Autor Tópico: Duvida para remover sistema  (Lida 3368 vezes)

Offline arthurffelipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Duvida para remover sistema
« Online: 02 de Abril de 2015, 12:02 »
Gente é o seguinte, eu tava usando windows 7 no meu netbook a muito tempo e resolvi experimentar o lubuntu, gostei muito, meu net ta com um dual boot no momento com os dois sistemas, meu hd ta dividido da seguinte maneira: 200gb para o lubuntu, 100gb livres e 200gb com o windows 7, to juntar os 100gb com a partição do win7 e instalar windows 8.1 no lugar dele pra testar no meu netbook, ai eu pensei em apagar a partição do win7 e juntar com a de 100gb mas como ele é a partição primaria, acho que pode dar algum problema na inicialização, o que acham?
Sera que se eu for instalar direto o win8.1 e na propia instalação eu apagar o win7 e juntar as partições seria mais seguro? Se sim poderiam me dizer mais ou menos o procedimento?

Agradeço a ajuda pois sou um pouco iniciante na área...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Duvida para remover sistema
« Resposta #1 Online: 02 de Abril de 2015, 12:28 »
Olá,

Onde entra o Lubuntu neste processo?

Offline arthurffelipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Duvida para remover sistema
« Resposta #2 Online: 02 de Abril de 2015, 12:34 »
Se eu n instalar certo n vou mais conseguir entrar nele, mas se n poderem me ajudar sem problema.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Duvida para remover sistema
« Resposta #3 Online: 02 de Abril de 2015, 13:16 »
Boa tarde,

O Fórum Ubuntu Linux - PT é para problemas com o Ubuntu e derivados, para o Windows, tente pedir ajuda no Fórum do Baboo.

E boa sorte!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Duvida para remover sistema
« Resposta #4 Online: 02 de Abril de 2015, 19:32 »
Parece-me que é perfeitamente cabível a dúvida do /arthurffelipe/, ele tem o sistema em dual boot com o Lubuntu instalado, pretende instalar o Win 8 e não quer perder o acesso ao Lubuntu, que apenas saber como melhor fazer isso.
Ele claramente diz "acho que pode dar algum problema na inicialização", portanto está em dúvida quando ao boot num sistema dual boot.
Obviamente não será num fórum Windows que ele irá obter auxílio para essa dúvida, já que lá não tratam de absolutamente nada do Linux, entretanto, o sistema dele é um híbrido, penso que seja aqui mesmo que deva pedir auxílio e aqui que deva ser assistido.

--------------------

Pois bem, /arthurffelipe/, regra geral a instalação do Windows posterior ao Linux irá sobrescrever a área MBR do disco e você perderá acesso ao bootloader do Lubuntu, que no caso é o grub, ou seja, não poderá acessar o Lubuntu.

Para resolver isso deixe preparado um live-pendrive com o Lubuntu de tal forma que possa ser usado para recuperar o grub.

Consulte esse tópico:

Boot-Repair-Ubuntu para recuperação do Grub-2

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84609.0.html

Claro que na instalação do Windows 8 você não pode deixá-lo sobrescrever a partição onde está o Lubuntu, quanto ao restante tanto faz do ponto de vista do Lubuntu.



www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Duvida para remover sistema
« Resposta #5 Online: 02 de Abril de 2015, 19:56 »
Eu concordo druidaobelix, desculpas ao criador do tópico pois eu não havia analisado direito a pergunta.