o teclado nao esta configurado.

Offline robertruiter2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Instalar linux Ubuntu sem backup
« Resposta #6 Online: 28 de Fevereiro de 2015, 21:26 »
Só reforçando, não é recomendável para iniciantes em Linux largar o Windows de uma vez. Pelo menos em muitos casos. Então considere a ideia de instalar o Ubuntu ao lado do Windows.

Outro detalhe: pelo visto, já que você tem um netbook, o mais recomendado é uma distro mais leve que o Ubuntu, que costuma ser pesadão para netbooks. À princípio, minha recomendação é o Xubuntu 14.04. Outras opções são Lubuntu 14.04 e Ubuntu Mate 14.04. Mas seria bom que você postasse as configurações completa do seu PC, para analisarmos melhor. E sempre faça um teste com uma live iso antes de instalar, para evitar maiores problemas.

Entao Anderson o que eu quiz dizer com novato e que eu nunca usei somente o linux ha algum tempo atras eu usava dual boot mas sempre que tinha uma dificuldade recorria ao windows e acabou que desiti do linux mas ele sempre me atraiu, o que antes me impedia de migrar de vez era o fato de alguns programas essencias pra mim nao "rodarem" no linux mas acabei por descobrir equivalente bem legais se nao melhores. Das distros que voce recomendeu ja havia testado a Lubuntu (que meu computador nao abriu na live iso de forma alguma) e a Kubuntu (que ao menos durante a live se mostrou muito lento e com travas em alguns momentos), a Ubuntu Mate estou rodando agora e apesar de gostar muito dela ela as vezes tambem trava e demora a mostrar alguns menus logo estou cogitando o uso. Apesar de contrariando as regras a Ubuntu foi a que ainda se mostrou melhor, REPITO ao menos durante os testes em live. As configuracoes do computador conforme voce pediu,
Megaware
-Processador Intel Atom N450. 1,66 Ghz com um nucleo apenas
-Memoria 2GB DDR2
-HD Sata 320 GB

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Instalar linux Ubuntu sem backup
« Resposta #7 Online: 01 de MAR?O de 2015, 10:13 »
Teoricamente para o seu netbook o Ubuntu não é o mais recomendado. Apesar de que nada impede de instalá-lo, então se quiser pode seguir em frente. Novamente, caso não tenha testado, veja o Xubuntu.

E outra coisa, é bom checar quando você baixa uma iso se ela não está corrompida. Tem um arquivo md5sum no site com para verificar isso. Então basta você, depois de baixar, ir no terminal e digitar:

Código: [Selecionar]
md5sum caminho/arquivo.iso
E comparar a saída com o código do arquivo no site. Talvez esse seja o problema do Lubuntu.

Mas voltando à questão do backup (que parece ser o seu objetivo central aqui), você pode usar uma partição de backup no próprio HD do netbook e, se você fizer com atenção e da maneira correta, é muito provável que você não perca os arquivos na partição de backup. Mas não é, de forma alguma, recomendado ter os arquivos importantes salvos apenas nesse HD. Então, minha recomendação é que você crie a partição de backup, mas salve os arquivos importantes fora do HD também. Além de pendrives, HD externos, DVDs, etc, veja o serviço na nuvem do Mega, que fornece 50GB gratuitos de armazenamento. Dependendo da quantidade de arquivos importantes, você pode fazer o Upload sem muita demora.

E caso tenha dificuldades, tem muita coisa aqui no fórum sobre particionamento e instalação do Ubuntu (você vai precisar usar a opção de instalação avançada). Qualquer coisa, pode ser útil dar uma pesquisada por aqui.

Offline robertruiter2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Instalar linux Ubuntu sem backup
« Resposta #8 Online: 19 de MAR?O de 2015, 12:50 »
Então galera andei meio sem tempo de voltar aqui pra dizer o que aconteceu, mas é que o processo foi demorado mesmo e ainda e ainda está sendo, já explico o porque. Bem primeiramente muito obrigado a todos que dispuseram a ajudar a resolver meu "problema" desde já muito obrigado.
Bem acabei fazendo da forma como pensei desde o começo mesmo então se alguém mais desejar tentar o processo (mesmo com todos os problemas que podem ocorrer durante o processo como os amigos aí cima muito bem explicaram), aqui deu tudo certo, não perdi nada nem nada corrompido, então fiz o seguinte:
1 - ainda no windows fiz uma desfragmentação do disco do hd (não sei se faz diferença mais fiz duas vezes pra melhorar a certeza, acho que mais por desencargo de consciência mesmo do que qualquer outra coisa, rs)
2 - então rodei uma live iso a partir do pendrive (usei a ubuntu, mas depois fiquei sabendo que existe uma distro especializada nestes assuntos de partições não cheguei a pesquisar, mas vale a pensa dar uma buscada)
3 - já dentro do linux através da live iso, chamei o GParted e particionei o hd, ficando uma partição com o sistema operacional e todos os arquivos e uma outra vazia do tamanho que eu supunha que coubesse todos os arquivos
4 - feito as partições voltei ao windows e lá coloquei todos os arquivos que desejava salvar na nova partição, agora ficamos assim, a primeira partição com o windows e a segunda (criada no GParted) com todos os arquivos que seriam salvos
5 - então novamente rodei a live iso, a partir do pen drive então lá dentro dela no ícone da área de trabalho coloquei pra instalar, então agora tem de se prestar muita atenção daqui por diante o processo será o mais cuidadoso possível
6 - fui avançando nas opções de instalação até chegar na opção de instalação então nesse menu escolhi as opções avançadas, aqui você deverá escolher onde o sistema operacional deverá ser instalado aqui escolhi o hd que estava apenas com o windows (lembre-se bem de onde está o windows e onde está apenas os arquivos). Então aqui já dentro da partição escolhida criei as partições do linux (/, /home e swap) com seus respectivos tamanhos e tipos de arquivos.
7 - então foi só avançar o processo e esperar a conclusão da instalação do sistema e ser feliz com o seu novo linux! :)

Bem esse processo foi relativamente simples de fazer tomando sempre os cuidados necessários tendo sempre atenção no que se faz, bem o lance foi que mesmo preferindo a ubuntu decidi acatar a ideia dos amigos que me indicaram outras distros (e como o pessoal aqui já tem mais experiência que eu com o linux não custava tentar) e aí que está a demora em concluir o processo são muitas distros e ando meio sem tempo, mas decidi fazer o seguinte instalo uma nova distros e passo de 15 a 20 dias com ela ver como me adapto a ela, como me saio com ela se  aumenta a minha produtividade entre outros fatores de acomodação à distro, como 20 dias é muito tempo (e ando meio sem tempo então as vezes acaba passando mais de 20 dias por falta de tempo de reinstalar uma nova distro) o processo está meio lento, mas creio que essa será a melhor forma de decidir qual a melhor distro pra mim e pro meu netbbok afinal tem de adaptar ao hardware deste. Mesmo eu fazendo a instalação apenas da pasta / que é onde fica o sistema linux sem precisar  instalar e criar as partições todas novamente, mesmo assim o processo demanda tempo.

Mas bem como o intuito principal do post foi alcançado e com êxito (uhuhuhu  ;D) nada mais justo que fechar o tópico e quem sabe o post pode ajudar mais alguém por aí. Ah Anderson acho que o problema estava na distro do lubuntu que havia baixado mesmo baixei de novo de uma outra fonte e tudo rodou belezinha.
Obrigado druidaobelix, Anderson_Coelho, e garfo, pela ajuda.

Offline robertruiter2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Instalar linux Ubuntu sem backup
« Resposta #9 Online: 19 de MAR?O de 2015, 12:53 »
Não sei como fechar o tópico. Basta renomear?