Autor Tópico: Instalando Ubuntu, dual boot, num disco que já tem duas partições  (Lida 2248 vezes)

Offline eclips0

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Olá pessoal.

Antes de azer esta pergunta, eu procurei no fórum, mas não encontrei nada que me ajudasse neste caso específico. Talvez por eu ser um iniciante no mundo Linux. É possível que um sujeito mais experiente soubesse generalizar as experiências dos outros posts para resolver este problema.

O meu caso é o seguinte.

Tenho um notebook Dell Inspiron 14R, que veio com Windows 7. Eu dividi o disco (de 1TB) em duas partições, uma para o SO e uma outra chamada Dados, onde armazeno os meus dados.

Semana passada, o notebook passou a apresentar problemas para inicializar o windows. Aparecia uma tela em que eu podia selecionar "Iniciar normalmente" ou "restaurar windows". Se escolho iniciar normalmente, aparece a tela de carregamento do windows e, quando ele deveria exibir o desktop, aparece uma tela azul muito rapidamente, e a máquina reinicia, e caio novamente na tela com as duas opções. Se escolho a opção de restaurar, aparece uma tela de carregamento e sou levado para uma tela com o wallpaper original do windows 7, mas não aparece mais nada além do ponteiro do mouse. Não consigo fazer nada na tela. Tentei usar disco de restauração para restaurar o windows e nada.

Enquanto não consigo resolver esse problema, eu fiz um pendrive bootável com o Ubuntu 14.04.2 LTS e estou usando ele via pendrive.

Mas agora estou querendo instalá-lo efetivamente na máquina e queria azer uma máquina dual boot (porque ainda pretende resolver o problema do windows).

Cheguei a iniciar o processo de instalação, mas eu fiquei confuso na parte em que o instalador pede para configurar a partição. Eu não entendi de qual das minhas partições ele pretendia gerar novas partições.

Alguém tem alguma dica sobre como faço a instalação quando tenho esse caso em que já possuo duas partições? Lembrando que a partição Dados tem meus dados, que não gostaria de perder.

Agradeço desde já pela atenção.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Instalando Ubuntu, dual boot, num disco que já tem duas partições
« Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2015, 01:13 »
Um backup dos seus arquivos pessoais (fotos, documentos, textos, artigos autorais, etc) é essencial quando se faz particionamento e mesmo instalação de um novo sistema operacional. Um descuido, ainda que por simples e momentânea desatenção e seus arquivos estarão perdidos.

Faça um backup dos seus arquivos para um pendrive, para um dvdroom, para um outro computador disponível em rede ou ainda para os serviços online gratuitos disponíveis (in cloud, nas nuvens), tais como OneDrive da Microsoft, Driver do Google,  Adrive, etc, existem vários deles.

É altamente não recomendado e temerário seguir adiante sem a existência de um backup externo seguro!
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Instalando Ubuntu, dual boot, num disco que já tem duas partições
« Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2015, 01:14 »
Isso posto, supondo resolvida a questão essencial do backup, vamos ao tema propriamente dito.

A situação ideal é que você primeiramente corrija o Windows para depois instalar o Ubuntu, isso porque o Win grava na área de MBR do disco e se instalado depois irá destruir o menu de inicialização do Ubuntu. Não que não seja possível recuperar o Grub, é sim possível, mas enfim, não é o procedimento ideal, que é primeiro Windows, depois Ubuntu.

Mas há ainda um outro problema, porque será necessário redimensionar essa partição onde está o Windows, abrindo um espaço e criando nela uma outra partição onde deverá colocar o Ubuntu.

Como se trata da partição que está o Windows esse redimensionamento deve ser feito pelo próprio Windows, usando o utilitário de Gerenciamento de Disco dele próprio. Acontece que seu Windows não está funcionando, então ou você:

1) Recupera o seu Windows primeiro e com ele redimensiona a partição, criando um espaço não alocado onde criará uma outra partição para o Ubuntu;

Nota: fazer o redimensionamento da partição ntfs onde está o Windows usando o GParted NÃO é uma opção, pois muito possivelmente irá destruir o Windows instalado.


2) Manda pro espaço o seu Windows instalado (vai perder mesmo e depois precisará reinstalar) usando o live-pendrive (GParted) faz o redimensionamento criando uma partição em ntfs no início para depois nela instalar o Windows e um outra partição em ext4 onde instalará o Ubuntu. Nesse caso, como dito, quando instalar o Windows vai ficar sem boot para o Ubuntu e precisará recuperar o menu do Grub.

Há ainda uma questão de quantidade de partições possíveis, o que depende do setup da sua máquina, se ainda BIOS convencional, onde são possíveis 4 partições primárias ou 3 primárias e uma estendida, onde se criam as partições lógicas, ou se UEFI, onde então não haverá essa limitação.

Você não pode fazer a instalação do Ubuntu automática deixando-o tomar o disco todo, pois isso iria por a perder a partição com os seus dados. Deve, portanto, quando da instalação usar a opção Avançado e escolher manualmente onde instalar.

Para que se tenha uma ideia melhor do que tem aí no seu computador e mesmo para que o Fórum possa melhor orientá-lo, subindo o sistema por um live-iso (pendrive ou dvdroom) execute os seguintes comandos e cole aqui o resultado:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
(sinal de hífen mais letra ele no final do comando acima)

Código: [Selecionar]
sudo parted -l
(idem)

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.