Autor Tópico: Posso criar uma particao /usr e compartilha-la com mais de uma distro?  (Lida 6967 vezes)

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Pretendo instalar mais de uma distro no meu HD.

Penso em criar as  particoes na seguinte ordem:

Primarias
- /boot (300MB ext3)
- swap (4GB)
Pt. Extendida
- particao vaga para instalar as distros (/) (100GB, ext3)
- pretendo colocar a particao /usr aqui (30GB, ext4)
- /home (ext4)

Quero saber se a particao /usr vai funcionar igual a /home, pois em todas as distros pretendo ter o mesmo usuario.
« Última modificação: 18 de Maio de 2015, 16:51 por juarezfranco »
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Posso compartilhar a particao user com mais de uma distro?
« Resposta #1 Online: 17 de Maio de 2015, 07:08 »
Tive alguns problemas na inicialização, mudança de temas, não consegui fazer login.

Eu achei isso no site do redhat
Citar
Não coloque o Root e /usr em uma partição separada
Se o /usr não estiver em um sistema de arquivo separado de /, o processo de inicialização se tornará mais complexo porque /usr contém componentes críticos ao boot. Em alguns sistemas (por exemplo, aqueles com armazenamento iSCSI) o processo de inicialização não acontecerá.

Bom, pelo visto essa idéia não deu certo.
Minhas partições ficaram da seguinte maneira agora:

Primarias
- /boot (300MB ext3)
- /swap (4GB)
Pt. Extendida
- /xubuntu (20GB, ext3)
- /Ubuntu (15GB, ext3)
- espaço vago para outros sistemas
- /home (ext4)
« Última modificação: 18 de Maio de 2015, 16:52 por juarezfranco »
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Posso compartilhar a particao user com mais de uma distro?
« Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2015, 11:18 »
Creio que é não é uma boa ideia usar o mesmo nome de usuário, pois todos os arquivos de configurações de todos os programas, ambientes gráficos e tudo mais, ficarão misturados numa bagunça só.

Basta usar a mesmo partição /home para todas as distros (tomando cuidado para não formatá-la em uma nova instalação), porém usar nomes de usuários diferentes. Assim, dentro da partição /home, haverá várias pastas de usuários com os nomes que você escolheu. Se quiser usar os mesmo arquivos pessoais para todas elas, você pode criar links simbólicos dentro de cada pasta de usuário apontando para um mesmo local, observando se não terá problemas com permissões.

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Posso compartilhar a particao user com mais de uma distro?
« Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2015, 15:07 »
Creio que é não é uma boa ideia usar o mesmo nome de usuário, pois todos os arquivos de configurações de todos os programas, ambientes gráficos e tudo mais, ficarão misturados numa bagunça só.

Basta usar a mesmo partição /home para todas as distros (tomando cuidado para não formatá-la em uma nova instalação), porém usar nomes de usuários diferentes. Assim, dentro da partição /home, haverá várias pastas de usuários com os nomes que você escolheu. Se quiser usar os mesmo arquivos pessoais para todas elas, você pode criar links simbólicos dentro de cada pasta de usuário apontando para um mesmo local, observando se não terá problemas com permissões.

Enquanto a isso nunca tive problema, e é exatamente isso que preciso, que as configurações dos programas valem tanto para distro x quanto para y. Acho até bom. Sempre que instalo uma distro, todas minhas configurações ja estão do jeito q preciso, exemplo firefox com meus favoritos, se eu mudo alguma coisa no outro sistema vai mudar tbm. Isso é mt bom.
Claro que unifico a conta de usuário apenas para distros derivadas do ubuntu (xubuntu, lubuntu, elementary os, etc), ainda não tive boa recepção em usar outras distros (fedora, debian, mint, etc) ai ja nao posso confirmar se é valido unificar a conta de usuarios. De qualquer forma obrigado pela preocupação.

Em relação a minha dúvida, eu estava vendo que a pasta usr estava ocupando muito espaço, então pensei em unificar ela para todas as distros, vi que não foi uma boa idéia. Mas valeu tentar.
« Última modificação: 18 de Maio de 2015, 15:18 por juarezfranco »
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Posso compartilhar a particao user com mais de uma distro?
« Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2015, 15:36 »
Você tentou compartilhar a /usr? Achei que fosse a /home.

Outra coisa, sobre esse particionamento, não ficou faltando mais uma partição para a /usr? Pois assim como a /home, se você quer compartilhá-la, deveria ficar separada da / também.

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Posso compartilhar a particao user com mais de uma distro?
« Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2015, 15:43 »
Você tentou compartilhar a /usr? Achei que fosse a /home.

Outra coisa, sobre esse particionamento, não ficou faltando mais uma partição para a /usr? Pois assim como a /home, se você quer compartilhá-la, deveria ficar separada da / também.

Isso tentei compartilhar a partição /usr, a home eu ja compartilhava para todas as distro com o  mesmo usuário.

a raíz (/) é separada, eu deixei na descrição olha la
- particao vaga para instalar as distros (100GB, ext3) =>significa raíz /
« Última modificação: 18 de Maio de 2015, 15:46 por juarezfranco »
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Posso compartilhar a particao /usr com mais de uma distro?
« Resposta #6 Online: 18 de Maio de 2015, 15:54 »
Mas a raiz tem que ser separada mesmo. Minha dúvida é: e a /usr? Se você não criar uma outra partição, ela vai ficar como uma pasta dentro da / e, assim, cada distro vai ter sua própria /usr. Mas se eu entendi, você quer uma mesma partição em todas distros para ser montada na /usr. O mesmo que acontece com a sua /home, não?

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Posso compartilhar a particao /usr com mais de uma distro?
« Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2015, 16:01 »
No post #2, parece que você colocou um esquema de particionamento diferente do #1. O primeiro que deve ser o correto mesmo, já era o que você estava tentando fazer? Eu fiz confusão aqui, foi mal.
« Última modificação: 18 de Maio de 2015, 16:04 por Anderson_Coelho »

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Posso compartilhar a particao /usr com mais de uma distro?
« Resposta #8 Online: 18 de Maio de 2015, 16:43 »
No post #2, parece que você colocou um esquema de particionamento diferente do #1. O primeiro que deve ser o correto mesmo, já era o que você estava tentando fazer? Eu fiz confusão aqui, foi mal.

O #1 deu errado, esse não pode:
Citar
Primarias
- /boot (300MB ext3)
- swap (4GB)
Pt. Extendida
- particao vaga para instalar as distros (/) (100GB, ext3)
- pretendo colocar a particao /usr aqui (30GB, ext4)
- /home (ext4)


o /usr não pode ser compartilhado com outras distros, o correto é o /usr ficar  na mesma partição da  raíz /
ou seja cada distro ter seu /usr ao contrario doq eu pretendia fazer.
« Última modificação: 18 de Maio de 2015, 16:45 por juarezfranco »
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Posso compartilhar a particao /usr com mais de uma distro?
« Resposta #9 Online: 18 de Maio de 2015, 16:47 »
Mas a raiz tem que ser separada mesmo. Minha dúvida é: e a /usr? Se você não criar uma outra partição, ela vai ficar como uma pasta dentro da / e, assim, cada distro vai ter sua própria /usr. Mas se eu entendi, você quer uma mesma partição em todas distros para ser montada na /usr. O mesmo que acontece com a sua /home, não?

Isso eu pretendia fazer isso, mas não foi bem sucedido rsrsr. Eu pensava em compartilhar a /usr pois ela ocupava mt espaço, e eu achava que ela tinha apenas arquivos do usuário igual o home. Mas me enganei.

Só pra finalizar, a /usr deve ficar na mesma partição da raíz /, caso contrario estara correndo risco.
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Posso criar uma particao /usr e compartilha-la com mais de uma distro?
« Resposta #10 Online: 18 de Maio de 2015, 18:11 »
Anderson, seria melhor se você lesse com atenção os posts, pois isso foi uma confusão danada :D
« Última modificação: 18 de Maio de 2015, 18:12 por Renan Rischiotto »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Posso criar uma particao /usr e compartilha-la com mais de uma distro?
« Resposta #11 Online: 18 de Maio de 2015, 18:12 »
Enfim, não recomendo a /home separada, já tive problemas com isso, e já vi usuário avançado não recomendando. Lembro que quando eu deixei a /home separada, e o Unity bugou, vim pedir ajuda no fórum, tinha gente falando que era pra excluir todos os arquivos ocultos da pasta pessoal antes de fazer isso e não sei o quê...

Ou seja, gambiarra rsrs. Não gosto de gambiarras, por isso deixo tudo junto.
« Última modificação: 18 de Maio de 2015, 18:15 por Renan Rischiotto »

Offline JuarezFranco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 186
  • Seja livre, use ... o que vc quiser :-)
    • Ver perfil
Re: Posso criar uma particao /usr e compartilha-la com mais de uma distro?
« Resposta #12 Online: 18 de Maio de 2015, 19:01 »
Enfim, não recomendo a /home separada, já tive problemas com isso, e já vi usuário avançado não recomendando. Lembro que quando eu deixei a /home separada, e o Unity bugou, vim pedir ajuda no fórum, tinha gente falando que era pra excluir todos os arquivos ocultos da pasta pessoal antes de fazer isso e não sei o quê...

Ou seja, gambiarra rsrs. Não gosto de gambiarras, por isso deixo tudo junto.

Obrigado pela preocupação. Se der problema aqui, eu aviso aqui neste tópico, por enquanto compartilho o usuário da partição /home.
Vlw.
« Última modificação: 18 de Maio de 2015, 19:04 por juarezfranco »
"Riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais." - Bob Marley

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Posso criar uma particao /usr e compartilha-la com mais de uma distro?
« Resposta #13 Online: 18 de Maio de 2015, 20:51 »
Complementando aqui. Apenas /usr/local e /home podem ser compartilhados. A pasta /usr não.

Leia mais (inglês): http://unix.stackexchange.com/questions/101589/what-directories-can-be-shared-between-distros
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Posso criar uma particao /usr e compartilha-la com mais de uma distro?
« Resposta #14 Online: 19 de Maio de 2015, 09:37 »
Enfim, não recomendo a /home separada, já tive problemas com isso, e já vi usuário avançado não recomendando. Lembro que quando eu deixei a /home separada, e o Unity bugou, vim pedir ajuda no fórum, tinha gente falando que era pra excluir todos os arquivos ocultos da pasta pessoal antes de fazer isso e não sei o quê...

Ou seja, gambiarra rsrs. Não gosto de gambiarras, por isso deixo tudo junto.

Linux é bom mesmo. Sempre fica com a cara do freguês.
Eu gosto da minha HOME separadíssima do resto do sistema.
Fazia isto quando usava o Windows 9X/XP.
E no Linux então nem se fala.
Problemas podem acontecer, como por exemplo: A partição HOME não ser montada e o ambiente gráfico não abrir pros usuários, mas é só passar um fsck na partição e monta-la depois.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049