Autor Tópico: Resolvido - [Tela Preta] Instalação Ubuntu 14.04.2/14.10  (Lida 20252 vezes)

Offline eazymode

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Resolvido - [Tela Preta] Instalação Ubuntu 14.04.2/14.10
« Online: 02 de MAR?O de 2015, 14:26 »
Olá,

Estou tentando instalar o Ubuntu em minha máquina e estou com bastante dificuldade.
Pesquisei por uma solução em tópicos semelhantes, porém sem sucesso.

Vamos a descrição do problema:
Atualmente eu tenho o Windows 8.1 instalado em minha máquina, e como segunda opção (quem sabe única) gostaria de ter o Linux Ubuntu instalado. Entrei no site oficial, baixei e gravei a .iso das versões 14.04.2 e 14.10 e tentei seguir a instalação conforme tutoriais que tinha lido na internet.

Ao reiniciar o computador com o CD na máquina, eu consigo acessar as seguintes telas:



(Imagem retirada de outro tópico onde procurei solução)

Como vocês podem ver, já tentei instalar com a opção *Nomodeset.. Não tive sucesso.

Alguns dizem para abrir o terminal e digitar alguns comandos, mas não sei fazer isso. Existe essa opção quando estou no LiveCD? Tentei os atalhos Ctrl+Alt+1 e Ctrl+Alt+t e não aconteceu nada.

Outros tópicos dizem que o problema está no Boot UEFI / Secure Boot. Nesse caso até consegui deixar a opção de Fast Boot e Secure Boot no Disable, porém não encontrei onde mudar a opção de Boot de UEFI para "Legacy".
Consegui iniciar o CD de outra versão de Linux em modo compatibilidade e instalar por lá, porém na hora de iniciar acontece o mesmo problema (Tela preta)

Se for útil, eu gravo um video da tela do meu computador para mostrar o que está acontecendo.. mas acho que as imagens já resumem bem.

Deixo a configuração completa do meu computador abaixo, pois já estou pensando que o problema é a compatibilidade.
Processador: Intel® Core™ i7-3770K
Memoria RAM: 16GB
Placa Mãe: ASROCK Z77 PRO3
HD: 1 SSD Kingston de 120GB e outro HD de 1T
Placa de vídeo: GTX 970 NVIDIA EVGA
*Monitor da Samsung de 27' conectado na placa de video pela entrada HDMI

Se faltou alguma coisa me falem, e por favor me ajudem T_T

Desde já agradeço a atenção e peço desculpas por criar outro tópico parecido com os existentes, porém não encontrei solução nos mesmos.

At,
Natan
« Última modificação: 03 de MAR?O de 2015, 18:00 por eazymode »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: [Tela Preta] Instalação Ubuntu 14.04.2/14.10
« Resposta #1 Online: 02 de MAR?O de 2015, 14:58 »
Vamos ver se entendi bem a questão, pois parece que há uma dificuldade conceitual no seu relato.

1) Fiquei com a impressão que você NÃO conseguiu instalar, é isso?

2) Porém, consegui subir o sistema usando apenas o live-iso (pendrivre ou dvdroom)?

Tela preta, em princípio, é problema apenas de configuração de placa de vídeo, que no seu caso, segundo dito, é uma NVidia.

Pela imagem da tela que você apresenta, parece que conseguiu gravar corretamente o live-iso, pois está aparecendo a imagem inicial dele.

Um live-iso deve inicialmente permitir subir o sistema, carregar o sistema para a memória (Experimentar o Ubuntu sem Instalar / Try Ubuntu whitout installing), isto é, você tem um sistema operacional completo apenas na memória ram do seu computador, ou seja, sem nada instalado no disco rígido, sem nenhuma alteração no disco rígido.

Então, a primeira coisa a se definir, a se saber, é se você está conseguindo subir o live-iso, se subindo ele está conseguindo chegar na tela onde aparecem os ícones, enfim, no desktopo do live-iso. Está conseguindo isso ou não? Ou já aqui aparece a tela preta?


Citar
Consegui iniciar o CD de outra versão de Linux em modo compatibilidade e instalar por lá, porém na hora de iniciar acontece o mesmo problema (Tela preta)

Que outra versão de Linux (outra distribuição?) é essa que você aparentemente conseguiu instalar mas não está conseguindo fazer o boot?


--------------------

Um pequeno adendo, apenas para conceituar (mas isso não é verdadeiramente importante):

Note que na nomenclatura, isto é, no jargão que habitualmente utilizamos, Linux não tem versão, quem tem versão são as distribuições (também referidas como distros), isso significa, por exemplo, que temos o Ubuntu versão 12.04, versão 14.04, versão 14.10, tem ainda várias outras distros, cada uma com suas versões, por exemplo, o Fedora versão 20, o Debian 6 e assim por diante. Além disso, pacotes (que são programas, conjunto de programas) igualmente possuem versão e também componentes diretos do Linux, como o próprio núcleo (kernel) do sistema operacional, que não deixa de ser um pacote e, portanto, um programa, também possue versões, mas o Linux, que é um conjunto disso tudo, não possui versões.

Linux é o termo utilizado para se referir a sistemas operacionais (são vários e vários) que utilizam o núcleo (kernel) Linux.


« Última modificação: 02 de MAR?O de 2015, 15:41 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: [Tela Preta] Instalação Ubuntu 14.04.2/14.10
« Resposta #2 Online: 02 de MAR?O de 2015, 15:35 »
Citar
Alguns dizem para abrir o terminal e digitar alguns comandos, mas não sei fazer isso.

Isso aqui pode rapidamente te ajudar a se familiarizar com o básico do básico:


Terminal(console)

http://wiki.ubuntu-br.org/Terminal

ComandosBásicos

http://wiki.ubuntu-br.org/ComandosBasicos

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline eazymode

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: [Tela Preta] Instalação Ubuntu 14.04.2/14.10
« Resposta #3 Online: 02 de MAR?O de 2015, 15:46 »
Obrigado pela resposta druidaobelix!

Vamos lá:
1) Não consegui instalar o Ubuntu, apenas consigo iniciar o LiveCD conforme imagem acima.
2) Consegui subir o sistema usando o live-iso por dvdroom (Linux Mint)
3) No Ubuntu, eu não consigo carregar o sistema (na opção Testar sem instalar). Qualquer opção que eu selecione a próxima tela fica toda preta e não acontece mais nada.
Eu consegui fazer uma instala do Linux Mint, iniciando ele em Modo de Compatibilidade pelo LiveCD e depois instalando quando já estava no sistema operacional (Onde aparecem os icones, etc). Quando faço o boot do meu sistema aparece para selecionar: Windows 8 / Linux Mint 17 Cinnamon e quando escolho a opção Linux aparece a tela preta onde não consigo digitar nada.

Então resumidamente: Eu só consegui chegar em uma parte gráfica do sistema operacional através do LiveCD do Linux Mint pelo modo de compatibilidade, mas fazendo a instalação não consigo iniciar o SO.
No Ubuntu, só consigo chegar na tela conforme imagem do post.. mesmo escolhendo o nomodeset, qualquer opção que eu escolha a próxima tela é preta totalmente, sem nada piscando. (Mesmo escolhendo a opção Testar sem instalar)

Obs: Eu quero instalar o Ubuntu, só baixei o Mint para ver se não era problema com uma distribuição especifica.


Vamos ver se entendi bem a questão, pois parece que há uma dificuldade conceitual no seu relato.

1) Fiquei com a impressão que você NÃO conseguiu instalar, é isso?

2) Porém, consegui subir o sistema usando apenas o live-iso (pendrivre ou dvdroom)?

Tela preta, em princípio, é problema apenas de configuração de placa de vídeo, que no seu caso, segundo dito, é uma NVidia.

Pela imagem da tela que você apresenta, parece que conseguiu gravar corretamente o live-iso, pois está aparecendo a imagem inicial dele.

Um live-iso deve permitir subir o sistema, carregar o sistema para a memória, isto é, você tem um sistema operacional completo apenas na memória ram do seu computador, ou seja, sem nada instalado no disco rígido, sem nenhuma alteração no disco rígido.

Então, a primeira coisa a se definir, a se saber, é se você está conseguindo subir o live-iso, se subindo ele está conseguindo chegar na tela onde aparecem os ícones, enfim, no desktopo do live-iso. Está conseguindo isso ou não? Ou já aqui aparece a tela preta?


Citar
Consegui iniciar o CD de outra versão de Linux em modo compatibilidade e instalar por lá, porém na hora de iniciar acontece o mesmo problema (Tela preta)

Que outra versão de Linux é essa que você aparentemente conseguiu instalar mas não está conseguindo fazer o boot?


--------------------

Um pequeno adendo, apenas para conceituar:

Note que na nomenclatura, isto é, no jargão que habitualmente utilizamos, Linux não tem versão, quem tem versão são as distribuições (também referidas como distros), isso significa, por exemplo, que temos o Ubuntu versão 12.04, versão 14.04, versão 14.10, tem ainda várias outras distros, cada uma com suas versões, por exemplo, o Fedora versão 20, o Debian 6 e assim por diante. Além disso, pacotes (que são programas, conjunto de programas) igualmente possuem versão e também componentes diretos do Linux, como o próprio núcleo (kernel) do sistema operacional, que não deixa de ser um pacote e, portanto, um programa, também possue versões, mas o Linux, que é um conjunto disso tudo, não possui versões.

Linux é o termo utilizado para se referir a sistemas operacionais (são vários e vários) que utilizam o núcleo (kernel) Linux.



« Última modificação: 02 de MAR?O de 2015, 15:50 por eazymode »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: [Tela Preta] Instalação Ubuntu 14.04.2/14.10
« Resposta #4 Online: 02 de MAR?O de 2015, 16:00 »
Então, no caso do Ubuntu, como você está conseguindo chegar nessa tela inicial do live-iso (dvdroom), então a primeira providência é verificar a integridade do próprio live-iso gravado do Ubuntu.

O ideal é quando se baixa o .iso do site é imediatamente, antes de gravar o live-iso (pendrive ou dvdroom), aplicar o md5 ao arquivo iso baixado, que no seu caso seria usando o próprio Windows.

Como já gravou, faça então agora a verificação usando a função "Ckeck disk for defects".





www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: [Tela Preta] Instalação Ubuntu 14.04.2/14.10
« Resposta #5 Online: 02 de MAR?O de 2015, 16:10 »
Citar
Eu quero instalar o Ubuntu [...]

Supondo que o live-dvdroom esteja gravado corretamente, sem indicação alguma de erro e como a sua preferência é pelo Ubuntu e não pelo Mint já instalado, então é inicialmente ver se consegue subir o live-iso do Ubuntu usando alguns parâmetros.

Se subir, ótimo, tendo o desktop, o ambiente gráfico do live-iso ubuntu faz a instalação e depois é só ajustar; se de forma alguma conseguir subir, então será necessário usar um caminho mais tortuoso, que é instalar sem ambiente gráfico, o que também dá para fazer sem muita dificuldade real. Instala-se a base do sistema, que permita ter um prompt de comando e, após, instala-se o ambiente gráfico, também por linha de comando e ainda se ajusta a placa de vídeo, igualmente por linha de comando.

Difícil, difícil não é, o problema é que como você não tem lá muita experiência no uso de comandos o processo pode ser tornar um pouco mais penoso, daí porque é muito importante que você inicialmente leia aqueles links que postei sobre o básico do básico em relação a terminal e comandos.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline eazymode

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: [Tela Preta] Instalação Ubuntu 14.04.2/14.10
« Resposta #6 Online: 02 de MAR?O de 2015, 16:12 »
Vou fazer o Check e em breve te dou um feedback.

Caso não dê, vou fazer a leitura dos links que passou e tentarei instalar sem o ambiente gráfico como citou.

Até breve!  ;)

Então, no caso do Ubuntu, como você está conseguindo chegar nessa tela inicial do live-iso (dvdroom), então a primeira providência é verificar a integridade do próprio live-iso gravado do Ubuntu.

O ideal é quando se baixa o .iso do site é imediatamente, antes de gravar o live-iso (pendrive ou dvdroom), aplicar o md5 ao arquivo iso baixado, que no seu caso seria usando o próprio Windows.

Como já gravou, faça então agora a verificação usando a função "Ckeck disk for defects".







Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: [Tela Preta] Instalação Ubuntu 14.04.2/14.10
« Resposta #7 Online: 02 de MAR?O de 2015, 16:22 »
Olá!

O problema é a placa de vídeo! O driver livre não tem compatibilidade com essa placa de vídeo! Só com o driver proprietário para fazer ela funcionar. Já te adianto logo que não é fácil fazer ela funcionar. Você terá que entrar no terminal para poder instalar um repositório PPA, baixar e instalar o novo driver, reiniciar o sistema, baixar e instalar o driver proprietário compatível com essa placa de vídeo e alterar mais coisas ainda pra poder funcionar! Um parto!

Link com a saga completa e bem detalhada: http://askubuntu.com/questions/561295/how-to-use-nvidia-gtx-970-gpu

Olha a resposta que está com o número 6 entre as setas!

Ele diz que testou em 4 máquinas diferentes incluindo o Fedora e funcinou só assim!

O Ubuntu 15.04 talvez funcione sem dificuldades, ele tem novas versões dos drivers de vídeo por padrão.  Acho que vale a tentativa, se o 15.04 beta funcionar logo de cara, você espera até ele ser lançado mes que vem ou parte para solução do link acima com o 14.10!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: [Tela Preta] Instalação Ubuntu 14.04.2/14.10
« Resposta #8 Online: 02 de MAR?O de 2015, 16:25 »
Estou partindo do princípio absoluto que você tem backup dos seus arquivos pessoais, que não há risco de perda de nenhum arquivo pessoal realmente importante (fotos, vídeos, documentos, textos autorais, etc), que se fizer uma bobagem e precisar também reinstalar o Windows aí existente isso não será um problema.

Arquivos insubstituíveis obrigatoriamente precisam estar protegidos por backup, idealmente em outro computador, até mesmo usando o recurso de armazenamento online (in cloud, nas nuvens) dos vários serviços gratuitos existentes, tais como Driver do Google, OneDrive da Microsoft, ADrive, e assim por diante).

Só o backup salva, o resto é tentativa e geralmente lamentação, então antes de mais nada faça backup dos seus arquivos pessoais
« Última modificação: 02 de MAR?O de 2015, 16:28 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: [Tela Preta] Instalação Ubuntu 14.04.2/14.10
« Resposta #9 Online: 02 de MAR?O de 2015, 16:37 »
Há sim! Tem outra maneira de fazer a instalação bem mais simples! Fazer como o cara do Phoronix fez!

Ele instalou o Ubuntu 14.04 usando uma GTX 750, instalou o driver 343.22 da Nividia e depois trocou pelas GTX 970 e GTX 980 e testou! Diz que funciona que é uma beleza: http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=nvidia_geforce_gtx970&num=3

Primeiro teste dele: http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=nvidia_geforce_gtx980&num=1

Você pode fazer o mesmo se tiver outra Nvidia compatível.

« Última modificação: 02 de MAR?O de 2015, 16:41 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: [Tela Preta] Instalação Ubuntu 14.04.2/14.10
« Resposta #10 Online: 02 de MAR?O de 2015, 16:57 »
Mas vamos por partes, um passo de cada vez.

Pelo que foi possível entender, a motherboard do seu sistema já possui o sistema UEFI.

Não é estritamente necessário usar o modo Legacy para fazer a instalação, é possível fazer usando o modo UEFI pleno, o Ubuntu consegue a priori lidar com isso, entretanto, é necessário uma versão 64-bit, que obviamente tem que ser a que você escolheu para baixar o .iso, já que tem maravilhosos 16 GB de ram, (o que é uma festa para também instalar máquina virtual, várias delas, VitualBox, mas isso você descobrirá com tempo) .

Para usar o modo UEFI a configuração de partições precisa estar de acordo com os requerimentos dessa especificação.

Leia esse muito interessante e útil post aqui mesmo do Fórum, postado pelo /xluisfernando/, post de 07/01/2015.

Dual boot do Ubuntu e Windows 8 em notebooks fabricados após 2011


http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115894.0.html
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline eazymode

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: [Tela Preta] Instalação Ubuntu 14.04.2/14.10
« Resposta #11 Online: 02 de MAR?O de 2015, 18:14 »
Nesse sentido pode ficar tranquilo que todos meus arquivos estão na Nuvem.

Vou tentar os procedimentos que me passaram, gostaria apenas de perguntar uma coisa:
Existe a possibilidade de abrir o Terminal para digitar esses comandos até o ponto que eu estou conseguindo chegar com o LiveCD? (ou seja, até a parte onde seleciono o idioma e aparece as opções do menu) ???

Tentei fazer a checagem por erros no LiveCD e a próxima tela também está totalmente preta. Mas acredito que o erro não seja o CD, pois eu baixei direto do site do Ubuntu e gravei o 14.04.2 / 14.10 e Mint 17 e todos apresentam o mesmo erro. :'(

A! E pode ficar tranquilo, eu baixei a versão 64 bits! ;)

Vou dar uma boa lida e relida no que me passaram e volto em breve!


Estou partindo do princípio absoluto que você tem backup dos seus arquivos pessoais, que não há risco de perda de nenhum arquivo pessoal realmente importante (fotos, vídeos, documentos, textos autorais, etc), que se fizer uma bobagem e precisar também reinstalar o Windows aí existente isso não será um problema.

Arquivos insubstituíveis obrigatoriamente precisam estar protegidos por backup, idealmente em outro computador, até mesmo usando o recurso de armazenamento online (in cloud, nas nuvens) dos vários serviços gratuitos existentes, tais como Driver do Google, OneDrive da Microsoft, ADrive, e assim por diante).

Só o backup salva, o resto é tentativa e geralmente lamentação, então antes de mais nada faça backup dos seus arquivos pessoais


Offline eazymode

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: [Tela Preta] Instalação Ubuntu 14.04.2/14.10
« Resposta #12 Online: 02 de MAR?O de 2015, 18:16 »
Obrigado pela resposta amigo! Infelizmente não tenho como testar com outra placa de video pois só possuo essa :'(
Eu vou dar uma estudada no que me passou agora e tentar fazer a instalação, minha vontade de usar o Ubuntu é maior que o parto pra fazer funcionar a placa  ;D

Até breve!

Olá!

O problema é a placa de vídeo! O driver livre não tem compatibilidade com essa placa de vídeo! Só com o driver proprietário para fazer ela funcionar. Já te adianto logo que não é fácil fazer ela funcionar. Você terá que entrar no terminal para poder instalar um repositório PPA, baixar e instalar o novo driver, reiniciar o sistema, baixar e instalar o driver proprietário compatível com essa placa de vídeo e alterar mais coisas ainda pra poder funcionar! Um parto!

Link com a saga completa e bem detalhada: http://askubuntu.com/questions/561295/how-to-use-nvidia-gtx-970-gpu

Olha a resposta que está com o número 6 entre as setas!

Ele diz que testou em 4 máquinas diferentes incluindo o Fedora e funcinou só assim!

O Ubuntu 15.04 talvez funcione sem dificuldades, ele tem novas versões dos drivers de vídeo por padrão.  Acho que vale a tentativa, se o 15.04 beta funcionar logo de cara, você espera até ele ser lançado mes que vem ou parte para solução do link acima com o 14.10!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: [Tela Preta] Instalação Ubuntu 14.04.2/14.10
« Resposta #13 Online: 02 de MAR?O de 2015, 19:17 »
Citar
Existe a possibilidade de abrir o Terminal para digitar esses comandos até o ponto que eu estou conseguindo chegar com o LiveCD?

Não, não é aí que você usará comandos em terminal.

Entenda dessa forma: você precisa fazer subir o live-iso e com isso obter um ambiente gráfico a partir do qual é possível fazer facilmente a instalação (terá um ícone, é só clicar nele e instalar) ou, se isso não for possível, terá que fazer a instalação mesmo sem ambiente gráfico.

Os comandos em terminal para ajuste de placa de vídeo só podem ser feitos APÓS o sistema estar instalado.

Com o sistema instalado você terá obtido um prompt no qual é possível trabalhar, agora sim, por linha de comando, tenha ou não ambiente gráfico, mas isso somente após a instalação.

Naquela tela inicial que você obtém quando dá o boot pelo live-dvdroom é possível apenas passar alguns parâmetros para o kernel, o que muitas vezes permite subir o sistema.

Indo um passo adiante, apenas para melhorar o entendimento, pois antes de ver na prática essas coisas simples ficam meio embaçadas mesmo.

Quando se fala em terminal para executar linha de comando, existem duas possibilidades.

Quando você tem um ambiente gráfico operacional, em regra se usar simultaneamente as teclas Ctrl Alt T obterá uma janela (conhecida como shell) de um terminal, que na verdade é um emulador (+/- igual simulador) do terminal verdadeiro e onde é possível fazer a quase totalidade das coisas por linha de comando.

Entretanto, há o terminal puro (verdadeiro, conhecido como tty) que é um ambiente sem nenhum recurso gráfico, é só linha de texto mesmo e onde se pode fazer tudo. Tendo um ambiente gráfico, você vai para tty usando as teclas Ctrl Alt F1 e retorna ao ambiente gráfico usando as teclas Ctrl Alt F7.

Ctrl Alt F1 (na verdade F2, F3, até F6) vai para tty

Ctrl Alt F7 retorna para o ambiente gráfico.
« Última modificação: 02 de MAR?O de 2015, 20:35 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: [Tela Preta] Instalação Ubuntu 14.04.2/14.10
« Resposta #14 Online: 02 de MAR?O de 2015, 19:25 »
Citar
Tentei fazer a checagem por erros no LiveCD e a próxima tela também está totalmente preta. Mas acredito que o erro não seja o CD [...]

Queimar etapas não costuma ser uma boa ideia, por muitas vezes acaba sendo um esforço inútil.

Se não está conseguindo fazer a verificação da gravação do live-dvdroom diretamente por ele, então o caminho é, pelo Windows disponível, baixar um programa de verificação, o md5sum e aplicar ao .iso baixado e que está no seu disco e ainda ao dvdroom gravado, certificando-se que a base do que é necessário está correta.

Se o seu Mint já está instalado talvez até dê para fazer por lá também.

No menu que permite escolher o sistema operacional, inicie pelo Mint e quando ele parar, use as teclas Ctrl Alt F1 para ver se obtém um prompt onde seja possível fazer o login (vai entrar com seu nome de usuario e senha, que você escolheu durante a instalação)

Caso consiga, avise aqui que aí lhe passo como usar o md5sum, ainda que a partir do Mint (é igual ao Ubuntu).

O que você irá fazer é conferir o hash dos arquivos.

Editando:

No post #3 você disse:

Citar
2) Consegui subir o sistema usando o live-iso por dvdroom (Linux Mint)

Então você está conseguindo um ambiente gráfico no live-iso do Mint, portanto, facilmente conseguiremos conferir o md5sum do dvdroom.

Estando nele é só abrir uma janela do terminal (Ctrl Alt T) e executar a conferência.

Como?

Espera aí que já postei isso antes de forma detalhada e passo aqui o link (para evitar que escrever tudo de novo):

Veja esse tópico aqui, tem tudo o que você precisa saber sobre isso:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115549.0.html

« Última modificação: 02 de MAR?O de 2015, 19:37 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.