Autor Tópico: Partição não aparece (Ubuntu 15.04)  (Lida 13972 vezes)

Offline xJoel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Partição não aparece (Ubuntu 15.04)
« Online: 06 de Maio de 2015, 01:20 »
Boa noite,
Estou tentando instalar o Ubuntu na minha máquina, tendo em vista que é a primeira vez que vou utilizar o sistema linux andei pesquisando etc..
Criei 2 partições para instalação do Ubuntu em minha máquina, de 40GB para o sistema e 2GB para Swap.
Já havia 3 partições na mesma ( HD de 1TB) dividido em 3 partes. 100GB para windows e o restante dividido em 2 partes para backup.
Peguei uma partição de backup e particionei para a instalação do Ubuntu, mas esta partiçao na hora da instalção nao aparece. Está se "agrupando" toda as partições que não estão com o windows e sendo listada como somente uma de 900GB.
Tentei diminuir o volume pelo Ubuntu mas sempre ocorre um erro, e tenho medo de estragar meus dados.
Na tela de seleção de partição aparecem sd1, sd2,sd3 e sd4.
As duas primeiras (sd1, sd2,) são armazenamentos do windows, uns 100MB cada
sd3 é a partição do Windows,e sd4 o agrupamento de todas as outras.

Não sei se me entenderam, mas resumindo gostaria de saber como usar essa partição que criei no Windows chamada Linux para a instalação do sistema, pois ela está aparecendo como uma só em conjunto com outras no Ubuntu..

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Partição não aparece (Ubuntu 15.04)
« Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2015, 02:28 »
Cuidado!! Alterar particionamento de disco e mesmo fazer instalação sem um adequado BACKUP é totalmente temerário e inadequado.

Proteja seus dados pessoais (fotos, artigos, documentos, textos autorais, etc) copiando-os para um local seguro, preferencialmente externo ao sistema, o que pode ser um pendrive, um dvdroom, um outro computador em rede e ainda usando os serviços online, vários dos quais gratuitos, tais como OneDrive da Microsoft, Driver do Google, Adrive, dentre vários, e por aí vai.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Partição não aparece (Ubuntu 15.04)
« Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2015, 02:29 »
Posta e ultrapassada a questão do backup e supondo que isso já tenha sido resolvido, vamos ao problema propriamente dito.

Não vá adiante se o sistema não está conseguindo identificar as partições e está aparecendo como um partição única de 900 GB, pois muito possivelmente você irá perder todos os seus dados!

A imagem que você postou não fornece muita informação útil do ponto de vista do Linux Ubuntu.

Suba o sistema através de um live-iso (pendrive ou dvdroom, o que tiver aí disponível), abra uma janela de terminal (teclas Ctrl Alt T) e execute os seguintes comandos, colando aqui o resultado:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
(é sinal de hífen mais letra ele no final do comando acima)

Código: [Selecionar]
sudo parted -l
(idem)

O setup do seu computador já é do tipo UEFI ou ainda é o convencional BIOS?

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline xJoel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Partição não aparece (Ubuntu 15.04)
« Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2015, 03:28 »
Obrigado pela  ajuda.
Pelo que entendi, o procedimento que me indicou [e recomendado apenas depois de fazer um backup dos meus dados mais importantes correto?
Pois tenho muitos arquivos e infelismente nao possuo outro HD com tamanho suficiente para o Backup que ira ser em torno de uns 200GB no minimo.
O que aparece no Ubuntu e o seguinte:

Possuo outro HD antigo de 80gb aqui em casa, mas ele e um IDE, tenho que ver ainda se consigo intala-lo no meu pc para ver se o mesmo reconhece no Ubuntu. Entao usaria o mesmo somente para o Ubuntu e o outro para o Windows.
Sobre meu Setup, ainda e BIOS.

Desculpe os erros de acentuacao, estou usando o LiveCD e o mesmo nao esta configurado no teclado pt-br.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Partição não aparece (Ubuntu 15.04)
« Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2015, 11:20 »
Citar
Criei 2 partições para instalação do Ubuntu em minha máquina, de 40GB para o sistema e 2GB para Swap.

Na imagem que você postou não está de fato aparecendo as tais duas partições criadas, não havendo sequer qualquer partição em ext4 que é o formato para o Linux e sim apenas ntfs, que é o formato do Windows e nenhuma swap criada.

Antes de mais nada execute os dois comandos que pedi (fdisk e parted), eles irão apenas listar o que existe no seu sistema, esses comandos daquela forma não alteram nada e não representam risco algum, pode fazer e colocar aqui o resultado para vermos melhor o que há aí.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline xJoel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Partição não aparece (Ubuntu 15.04)
« Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2015, 13:29 »
Executei os comandos, antes de postar o resultado gostaria de informar que no primeiro dia que tentei instalar o Ubuntu esttava listando as 3 particoes que eu tinha, porem eu juntei 2 onde havia backups e alguns jogos e depois diminui o disco  para criar a particao para a instalacao do Ubuntu. Desde entao esta listando todas as particoes como uma somente, mesmo a do windows dividida ela se agrupa com a particao de maiortamanho.

ubuntu@ubuntu:~$ sudo fdisk -l

Disk /dev/loop0: 1 GiB, 1101672448 bytes, 2151704 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disk /dev/sda: 931.5 GiB, 1000204886016 bytes, 1953525168 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disklabel type: dos
Disk identifier: 0xf60cf60c

Device     Boot     Start        End    Sectors   Size Id Type
/dev/sda1              18       2047       2030  1015K 42 SFS
/dev/sda2  *         2048     718847     716800   350M 42 SFS
/dev/sda3          718848  121636863  120918016  57.7G 42 SFS
/dev/sda4       121636864 1953523119 1831886256 873.5G 42 SFS

sudo parted -l

Disk /dev/sdb: 3.6 GiB, 3880452096 bytes, 7579008 sectors
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disklabel type: dos
Disk identifier: 0x273b273b

Device     Boot Start     End Sectors  Size Id Type
/dev/sdb1  *      128 7579007 7578880  3.6G  6 FAT16

ubuntu@ubuntu:~$ sudo parted -l
Model: ATA WDC WD10EARS-00M (scsi)
Disk /dev/sda: 1000GB
Sector size (logical/physical): 512B/512B
Partition Table: msdos
Disk Flags:

Number  Start   End     Size    Type     File system  Flags
 1      9216B   1049kB  1039kB  primary
 2      1049kB  368MB   367MB   primary  ntfs         boot
 3      368MB   62.3GB  61.9GB  primary  ntfs
 4      62.3GB  1000GB  938GB   primary  ntfs


Model:  USB DISK 2.0 (scsi)
Disk /dev/sdb: 3880MB
Sector size (logical/physical): 512B/512B
Partition Table: msdos
Disk Flags:

Number  Start   End     Size    Type     File system  Flags
 1      65.5kB  3880MB  3880MB  primary  fat16        boot


Warning: Unable to open /dev/sr0 read-write (Read-only file system).  /dev/sr0
has been opened read-only.
Error: /dev/sr0: unrecognised disk label
Model: HL-DT-ST DVDRAM GSA-H42N (scsi)                                   
Disk /dev/sr0: 3901MB
Sector size (logical/physical): 2048B/2048B
Partition Table: unknown
Disk Flags:

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Partição não aparece (Ubuntu 15.04)
« Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2015, 14:08 »
Essas partições Linux que você disse ter criado não estão de fato criadas, apenas não estão aí.

O resultado do comando e no que aqui importa diz respeito ao disco sda é a existência daquelas 4 partições, observando-se ainda que são todas primárias e como você disse que o firmware da máquina é o BIOS tradicional, sequer haveria a possibilidade de criar novas partições dessa forma, vez que quatro é o limite máximo para partições primárias, teria, pois, que criar uma partição lógica e depois, dentro dela, crias as unidades lógicas adicionais.

Em resumo, as partições Linux não estão aí e dessa forma não dá para instalar sem perder os dados que estão lá.

Não sei dizer porque as partições que você diz ter criado não estão aí, mas o fato é que não estão e dessa forma sequer dá para criá-las. O que está intrigando é que a imagem que você postou no post inicial, obtida no Windows, não está correspondendo ao que o fdisk e gparted estão dizendo.

Como se trata de redimensionar espaço em partição ntfs, é adequado usar o próprio Windows para isso, já que ele tem um programa de gerenciamento de disco próprio para isso (diskmgmt.msc).
Um checkdisk (scandisk) deve ser passado antes de redimensionar e idealmente é melhor fazer também a desfragmentação do disco (defrag no Windows).

Antes de fazer qualquer alteração e apenas para consolidar o raciocínio, suba novamente o sistema pelo live-iso, chame o programa GParted pelo Dash (ícone gráfico da ferramenta de pesquisa do Ubuntu), que é interface gráfica, obtenha uma imagem do gparted e poste aqui como fez com as anteriores.

Se for possível obter também uma imagem do gerenciamento de disco do Windows (diskmgmt.msc). pode dar maior certeza e ajudar a solucionar a questão.

« Última modificação: 06 de Maio de 2015, 14:11 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline xJoel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Partição não aparece (Ubuntu 15.04)
« Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2015, 15:52 »
As fotos:
Gerenciador de discos:


Gparted:



Uma adicional que tirei quando tentei acessar a partição pelo icone da barra da esquerda do ubuntu



EDIT: Observando ali, notei que a partição onde está o Windows agora esta acusando a do Linux, sendo que a do windows tem 58GB e a Linux possui 42GB e mostrando o espaço não usado como sendo a partição Linux. Muito estranho...
« Última modificação: 06 de Maio de 2015, 17:05 por xJoel »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Partição não aparece (Ubuntu 15.04)
« Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2015, 17:48 »
Está explicado, você usou disco dinâmico no sistema.


O que são discos básicos e dinâmicos?

http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/what-are-basic-and-dynamic-disks

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Partição não aparece (Ubuntu 15.04)
« Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2015, 18:16 »
Pode usar o EasUs Partition Master Home Edition para reconverter disco dinâmico em disco básico sem perda de dados. Há bastante material na internet sobre como fazer isso.

Converter Disco Dinâmico para Básico sem Perda de Dados

https://www.youtube.com/watch?v=VpfMltVEZbY

https://www.youtube.com/watch?v=24bWJR2YLgo


A criação do disco dinâmico, quando não é instalado desde o início, acontece quando já existindo 4 partições primárias tenta-se criar uma quinta partição, então o Windows oferece para transformar o disco básico em disco dinâmico automaticamente e muitas vezes o usuário aceita sem saber muito bem o que está fazendo. O Ubuntu não lê o disco dinâmico da Microsoft.

Note, entretanto, que ao retornar o sistema para disco básico você terá 4 partições primárias, o que não permitirá fazer a instalação do Linux sem fazer uma remodelação do particionamento.

Após os discos já estarem convertidos em básico será necessário transferir dados entre partições de tal forma que a atual sda4 possa ser totalmente esvaziada e então transformada em partição lógica, aí você cria as novas unidades lógicas, quantas quiser, dentro dessa partição lógica.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline xJoel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Partição não aparece (Ubuntu 15.04)
« Resposta #10 Online: 06 de Maio de 2015, 20:37 »
Por enquanto eu instalei o ubuntu no HD antigo de 80Gb que tinha, arrumei um espaço no meu gabinete e coloquei ele.
Dei uma fuçada  um pouco no Gparted e consegui arrumar as patições desse HD de 80gb pois estava ocorrendo o mesmo erro, mas tive que formatar ele todo para arrumar.
Agradeço sua ajuda, vou tentar arrumar as partiçoes do meu HD principal com a ajuda que foi dada e postarei os resultados.
Mais uma vez obrigado! :D

Offline xJoel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Partição não aparece (Ubuntu 15.04)
« Resposta #11 Online: 07 de Maio de 2015, 12:47 »
Consegui arrumar o HD e deixa-lo em Basico. Porem há uma partição que nao se agrupa com outras, ou quando criada e agrupada nao se pode mudar para um disco básico.
Sobre o ubuntu, eu não estou conseguindo fazer a tela de boot iniciar meu windows 8, somente quando mudo o HD primario pela BIOS  ele inicia, mas ai a tela de boot não aparece e inicia direto no windows 8.
Há alguma coisa que posso fazer a respeito do boot?
Quando o sistema está iniciando aparece este erro:


E agora quando o ubuntu pediu para  instalar o LiveMail, após a instalação e reinicio do sistema esta acusando outro erro :
« Última modificação: 07 de Maio de 2015, 12:57 por xJoel »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Partição não aparece (Ubuntu 15.04)
« Resposta #12 Online: 07 de Maio de 2015, 12:53 »
Vamos uma coisa por vez, primeiro arrumar isso para aparecer o menu do boot (menu do grub).

Pelo que entendi invertendo no setup da máquina você consegue inicializar o Ubuntu, então estando nele faça:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/default/grub
Comente (colocar um # antes) essa linha:

#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0

Salvar e sair

Então execute:

Código: [Selecionar]
sudo update-grub
Reinicie o sistema e vamos ver se o menu do grub aparece.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline xJoel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Partição não aparece (Ubuntu 15.04)
« Resposta #13 Online: 07 de Maio de 2015, 13:06 »
O problema do boot foi solucionado, obrigado.
Esse erro interno que apareceu no ubuntu quando iniciei, dessa vez não foi apresentado.
O erro depois do boot, este de tela preta ainda esta sendo apresentado.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Partição não aparece (Ubuntu 15.04)
« Resposta #14 Online: 07 de Maio de 2015, 13:25 »
O que você está referindo de erro é a tela que diz:

0.57,,,, ACPI PCC probe failed
starting version 219
11.662... MPU-401 device not found or device busy

A primeira parte dele, que diz "ACPI PCC probe failed" é algo referente à mudança na versão 15.04 da inicialização do sistema agora usando o Systemd ao invés do Upstart.

Num dos computadores que tenho aqui também aparece a mesma mensagem.

Por enquanto não tem solução, mas também não interfere e não atrapalha em nada, apenas deixe assim, com o tempo eles corrigem isso.

Na segunda parte, MPU-401 etc, verifique se o sistema de som está funcionando corretamente ou se há alguma falha.

Talvez isso queira dizer que está sendo usada a mesma IRQ por dois dispositivos.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.