Autor Tópico: Ubuntu 15.04: erro"System is running in low graphics mode" -  (Lida 3028 vezes)

Offline Lu_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Ubuntu 15.04: erro"System is running in low graphics mode" -
« Online: 02 de Maio de 2015, 12:51 »
Olá todos,
ontem eufiz o upgrade da distro ubuntu 14.10 para a
Ubuntu 15.04. Foi tudo certo na instalação e usei o note o dia inteiro sem problemas. No entanto, hoje eu fui tentar usar o sistema e apareceu o seguinte erro: "the system is runninh in low graphics mode - your screen, graphics card and imput device settings could not be detected correctly. You will need to configure these yourself." e o botão "ok". Clicando em ok, eu chego  em uma tela com 4 opções: try running with your default graphical mode (que já tentei e não funcionou); reconfigure graphics (que não sei reconfigurar); troubleshoot the error (não sei lidar com essa opção); e exit to console login. esta última opção me leva para o modo terminal para eu inserir loguin e senha, e só. Daí, eu tentei reinstalar o ubuntu usando sudo apt-get install --reinstall system e não  resolveu o problema.

Alguém pode dar uma luz sobre esse problema pra eu poder voltar a usar meu notebook?

Em tempo: o note é um HP 1000 i3 (e sempre funcionou perfeitamente com as versões 14.04 e 14.10)

Obrigada a todos!

Offline Lu_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 15.04: erro"System is running in low graphics mode" -
« Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2015, 16:26 »
Eu também já tentei a solução proposta nesse link mas não resolveu o problema http://askubuntu.com/questions/569395/low-graphics-mode-after-15-04-iso

Offline Lu_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 15.04: erro "System is running in low graphics mode" -
« Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2015, 18:23 »
Eu consegui trazer meu computador de volta à vida!!!  ;D

Fiz novamente o roteiro que postei no link acima (e que disse ter dado errado), mas testei uma alteração que acabou dando certo (e neste momento escrevo do note que deu o problema). A instrução do link manda fazer o seguinte:

kiri@xxx-cpu:~$ sudo apt-get update
    kiri@xxx-cpu:~$ sudo apt-get -d install --reinstall gdm
    kiri@xxx-cpu:~$ sudo apt-get remove --purge gdm
    kiri@xxx-cpu:~$ sudo apt-get install gdm
    clicked on install lightgdm (aqui eu marquei apenas o "gdm" e apertei o enter)
    kiri@xxx-cpu:~$ sudo reboot

Na linha que manda "install lightgdm" (e que consiste em uma tela com duas opções: "gdm" e "lightgdm"), eu mandei instalar o "gdm" apenas (e não o "lightgdm". E mandei um "sudo reboot". Ele "rebootou" e abriu uma tela bem estranha para eu colocar a senha de usuário. Entrei com a senha e... consegui acessar a área de trabalho novamente no modo gráfico.

Mas eu agora estou com medo de desligar o computador de novo. E se acontecer o problema novamente? Eu gostaria de saber, se possível, o que houve pra ter dado esse problema e como resolver de uma vez por todas esse bug.



MatheusWillder

  • Visitante
Re: Ubuntu 15.04: erro"System is running in low graphics mode" -
« Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2015, 20:32 »
Boa noite Lu_br,

Que bom que você corrigiu o problema, e que pena que foi sozinho. Eu tentei ajudar, pesquisando aqui sobre o problema, e tudo o que achei foi que é um problema que está ocorrendo em alguns hardwares com o Ubuntu 15.04, e não sei se uma instalação do zero (e não uma atualização do 14.10 ou outro) resolveria o problema, era a única informação que eu poderia ter dado e por isso não respondi ao tópico, esperei que alguém mais experiente fizesse isso, o que não ocorreu. O fórum anda meio parado e o pessoal experiente um pouco afastado...

Enfim, em um tópico em inglês no Ask Ubuntu de alguém que passou pelo mesmo problema (que eu acho que foi onde você achou essa informação de como resolver o problema) o tópico foi fechado por ser um bug da versão e que deve ser reportado no Launchpad do Ubuntu. Assim, acho que só reiniciando mesmo para ver se o problema volta a ocorrer e, se sim, talvez ver se é possível uma instalação limpa para tentar corrigir o problema. Só para lembrar: se for um bug, só uma atualização poderá corrigir o problema, seja após o Ubuntu estar instalado e ser atualizado pelo atualizador do sistema, seja em uma futura versão da .iso do Ubuntu (15.04.1).

Boa sorte!