Autor Tópico: Problemas com múltiplas instalações  (Lida 1974 vezes)

Offline larissaritter

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Problemas com múltiplas instalações
« Online: 02 de MAR?O de 2015, 15:59 »
Boa tarde,
A mais ou menos um ano e meio, instalei no meu ultrabook o ubuntu versão 12.01 , que usei até o momento. Ontem, porém, me veio uma janela em requisição para a atualização a 14.04 e a realizei, a principio sem problemas. Após 2 reinicializações, porém, o sistema travou e o aparelho não não iniciava mais, permanecendo em tela preta. Conectei nele então o pen drive com o antigo instalador, que informou na verificação a presença de 3 erros no sistema. Tentei realizar a partir daí  uma reformatação para a versão antiga, mas devido ao fato de se tratar de uma máquina com 2 HDs nativos, possuía uma forma personalizada de particionamento, estando o sistema em um dos HDs e as memórias de uso no outro. Isso impossibilitava a realização da instalação automatica, e não consegui refazer um particionamento manualmente. Instalei no Pen Drive então a versão 14.10 , na qual consegui realizar a instalação automática sem problemas. A versão ligou normalmente após a instalação, mas pelo fato de que não reconhecia minha conexão de internet e era uma versão ainda muito experimental, acabei por conseguir a versão 14.04 novamente e realizei uma outra instalação automática, que a principio ligou normalmente (ainda não reconhecendo minha conexão de internet). Após reinicializar a maquina, porém, percebi que (provavelmente pela existência de dois HDs), ocorreu algum erro na limpeza do disco da 14,10 para a 14.04, e os dois foram instalados sobrepostos. Basicamente, 98% da máquina está na versão 14.04, que estranhamente não está abrindo. Toda vez que a seleciono, a maquina morre em tela preta. A 14.04 ainda abre normalmente, embora sem conexão. Meu primeiro pensamento foi de conectar o pen drive novamente e dessa ver realizar o particionamento manualmente seguindo instruções online, mas o fato é que agora toda vez que seleciono a opção de instalar ubuntu no pen drive, ele vai para a tela de carregamento ubuntu e de lá não sai. Eu precisaria encontrar alguma maneira de solucionar o problema sendo que pelo menos tenho acesso ao terminal, logando na versão 14.10 . Alguém sabe alguma maneira com a qual poderia fazer isso?


Desde já agradeço a atenção.

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Problemas com múltiplas instalações
« Resposta #1 Online: 02 de MAR?O de 2015, 17:56 »
Pelo que entendi, você tem o Ubuntu 14.04 e 14.10 instalados na sua máquina, porém você só consegue entrar no 14.10, é isso?

Poste a saída dos comandos aqui:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
Obs: a última letra é um éle (L minúsculo).

Código: [Selecionar]
lspci

Offline larissaritter

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Problemas com múltiplas instalações
« Resposta #2 Online: 02 de MAR?O de 2015, 20:07 »
Obtive o seguinte:

               


Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Problemas com múltiplas instalações
« Resposta #3 Online: 03 de MAR?O de 2015, 14:00 »
Olha, quando for colocar saída de comandos aqui, o melhor a fazer é copiar o texto direto do Terminal e colar no navegador, usando a ferramenta de "Inserir Código" do fórum. É mais fácil para postar e também para visualizar depois.

Mas deu para ver que você tem uma placa wifi Ralink RT3290. Pesquisando aqui, vi alguns problemas relacionados à ela no Ubuntu.

Percebi ainda que você tem um HD de 500GB (/dev/sda) e um SSD de 32 GB (/dev/sdb). No mais, achei esse particionamento bagunçado. Tem partição swap no SSD, o que creio que não é aconselhável.

A menos que você queira simplesmente resolver o problema da internet, meu conselho é que você faça backup dos seus arquivos e prepare para outra tentativa de instalação. Ah, e é bom sempre antes de criar a mídia de boot (pendrive no seu caso), verificar ao MD5 da ISO baixada do site. Para isso, baixe um arquivo de texto no site que possui esse código e compare com o da saída do comando:

Código: [Selecionar]
md5sum /caminho/arquivo.iso
Lembrando que "/caminho" é a pasta onde a ISO está (se foi baixada pelo navegador, normalmente é salvo em "~/Downloads") e "arquivo.iso" é o nome do arquivo.

Só então, crie a mídia para boot, e veja se consegue usar a opção "Experimentar o Ubuntu" e ver se funciona bem no seu ultrabook. Mas como você já tem um pendrive aí, pelo menos teste ele em outro computador para ver se está funcionando normal, pois a mídia de instalação pode estar com problema. Porém, te aconselho a começar do zero.

Se funcionar, pelo pendrive, aí vemos a questão do particionamento do HD e SSD.