Autor Tópico: IRPF 2015- Problemas de instalação  (Lida 7220 vezes)

Offline Walter Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
IRPF 2015- Problemas de instalação
« Online: 22 de MAR?O de 2015, 19:52 »
É o 2º ano que vou fazer a declaração do IRPF e me deparo com problemas para instalar que são comuns a outros usuários que assim como eu apenas usam o computador e não tem tempo para aprofundar seu conhecimento sobre informática.
Este tipo de usuário, talvez mal acostumado pelo windows, só precisa e quer, dar apenas alguns cliques para instalar um programa, sem necessidade de comandos.
Este tipo de usuário não interessa aos "entendidos" em linux?
Seria melhor que estes usuários desistissem do e aceitassem a sugestão dos revendedores de computadores e trocassem para o windows?

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: IRPF 2015- Problemas de instalação
« Resposta #1 Online: 23 de MAR?O de 2015, 09:25 »
Afinal, qual é o problema que vc teve para instalar o programa mesmo?

Offline Walter Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: IRPF 2015- Problemas de instalação
« Resposta #2 Online: 24 de MAR?O de 2015, 20:28 »
Instalar java e os programas para declarar e transmitir o IRPF 2015 sem complicações.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: IRPF 2015- Problemas de instalação
« Resposta #3 Online: 25 de MAR?O de 2015, 08:53 »
Instalar java e os programas para declarar e transmitir o IRPF 2015 sem complicações.


Ainda não está nos ajudando a lhe ajudar. O que você já fez? Que mensagens de erro tem? Chegou a fazer uma busca por outros tópicos sobre o mesmo assunto aqui no fórum? Como por exemplo este: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,116404.0.html

Offline antoniodosantosor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
    • Ver perfil

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: IRPF 2015- Problemas de instalação
« Resposta #5 Online: 25 de MAR?O de 2015, 15:52 »
Video-aula Tutorial IRPF 2015 Multiplataforma - Declaração e Receitanet, instalação:  https://www.youtube.com/watch?v=afcHTGdjO1w
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Walter Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: IRPF 2015- Problemas de instalação
« Resposta #6 Online: 04 de Abril de 2015, 10:07 »
Depois de seguir as dicas e fazer várias tentativas aparece a mensagem abaixo:
The file '/home/walter/.cache/.fr-9ykBe6/IRPF2015/irpf.jar' is not marked as executable.  If this was downloaded or copied from an untrusted source, it may be dangerous to run.  For more details, read about the executable bit.

Usando dicas de: http://www.vivaolinux.com.br/topico/Novo-no-Linux/IRPF-2015-Instalando/?pagina=1 , consegui instalar o programa para fazer a instalação, mas não o Receitanet.

Estou quase desistindo e indo fazer e transmitir a declaração através do Windows

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: IRPF 2015- Problemas de instalação
« Resposta #7 Online: 04 de Abril de 2015, 10:29 »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: IRPF 2015- Problemas de instalação
« Resposta #8 Online: 04 de Abril de 2015, 11:28 »
Vídeo-aula: IRPF 2015 https://www.youtube.com/watch?v=afcHTGdjO1w

Pergunta: por que mandar o mesmo vídeo para o Walter Rodrigues que já havia mandado antes se ele já disse que não funcionou? Eu sei da sua vontade de ajudar, aprecio isso, mas dessa forma está atrapalhando mais do que ajudando.

Depois de seguir as dicas e fazer várias tentativas aparece a mensagem abaixo:
The file '/home/walter/.cache/.fr-9ykBe6/IRPF2015/irpf.jar' is not marked as executable.  If this was downloaded or copied from an untrusted source, it may be dangerous to run.  For more details, read about the executable bit.

Pelo que eu pesquisei, basta marcar o arquivo irpf.jar como executável, indo no arquivo, botão direito do mouse em Propriedades>Permissões e depois em Executar marcar a caixa Permitir a execução desse arquivo como um programa. Ou ainda, no Terminal:

Código: [Selecionar]
sudo chmod +x /home/walter/.cache/.fr-9ykBe6/IRPF2015/irpf.jar Fonte

Veja se resolve. Espero ter ajudado!

:)

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: IRPF 2015- Problemas de instalação
« Resposta #9 Online: 04 de Abril de 2015, 12:02 »
Aff. já havia enviado o vídeo. Desculpa ai. ;D
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Walter Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: IRPF 2015- Problemas de instalação
« Resposta #10 Online: 05 de Abril de 2015, 12:13 »
A dica "basta marcar o arquivo irpf.jar como executável, indo no arquivo, botão direito do mouse em Propriedades>Permissões e depois em Executar marcar a caixa Permitir a execução desse arquivo como um programa. " funcionou para irpf.jar, mas não para o Receitanet-1.06.jar. Usando o terminal pede:  [sudo] password for walter:
Não me recordo de ter tido uma senha, além da usada para fazer login no notebook e que não serve para este fim. É possível conseguir ou recuperar a senha solicitada ao usar o terminal?

MatheusWillder

  • Visitante
Re: IRPF 2015- Problemas de instalação
« Resposta #11 Online: 05 de Abril de 2015, 12:41 »
Boa tarde,

A senha solicitada no Terminal é a senha usada para fazer login no computador, é ela que dá privilégios de administrador através do comando sudo, que eu incluí no início do comando que passei. Ou seja, é a senha do seu notebook que você deve digitar, lembrando que ao digitar, não irá aparecer os asteriscos (*), isso é normal no Terminal.

Quanto ao problema em si, eu acho que marcar o Receitanet-1.06.jar como executável pelo Terminal não vai funcionar, visto que funcionou para o arquivo irpf.jar por interface gráfica.

Quando você disse:
Usando dicas de: http://www.vivaolinux.com.br/topico/Novo-no-Linux/IRPF-2015-Instalando/?pagina=1 , consegui instalar o programa para fazer a instalação, mas não o Receitanet.

Qual dificuldade exatamente você está passando com o ReceitaNet, é para instalar ou para rodar ele? Quando você receber uma mensagem de erro, é bom mandar a mensagem de erro para nós para ajudar na investigação da solução do problema.
« Última modificação: 05 de Abril de 2015, 12:45 por MatheusWillder »

Offline andpensador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 116
    • Ver perfil
Re: IRPF 2015- Problemas de instalação
« Resposta #12 Online: 11 de Abril de 2015, 12:02 »
No meu caso, o problema parece estar no Java...

"anderson@anderson-Desktop:~$ sudo apt-get install oracle-java7-installer
[sudo] password for anderson:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
E: Impossível encontrar o pacote oracle-java7-installer"

 ???

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: IRPF 2015- Problemas de instalação
« Resposta #13 Online: 11 de Abril de 2015, 12:19 »
Problema no Java, use esses comandos  no Terminal:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
sudo apt-get update
sudo apt-get install oracle-java8-installer
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Walter Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: IRPF 2015- Problemas de instalação
« Resposta #14 Online: 12 de Abril de 2015, 11:00 »
Boa tarde,

A senha solicitada no Terminal é a senha usada para fazer login no computador, é ela que dá privilégios de administrador através do comando sudo, que eu incluí no início do comando que passei. Ou seja, é a senha do seu notebook que você deve digitar, lembrando que ao digitar, não irá aparecer os asteriscos (*), isso é normal no Terminal.

Quanto ao problema em si, eu acho que marcar o Receitanet-1.06.jar como executável pelo Terminal não vai funcionar, visto que funcionou para o arquivo irpf.jar por interface gráfica.

Quando você disse:
Usando dicas de: http://www.vivaolinux.com.br/topico/Novo-no-Linux/IRPF-2015-Instalando/?pagina=1 , consegui instalar o programa para fazer a instalação, mas não o Receitanet.

Qual dificuldade exatamente você está passando com o ReceitaNet, é para instalar ou para rodar ele? Quando você receber uma mensagem de erro, é bom mandar a mensagem de erro para nós para ajudar na investigação da solução do problema.

Consegui instalar o Receitanet-1.07.jar, optando por multiplataforma, permitindo como executável nas propriedades do arquivo. Já está disponível para transmitir a declaração. Valeu a dica sobre a senha.