Autor Tópico: Problema com reboot na instalação do ubuntu pelo pendrive  (Lida 3486 vezes)

Offline StrickerLord

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Problema com reboot na instalação do ubuntu pelo pendrive
« Online: 29 de MAR?O de 2015, 14:59 »
Bom pessoal, estou com um problema na instalação do ubuntu pelo pendrive. Já tenho o windows 7 instalado e pretendo criar um dual boot com o linux. O problema ocorre na tela de instalação do ubuntu, onde eu marco a opção "instalar ubuntu dentro do windows" e ocorre a reiniciação do computador, porém quando o pendrive é inicializado novamente(eu o coloquei para dar boot antes do HD na BIOS) ele reinicia todo o processo, dando novamente a opção de usar buntu sem instalar ou instalar ubuntu... :-[

Já utilizei Universal USB Installer e Lili USB creator para criar a imagem no pendrive, porém os dois dão o mesmo problema.
Já tentei com ubuntu 12.04 e 12.10, ambos dando o mesmo resultado :-X

Não pretendo criar partição de disco, apenas instala-lo dentro do windows...

Qualquer conselho ou sugestão seria bem vindo   ;D

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problema com reboot na instalação do ubuntu pelo pendrive
« Resposta #1 Online: 29 de MAR?O de 2015, 22:47 »
Presumo que voce esteja falando do WUBI (Windows Ubuntu Installer).

Se for isso, o WUBI nao tem mais suporte, nao mais eh possivel instalar o Ubuntu por esse modo, que se encontra obsoleto.

Atualmente para fazer uma instalacao eh necessario criar uma particao propria para o Ubuntu e essa eh a forma "oficial" de instalacao.

Uma outra forma que eventualmente poderia parcialmente contornar essa questao, ainda que inoficiosa e, portanto, sem suporte, eh instalar uma maquina virtual (VM, virtual machine) do tipo VirtualBox no Windows e, usando essa VM instalar dentro dela o Ubuntu. Funciona e eh relativa simples de ser feito e nesse caso igualmente nao vai requerer um novo particionamento da unidade de disco.

Nas palavras de um desenvolvedor (Dima) que faz parte do nucleo de desenvolvimento do Ubuntu (Ubuntu Core Developer), o wubi.exe ainda eh embarcado no CD tendo em vista ser uma especia de "cd autolauncher", naquelas situacoes em que o live.iso (CD do Ubuntu) eh simplesmente colocado numa instalacao Windows, permitindo entao uma mensagem do tipo "Eh necessario fazer o reboot para experimentar o Ubuntu [reboot now) (1).

Os argumentos para retirar o suporte a esse tipo de instalacao (Wubi) sao varios, um dos quais eh que a instalacao nao apresenta o potencial real do sistema, com um desempenho extremamente inferior ao que eh o Ubuntu de verdade, pois que estara condicionado as limitacoes do proprio Windows, portanto, coisas simples como o acesso direto ao disco rigido ficam extremamente prejudicadas no Wubi, distorcendo o que eh realmente um Linux Ubuntu.

Alem disso, existem varios outros problemas relacionados a perda de dados, de arquivos e ao processo de logar na maquina interna, agravados pelo advento do firmware UEFI e Windows 8 e suas restricoes (2) dai que, se eh para fazer dessa forma, entao faca atraves de uma maquina virtual, mas idealmente se quiser mesmo experimentar o Ubuntu, faca-o pelo live-pendrive (sem instalar nada no seu disco rigido), que eh a situacao ideal de experimentacao ou, querendo, instale numa particao propria, o que tambem eh muito simples de ser feito.


(1) Wubi discussion (AGAIN) - Supported Here on Ask Ubuntu? (13.04 and later)

http://meta.askubuntu.com/questions/7497/wubi-discussion-again-supported-here-on-ask-ubuntu-13-04-and-later/7509#7509

(2) OMG Ubuntu
Ubuntu Website Warns Windows 8 Users: Don’t Use WUBI

http://www.omgubuntu.co.uk/2013/04/wubi-advice

« Última modificação: 29 de MAR?O de 2015, 22:50 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problema com reboot na instalação do ubuntu pelo pendrive
« Resposta #2 Online: 30 de MAR?O de 2015, 00:52 »
Uma observacao adicional: uma maquina virtual (VirtualBox) rodando o Ubuntu dentro do Windows soh funcionara de forma minimamente decente se o seu sistema tiver memoria ram suficiente (minimo de 4GB, idealmente 6GB) de tal forma que seja possivel alocar pelo menos 2GB para a VirtualBox, qualquer coisa fora disso sera um simples arremedo de Linux, nada que lhe permita verificar de fato o potencial do sistema operacional.

Um processador moderno, do tipo 4 cores, de forma que possa dedicar dois deles a maquina virtual tambem eh desejavel.

Nao perca tempo com isso se esses requisitos minimos de performance nao puderem ser satisfeitos.

Veja que estou falando em **minimamente decente**, nao eh que eh bom, pois bom mesmo eh o Linux na sua propria particao no disco rigido, ai sim eh o Linux de verdade, o resto eh apenas aproximacao para "sentir" o gostinho, mera degustacao.

Tambem pode fazer o contrario, instale o Linux como sistema operacional principal e dentro dele instale o Windows, igualmente usando VirtualBox, maquina virtual. Dependendo do seu uso particular do Windows pode funcionar bem (nao funcionara bem se voce pretender usar jogos do Windows).
« Última modificação: 30 de MAR?O de 2015, 00:55 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problema com reboot na instalação do ubuntu pelo pendrive
« Resposta #3 Online: 30 de MAR?O de 2015, 01:00 »
Mais uma hipotese: voce pode instalar totalmente o Ubuntu num simples pendrive ou num cartao de memoria se seu computador possuir esse dispositivo, portanto externo, sem ter que reparticionar seu disco rigido. Num pendrive de 8GB ja da para fazer bem, porem idealmente num pen de 16GB fica mais confortavel.

Um pendrive nao tem a mesma velocidade de acesso que um disco rigido normal, o sistema nao ficara tao rapido quanto eh na realidade, mas ja da para ter uma boa ideia do funcionamento do Ubuntu instalado.

De toda forma e reforcando, se a ideia eh experimentar o Ubuntu, geralmente eh suficiente ter um live-pendrive e fazer o boot por ele, o que imediatamente lhe da um sistema operacional completo e plenamente usavel, notadamente se voce ao criar o live-pendrive usar o **modo persistente**, que serve para gravar (salvar) a maioria das alteracoes de configuracao. Se nunca usou o Linux essa eh sua melhor escolha, va por aqui e aos poucos se familiarizando com essa nova e magnifica realidade.
« Última modificação: 30 de MAR?O de 2015, 01:05 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline StrickerLord

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Problema com reboot na instalação do ubuntu pelo pendrive
« Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2015, 17:19 »
Muito obrigado pela resposta druidaobelix! 
Ajudou totalmente na solucao do problema!
E ainda deu varios tipos de solucoes!
Muito obrigado mesmo o/   ;D ;D ;D