Autor Tópico: Windows Boot Manager "engolindo" o Grub  (Lida 19368 vezes)

Advanced-S17

  • Visitante
Re:Windows Boot Manager "engolindo" o Grub
« Resposta #15 Online: 03 de Junho de 2015, 09:42 »
Tem algumas alternativas pra "tentar" fazer isso não ocorrer mais, mas o que deu certo pra mim foi o que citei. Veja esse site português, http://pplware.sapo.pt/truques-dicas/livre-se-da-particao-system-reserved-do-windows/ Não tentei isso, pq não tive interesse, nem tempo, acho que tem 50% de chance, pra dar certo, mas acho perda de tempo, se pode simplificar o processo. Quando puder tentarei isso, só pra saber se funciona, depois dessa etapa, teria que instalar o GRUB, novamente.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Windows Boot Manager "engolindo" o Grub
« Resposta #16 Online: 03 de Junho de 2015, 11:38 »
Citar
Como eu faria para visualizar esse conteúdo?

Desculpe não ter detalhado o procedimento, como você disse que é graduando em TI imaginei que já tivesse familiarizado com o Linux, já tivesse levantado vôo, o que certamente é apenas uma questão de tempo, então simplifiquei.

Se o caso, isso aqui pode rapidamente te ajudar a se familiarizar com o básico do básico:


Terminal(console)

http://wiki.ubuntu-br.org/Terminal

ComandosBásicos

http://wiki.ubuntu-br.org/ComandosBasicos

Já já você estará tirando tudo isso de letra. :-)

Isso é como jogar futebol ou volley, precisa conhecer os fundamentos, sobremodo quem como você, ora graduando e que está se preparando para ser um futuro profissional de TI e especialmente quem pretende trabalhar com redes precisa ser 'fera' em Linux.

Assim, siga adiante expandindo o conhecimento, existem vários tópicos aqui no Fórum fazendo boas indicações de leitura de material útil, por exemplo:

Que referências devo ler sobre Linux? (Aprendendo)

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,105260.msg580167.html#msg580167

Ou ainda:

Dicas para iniciantes

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,168.0.html

editando (12:45):

Mais adiante, ultrapassado o básico, veja também:

Livros, Guias, Textos, Artigos, Vídeos e Dicas sobre LPI

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,107944.0.html

« Última modificação: 03 de Junho de 2015, 12:48 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Windows Boot Manager "engolindo" o Grub
« Resposta #17 Online: 03 de Junho de 2015, 11:39 »
Mas vamos adiante, o que queremos ver no seu sistema é dentro da partição sda2, que aí corresponde à EFI System Partition (ESP) conforme os comandos anteriores demonstraram:

/dev/sda2     616448    821247    204800  100M EFI System

2      316MB   420MB   105MB   fat32        EFI system partition          boot, esp

Não me ficou muito claro se você está conseguindo subir o Ubuntu instalado no sistema usando o bootloader do setup ou se consegue apenas através de um live-pendrive.

É necessário montar a partição para poder usá-la e ver o que há dentro dela.

Bem, em todo caso quando sobe o sistema, seja de uma forma ou de outra, na barra lateral esquerda do Ubuntu-Unity aparecem os ícones dos discos do sistema, localize o disco que corresponde à partição sda2 EFI System Partition e click sobre ele que irá montar e será possível constatar até visualmente pelo gerenciador de arquivos 'Nautilis' o que há dentro dele.

Quando um disco é montado dentro do padrão do Ubuntu ele é montado dentro do diretório /media/user onde o user é o nome_de_usuário.

Por exemplo, se seu nome de usuário hipoteticamente for eduborgess, então será montado dentro de /media/eduborgess/uuid_da_partição.  Se subiu o sistema pelo live-pendrive o nome de usuário, o user, será ubuntu, então estará montado dentro do diretório /media/ubuntu/uuid_da_partição.

Um exemplo para ilustrar subindo pelo live-pendrive:

ubuntu@ubuntu:/media/ubuntu/282da617-eaf2-44d1-bbc4-b4fc5597d5c5$

Abra uma janela do Terminal (teclas Ctrl Alt T usadas simultaneamente) e navegue para dentro do disco montado usando o comando cd (change directory), portanto:

cd /media/seu_usuário/uuid

no exemplo acima:

cd /media/ubuntu/282da617-eaf2-44d1-bbc4-b4fc5597d5c5$

Isso irá colocá-lo dentro do raiz da partição.

Uma dica para navegar pelo diretórios usando o comando cd: use a tecla TAB para completar nomes de diretórios longos. No exemplo acima o uuid é um número enorme, difícil de digitar sem erros, então digite apenas os primeiros dígitos 282... e use a tecla TAB para completar o resto, assim fica bastante fácil.

Quando quiser retornar passa à passo na navegação dos diretórios pelo modo linha de comando, use cd .. (cd espaço ponto ponto)

No modo texto, linha de comando, quando quiser ver onde você está, use o comando pwd, ele irá retornar a posição que você está na árvore do filesystem.

Supondo que esteja dentro da partição que queremos ver, use o comando ls para ver o conteúdo. O comando ls corresponde à "listar", equivale ao dir do Windows. Também pode usar as variantes:

ls
ls -a
ls -l
 
Todos eles irão mostrar detalhes diferentes do conteúdo do diretório em que você se encontra.

Como já dito, o que estamos procurando é um ubuntu .efi binário dentro da ESP.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Windows Boot Manager "engolindo" o Grub
« Resposta #18 Online: 03 de Junho de 2015, 11:42 »
Caso por alguma razão não esteja conseguindo montar a partição pelo modo gráfico conforme esplanado no tópico anterior, então é necessário montá-la manualmente, usando a linha de comando (command line, cmdline).

Para entender melhor, a sintaxe geral de montagem de um dispositivo é:

mount alguma_coisa algum_lugar

Nessa ideia geral o alguma coisa é o dispositivo que se quer montar, o "algum_lugar" (um diretório) precisa existir previamente. Pode se acrescer tipo de filesystem e outros detalhes, mas o conceito geral é esse.

No caso, vamos supor que quero montar a partição sda2 dentro de um diretório que vou criar dentro do diretório já existente /media Também poderia montar direto sem criar nada, mas vamos criar um outro diretório para melhor organização e exemplificar).

criando o ponto de montagem:

Código: [Selecionar]
cd /media  --> isso o coloca dentro do diretório /media

Código: [Selecionar]
sudo mkdir montaki ~> cria o diretório do ponto de montagem. pode ser qualquer nome que queira

Código: [Selecionar]
sudo mount /dev/sda2 /media/montaki --> fazendo a montagem

Por vezes será necessário especificar o tipo de arquivo do filesystem que se quer montar, pelo que se usa o parâmetro -t (type):

Código: [Selecionar]
sudo mount /dev/sda2 -t fat32 /media/montaki --> fazendo a montagem indicando o tipo de arquivos

Para desmontar:

Código: [Selecionar]
sudo umount /media/montaki
« Última modificação: 03 de Junho de 2015, 11:45 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline eduborgess

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re:Windows Boot Manager "engolindo" o Grub
« Resposta #19 Online: 04 de Junho de 2015, 01:30 »
Caso por alguma razão não esteja conseguindo montar a partição pelo modo gráfico conforme esplanado no tópico anterior, então é necessário montá-la manualmente, usando a linha de comando (command line, cmdline).

Para entender melhor, a sintaxe geral de montagem de um dispositivo é:

mount alguma_coisa algum_lugar

...

Para desmontar:

Código: [Selecionar]
sudo umount /media/montaki

Primeiramente obrigado pelas respostas.
Eu sou sim, de fato graduando em TI e tambem ja tenho nocao dos coceitos e comandos basicos no Linux.
Eu nao atentei para o fato de a EFI ser uma particao, mas vamos la.

Carreguei o Ubuntu Live pelo pen drive e fiz o procedimento.
Como ela nao "aparece" no modo grafico eu montei pelo terminal e ficou dessa forma:
Código: [Selecionar]
ubuntu@ubuntu:~$ sudo mount /dev/sda2 ~/Montagem/
ubuntu@ubuntu:~$ ls -lh Montagem/
total 53K
drwxr-xr-x 4 root root 1,0K Mai 26 03:38 boot-sav
drwxr-xr-x 5 root root 1,0K Mai 10 04:37 EFI
-rwxr-xr-x 1 root root  50K Jan  1  1980 FSCK0000.REC
-rwxr-xr-x 1 root root 1,0K Jan  1  1980 FSCK0001.REC
« Última modificação: 04 de Junho de 2015, 01:34 por eduborgess »
Dell Inspirion 14-3437 | Intel Core i5 | 8GB DDR3 1600Mhz | SSD PNY 240GB | GeForce™ 730M
PC - Intel Core i5-3570K | ASRock Z77 Extreme4 | 8GB DDR3 2000MHz | AMD Radeon HD 7970 | SSD Samsung 840 120GB | Corsair H60i | Seasonic X-660
iPhone 6 1

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Windows Boot Manager "engolindo" o Grub
« Resposta #20 Online: 05 de Junho de 2015, 23:52 »
Veja esse tópico e nele observe especialmente o quanto consta das Considerações Finais.

Dual boot do Ubuntu e Windows 8 em notebooks fabricados após 2011

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115894.0.html

"Por fim, concluída a instalação do Windows 8 e do Ubuntu, com UEFI, Secure Boot e FastBoot ativados e a função fast startup do Windows desativada, se o grub foi instalado corretamente na partição /boot, a primeira opção de unidade UEFI da BIOS será carregada com êxito. Se estiver marcado ubuntu, vai aparecer o menu do grub, se não, o Windows será iniciado automaticamente."

Mas não deixe de ver o tópico como um todo.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline eduborgess

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re:Windows Boot Manager "engolindo" o Grub
« Resposta #21 Online: 12 de Junho de 2015, 10:34 »
Veja esse tópico e nele observe especialmente o quanto consta das Considerações Finais.

Dual boot do Ubuntu e Windows 8 em notebooks fabricados após 2011

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115894.0.html

"Por fim, concluída a instalação do Windows 8 e do Ubuntu, com UEFI, Secure Boot e FastBoot ativados e a função fast startup do Windows desativada, se o grub foi instalado corretamente na partição /boot, a primeira opção de unidade UEFI da BIOS será carregada com êxito. Se estiver marcado ubuntu, vai aparecer o menu do grub, se não, o Windows será iniciado automaticamente."

Mas não deixe de ver o tópico como um todo.

Eu pretendo refazer todas as instalações: Windows e Linux.
No meu caso, eu teria que obrigatoriamente criar uma partição separada e mandar montar o /boot nela?
Dell Inspirion 14-3437 | Intel Core i5 | 8GB DDR3 1600Mhz | SSD PNY 240GB | GeForce™ 730M
PC - Intel Core i5-3570K | ASRock Z77 Extreme4 | 8GB DDR3 2000MHz | AMD Radeon HD 7970 | SSD Samsung 840 120GB | Corsair H60i | Seasonic X-660
iPhone 6 1

Offline lcom23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re:Windows Boot Manager "engolindo" o Grub
« Resposta #22 Online: 17 de Junho de 2015, 18:36 »
Olá Eduborgess.
Acredito que como já colocado pelo Druida, teria que colocar o Grub na partição  /dev/sda2. Onde está o EFI System.
Uma dica importante: Na instalação do Ubuntu, se você usar o particionamento manual ("Something else"), a diferença é que você terá que definir o / boot / efi ponto de montagem para a partição UEFI.
« Última modificação: 17 de Junho de 2015, 18:58 por lcom23 »
>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram

Offline eduborgess

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re:Windows Boot Manager "engolindo" o Grub
« Resposta #23 Online: 18 de Junho de 2015, 03:06 »
Olá Eduborgess.
Acredito que como já colocado pelo Druida, teria que colocar o Grub na partição  /dev/sda2. Onde está o EFI System.
Uma dica importante: Na instalação do Ubuntu, se você usar o particionamento manual ("Something else"), a diferença é que você terá que definir o / boot / efi ponto de montagem para a partição UEFI.

Entendi. Vou fazer uma nova instalação, dessa vez alterando a sda2, colocando como ponto de montagem do /boot/
Posto o resultado.
Dell Inspirion 14-3437 | Intel Core i5 | 8GB DDR3 1600Mhz | SSD PNY 240GB | GeForce™ 730M
PC - Intel Core i5-3570K | ASRock Z77 Extreme4 | 8GB DDR3 2000MHz | AMD Radeon HD 7970 | SSD Samsung 840 120GB | Corsair H60i | Seasonic X-660
iPhone 6 1

Offline lcom23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re:Windows Boot Manager "engolindo" o Grub
« Resposta #24 Online: 18 de Junho de 2015, 11:02 »
Ok eduborgess.
Posta sim para saber se vc conseguiu.
Segue um link da Comunidade Ubuntu que tem muitas informações.

https://help.ubuntu.com/community/UEFI

Abraços.
>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram

Offline eduborgess

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re:Windows Boot Manager "engolindo" o Grub
« Resposta #25 Online: 19 de Junho de 2015, 03:01 »
Ok eduborgess.
Posta sim para saber se vc conseguiu.
Segue um link da Comunidade Ubuntu que tem muitas informações.

https://help.ubuntu.com/community/UEFI

Abraços.

Infelizmente o resultado foi o mesmo.

- Dei boot pelo pen drive com Ubuntu 14.10 (Foto 1)
- Escolhi instalação avançada usando o sda2 para instalar o carregador de inicialização (Foto 2)
- Apos a instalação a opção de boot do setup ficou como Ubuntu e o grub carregou normalmente (Fotos 3 e 4)

Contanto que eu continue não entrando no Windows o grub carrega normalmente.

http://i339.photobucket.com/albums/n466/eduborgess/2015.06.18%20220903_zpskcp0sxil.jpg
http://i339.photobucket.com/albums/n466/eduborgess/2015.06.18%20221225_zpslledi1h9.jpg
http://i339.photobucket.com/albums/n466/eduborgess/2015.06.18%20222643_zpsdz8mvofr.jpg
http://i339.photobucket.com/albums/n466/eduborgess/2015.06.18%20223811_zpsrxpzlpgc.jpg
« Última modificação: 22 de Junho de 2015, 16:13 por platao »
Dell Inspirion 14-3437 | Intel Core i5 | 8GB DDR3 1600Mhz | SSD PNY 240GB | GeForce™ 730M
PC - Intel Core i5-3570K | ASRock Z77 Extreme4 | 8GB DDR3 2000MHz | AMD Radeon HD 7970 | SSD Samsung 840 120GB | Corsair H60i | Seasonic X-660
iPhone 6 1

Offline lcom23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re:Windows Boot Manager "engolindo" o Grub
« Resposta #26 Online: 19 de Junho de 2015, 12:41 »
Olá eduborgess.
Pelo menos você fez todos os procedimentos corretos de uma instalação Windows 8 + Ubuntu + UEFI.

Só falta agora solucionar essa parte e pelo jeito o Windows está subscrevendo o Grub, como já dito aqui no fórum e por enquanto não achei uma solução para essa parte.
Mas assim que conseguir uma novidade eu posto aqui.

Mas não desista.Abraços.
>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram

Offline lcom23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re:Windows Boot Manager "engolindo" o Grub
« Resposta #27 Online: 21 de Junho de 2015, 11:29 »
Eu dei uma pesquisada na net, e o único tutorial que achei foi esse do site Aprígio Simões.

http://www.aprigiosimoes.com.br/2012/11/22/uefi-dualboot-windows-8-com-ubuntu/

No final de todo o processo ele pede para usar o EasyBCD, como já citado aqui no tópico.
Eu não posso afirmar que vai dar certo, porque não posso fazer esse teste, já que não tenho Windows na minha máquina, já faz uns 5 anos que não uso Windows.
Mas espero que te ajude.
>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram

Offline lariuxi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re:Windows Boot Manager "engolindo" o Grub
« Resposta #28 Online: 21 de Junho de 2015, 18:56 »
tenho o win8.1 no acer aspire E1-572-BR591 instalado de fábrica e passsei pelo mesmo problema,   achei um método mais simples sem instalar nada.

1) voce cria uma partição no gerenciador de partições do win8.
-> clica com lado direito do mouse em meu computador ,  clica na opção gerenciar
-->na janela que vai abrir chamada de gerenciamento do computador
--> clica em gerenciamento de disco que está nba opção repositório
--> voce escolhe a partição maior e divide o tamanho que voce quer, lembre-se de anotar o numero da partição e tamanho, renomea esta partição para ubuntu.
--> faça o mesmo para partição swap, eu escolhi 2 gb o tamanho.

--> reinicie o notebook com o live cd,  se na hora não aparecer a partição como o nome ubuntu e swap, reinicie novamente e escolha a opção de experimentar o ubuntu, vá no gparted e formate as duas partições criadas no win8.
--> depois só instalar e escolher a opção avançada para instalar o ubuntu.

quando terminar o sistema vai aparecer só o win 8

--> voce entra no BIOS e escolhe a opção de boot que está com o nome ubuntu.

--> o menu vai ficar: ubuntu e win8 para escolher depois no grub

ok.

wellington

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re:Windows Boot Manager "engolindo" o Grub
« Resposta #29 Online: 22 de Junho de 2015, 15:37 »
Tem um detalhe.

Pelas imagens das telas, você selecionou /dev/sda2 para instalação do grub e a instalação do linux está em /dev/sda5.

Existem duas opções. 1. Você instala o Linux em partição única, /dev/sda5 e instala do grub nessa partição.
2. Você divide a instalação do linux em mais três partições, /dev/sda5(/boot), /dev/sda6(/) e /dev/sda7(/home), instalando o grub em /dev/sda5.

Do jeito que foi feito, você instalou sobre o gerenciador de inicialização do windows, em /dev/sda2

Quando o PC é ligado o UEFI se comunica com a partição EFI e elenca os sistemas instalados. Então, com cada gerenciador de inicialização instalado na partição (não na raiz), o sistema lê e percebe quais sistemas existem instalados.

No meu caso, para teste, instalei o grub na partição /boot, em EXT2, enquanto que o Windows Boot Manager ficou intacto. Com isso, defini no setup da BIOS qual é o sistema que prefiro (ubuntu) para gerenciar o boot.

No grub, se seleciono a opção windows, a máquina reinicia e arranca pelo windows boot manager.
« Última modificação: 22 de Junho de 2015, 15:45 por xluisfernando »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS