Autor Tópico: Como atualizar sem internet?  (Lida 3764 vezes)

Offline rda_linux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
  • Robson
    • Ver perfil
Como atualizar sem internet?
« Online: 21 de Abril de 2015, 09:32 »
Em casa não possuo internet e tenho o Ubuntu 15.04 instalado.

Queria poder atualizar constantemente as novas atualizações: versão 15.04

Próximo de casa acesso a internet usando (infelizmente) o Windows.

Tenho um pendrive e queria baixar as atualizações diárias e passar para meu computador. Alguém poderia me ajudar nisso?

Agradeço por uma informação útil.


Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Como atualizar sem internet?
« Resposta #1 Online: 21 de Abril de 2015, 11:13 »
Olha, eu recomendaria você a ver apenas os programas mais importantes que você precisa, baixá-los manualmente e instalá-los no seu computador.

No mais, pelo que eu saiba, isso deve ser um pouco complicado de fazer. Não diria difícil, mas seria chato administrar os pacotes que precisariam ser baixados. Isso porque o Ubuntu usa o APT para atualizar os pacotes, que foi feito para ser usado na internet. É claro que pode-se baixar os programas manualmente na internet (como se faz para Windows) e instalá-los, mas aí perde-se todas as vantagens do APT.

Se ainda assim quiser prosseguir na ideia, na minha ideia, você precisaria de um pendrive com o Ubuntu 15.04 na mesma arquitetura (32 bits ou 64 bits) que você tem no seu PC com Ubuntu (recomendo que você configure um volume Persistente). Então no PC com Windows, dê o boot pelo pendrive, escolha experimentar o Ubuntu, acesse a internet, dê o comando:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade
Deve aparecer uma lista grande de pacotes a serem baixados e instalados. Confirme e espere o download terminar. Depois você pode abortar a operação com Ctrl + C. Note que não precisa esperar instalar (nem é recomendado), o importante é o download dos pacotes.

OBS: Não conheço outra forma mais simples de baixar todos os programas e dependências.

Depois, os arquivos baixados estarão na pasta /var/cache/apt/archives. Copie o conteúdo para o volume Persistente, ou então para uma pasta na raiz do pendrive ou até outro pendrive. Se não fizer isso, os dados não serão salvos.

Agora, no seu computador, copie o conteúdo para a pasta /var/cache/apt/archives (você vai precisar usar o sudo aqui). Depois você pode instalar com o comando sudo dpkg -i *.deb dentro da pasta onde foram copiados. Mantenha esses arquivos no pendrive.

Depois, com mais atualizações, seria preciso repetir o procedimento. Mas aí, rodando o Ubuntu pelo pendrive no PC com internet, você pegaria aqueles pacotes que salvou e voltaria com eles para a pasta /var/cache/apt/archives (novamente usando o sudo) e rodaria o comando novamente:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade
Assim, com os arquivos antigos, o apt vai baixar apenas os pacotes que foram atualizados. O problema disso, é que depois passando para o computador sem internet, usando o comando dpkg acredito que você vai reinstalar vários pacotes desnecessariamente. Além de que pacotes antigos vão continuar ocupando espaço no pendrive (porém pode-se usar o APTonCD para gerenciar facilmente isso, ele gera uma iso com os pacotes na pasta /var/cache/apt/archives, já desmarcando as versões antigas.)

Não acho isso ideia muita boa, a menos que tenha necessidade, mas nada impede você de usar o apt para instalar alguns pacotes isolados. Por exemplo, codecs, você poderia rodar um sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras pelo pendrive, copiar o conteúdo da pasta /var/cache/apt/archives para um local que não será perdido e depois passá-los para o seu PC. E o pendrive vai precisar de algum espaço extra para isso e vai ser bom se o PC com tenha uma boa quantidade de RAM também.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Como atualizar sem internet?
« Resposta #2 Online: 21 de Abril de 2015, 11:37 »
Pra que atualizações de segurança se nem usa a internet?

Faz mais sentido baixar as atualizações quando o uso da internet é intensivo, pois a rede é cheia de perigos se usar programas desatualizados. Agora sem internet você tá seguro, com ou sem atualizações. Aliás, o que dá pra fazer no ubuntu sem internet? Nem dá pra ver vídeos pois para vê-los tem que baixar codecs. Jogar campo-minado, talvez?  :P
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline rda_linux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
  • Robson
    • Ver perfil
Re: Como atualizar sem internet?
« Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2015, 16:01 »
Em casa eu só desenvolvo programas, jogos para quebrar o stress, e faço leituras de uma revista on-line que baixo pelas Lan's mensalmente.

Mesmo assim, agradecido pelas respostas.
Vou pesquisar na internet, há um tempo atrás eu vi uma forma de fazer isso usando um site que baixava as atualizações de segurança, etc.
É verdade, se não tenho acesso a internet, não preciso de atualizações de segurança, mas as atualizações não é só de segurança, existem melhoramentos...

valeu.


Offline Engenheiro-Eduardo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Como atualizar sem internet?
« Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2015, 16:43 »
Garfo,

Veja bem, todo SO tem que ser atualizado e se não for vai dar problema.

eu pessoalmente estou tentando uma maneira de instalar atualizações no pc de uma pessoa sem net e até agora não achei um filho de deus que me ajude com isso.


Eduardo.


Pra que atualizações de segurança se nem usa a internet?

Faz mais sentido baixar as atualizações quando o uso da internet é intensivo, pois a rede é cheia de perigos se usar programas desatualizados. Agora sem internet você tá seguro, com ou sem atualizações. Aliás, o que dá pra fazer no ubuntu sem internet? Nem dá pra ver vídeos pois para vê-los tem que baixar codecs. Jogar campo-minado, talvez?  :P