Autor Tópico: Notebook reconhece o wifi mas não se conecta  (Lida 4637 vezes)

Offline EdmoMSaldanha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Notebook reconhece o wifi mas não se conecta
« Online: 20 de Abril de 2015, 13:54 »
Boa tarde pessoal!

Acabei de instalar o ubuntu 10.04 em um notebook antigo que tenho em casa (HP compaq nx9005) com apenas 512mb e adaptador wiless externo D-Link AirPlus DWL-G650. Com o sistema está tudo bem, principalmente com a grande vantagem que o ubuntu tem: de reconhecer automaticamente o hardware sem ter que instalar drives como no windows.

Procurei a rede wifi da minha casa; reconheceu normalmente; coloquei o login e a senha; ai fica um bom tempo carregando; depois aparece um mensagem no canto superior esquerdo: "Desconectado - Você está desconectado".

As vezes eu consigo até me conectar, mas não consegui carregar nenhuma página da internet, mas agora nem conectar um consigo mais.
Esse não é o único ubuntu que tenho usando o wifi da minha casa. Tenho um outro notebook um pouco mais recente com o Ubuntu 14.04. Nele eu consigo me conectar normalmente, sem nenhum problema.
O que posso fazer?

Nota: A conexão por cabo funciona normalmente.  

Desde já muito obrigado!
« Última modificação: 20 de Abril de 2015, 14:17 por EdmoMSaldanha »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Notebook reconhece o wifi mas não se conecta
« Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2015, 18:13 »
Citar
...Acabei de instalar o ubuntu 10.04...

A menos que você tenha um bom motivo para usar uma versão antiga, use sempre a versão mais nova, ou pelo menos a versão LTS mais nova.
E "notebook antigo" não é um motivo bom o suficiente, OK?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Notebook reconhece o wifi mas não se conecta
« Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2015, 18:58 »
Boa noite,

Apenas para complementar a resposta do zekkerj, seria interessante usar o Lubuntu 14.04 LTS ou até o Lubuntu 14.10. Não há motivo para usar uma versão sem suporte apenas por ser um hardware antigo. Pode haver certo motivo de você ter instalado uma versão antiga, aqui por exemplo eu tive de fazer isso para reviver um netbook de um conhecido que tinha apenas 7.2GB de HD, sendo que o Lubuntu precisa de 8.6GB. Fora isso, se espaço em disco não é problema, não vejo motivos para usar uma versão sem suporte.

Boa sorte!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Notebook reconhece o wifi mas não se conecta
« Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2015, 19:20 »
Matheus, seu notebook não podia bootar de um pendrive?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Notebook reconhece o wifi mas não se conecta
« Resposta #4 Online: 20 de Abril de 2015, 20:51 »
Boa noite zekkerj,

Podia sim, como era um netbook a instalação teve de ser por pendrive, inclusive. Mas como não era meu, eu não podia dar meu pendrive para o dono ficar usando o netbook dele,  ;) Eu inclusive sugeri que ele comprasse um pendrive para usar a nova versão do sistema, fosse por liveISO com persistência dos arquivos e configurações, fosse com o sistema instalado no pendrive, mas ele não aceitou, disse que não se importava com segurança desde que estivesse funcionando direito. E tem certa razão de não se preocupar, já que vírus no Linux são raríssimos e nenhum hacker vai se ocupar em bisbilhotar o que ele posta no Facebook.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Notebook reconhece o wifi mas não se conecta
« Resposta #5 Online: 20 de Abril de 2015, 20:55 »
Eu não concordo muito com esse pensamento... mas como defendo que a máxima do usuário Linux deve ser "quem manda na minha máquina sou eu", então... ;D
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Ubuntuerle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Notebook reconhece o wifi mas não se conecta
« Resposta #6 Online: 20 de Abril de 2015, 22:23 »
Olá! Se conseguir conectar-se à internet no pc "vítima", entre no terminal com o seguinte comando e poste aqui pra gente o resultado:
Código: [Selecionar]
ping www.google.com && ping 8.8.8.8

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Notebook reconhece o wifi mas não se conecta
« Resposta #7 Online: 21 de Abril de 2015, 15:25 »
Eu não concordo muito com esse pensamento... mas como defendo que a máxima do usuário Linux deve ser "quem manda na minha máquina sou eu", então... ;D

Também não concordo, aqui eu atualizo sempre o meu 14.04 LTS. Eu fiz o que pude para tentar convencer ele a comprar um pendrive para usar versão atualizada, mas ele não quis... Mas acho que o Lubuntu desatualizado dele está melhor e mais seguro que Windows XP piratão que estava instalado antes, sem antivírus.

Offline EdmoMSaldanha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Notebook reconhece o wifi mas não se conecta
« Resposta #8 Online: 22 de Abril de 2015, 18:40 »
Pessoal eu instalei o ubuntu 10.04 porque eu não sabia se o ubuntu 14.04 ia rodar em um notebook com 512mb. Vou querer sim aumentar a memória dele, mas a memória para ele é um pouco difícil de achar, mas estou procurando. Vocês acham que o ubuntu 14.04 vai rodar bem?

Eu tenho o ubuntu 14.04 no meu outro notebook, mas ele tem 3gb de memória e um processador dual core, ai ele roda muito bem.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Notebook reconhece o wifi mas não se conecta
« Resposta #9 Online: 22 de Abril de 2015, 23:06 »
Acredito que 512MB seja o mínimo pra rodar qualquer Ubuntu em sua máquina, mesmo que mais antigo.
E colocar o 10.04 não vai melhorar isso.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D