Autor Tópico: Windows Boot Manager "engolindo" o Grub  (Lida 19366 vezes)

Offline eduborgess

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re:Windows Boot Manager "engolindo" o Grub
« Resposta #30 Online: 23 de Junho de 2015, 00:38 »
Tem um detalhe.

Pelas imagens das telas, você selecionou /dev/sda2 para instalação do grub e a instalação do linux está em /dev/sda5.

Existem duas opções. 1. Você instala o Linux em partição única, /dev/sda5 e instala do grub nessa partição.
2. Você divide a instalação do linux em mais três partições, /dev/sda5(/boot), /dev/sda6(/) e /dev/sda7(/home), instalando o grub em /dev/sda5.

Do jeito que foi feito, você instalou sobre o gerenciador de inicialização do windows, em /dev/sda2

Quando o PC é ligado o UEFI se comunica com a partição EFI e elenca os sistemas instalados. Então, com cada gerenciador de inicialização instalado na partição (não na raiz), o sistema lê e percebe quais sistemas existem instalados.

No meu caso, para teste, instalei o grub na partição /boot, em EXT2, enquanto que o Windows Boot Manager ficou intacto. Com isso, defini no setup da BIOS qual é o sistema que prefiro (ubuntu) para gerenciar o boot.

No grub, se seleciono a opção windows, a máquina reinicia e arranca pelo windows boot manager.

Obrigado pelas respostas.

Tentei desta forma agora e infelizmente o resultado foi o mesmo. O engraçado é que estas são exatamente as mesmas versões de Windows 8.1 e Ubuntu 14.10 que eu instalei no meu notebook.

Dell Inspirion 14-3437 | Intel Core i5 | 8GB DDR3 1600Mhz | SSD PNY 240GB | GeForce™ 730M
PC - Intel Core i5-3570K | ASRock Z77 Extreme4 | 8GB DDR3 2000MHz | AMD Radeon HD 7970 | SSD Samsung 840 120GB | Corsair H60i | Seasonic X-660
iPhone 6 1

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re:Windows Boot Manager "engolindo" o Grub
« Resposta #31 Online: 24 de Junho de 2015, 17:20 »
Depois dessa última instalação, como ficou na BIOS? No meu caso, quando concluí, achei que tinha dado erro, até que acessei a BIOS, ativei as funções do UEFI e vi que na sequência de boot tinha o windows boot manager e o uefi ubuntu. Marquei o ubuntu como prioridade e então apareceu o grub
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline eduborgess

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re:Windows Boot Manager "engolindo" o Grub
« Resposta #32 Online: 27 de Junho de 2015, 19:23 »
Depois dessa última instalação, como ficou na BIOS? No meu caso, quando concluí, achei que tinha dado erro, até que acessei a BIOS, ativei as funções do UEFI e vi que na sequência de boot tinha o windows boot manager e o uefi ubuntu. Marquei o ubuntu como prioridade e então apareceu o grub

Então, depois da instalação a opção de boot que aparece é apenas "Ubuntu", e desde que eu continue iniciando pelo Ubuntu ela continua la.
A partir da primeira vez que eu escolher Windows ele some. É esse todo o problema.
Dell Inspirion 14-3437 | Intel Core i5 | 8GB DDR3 1600Mhz | SSD PNY 240GB | GeForce™ 730M
PC - Intel Core i5-3570K | ASRock Z77 Extreme4 | 8GB DDR3 2000MHz | AMD Radeon HD 7970 | SSD Samsung 840 120GB | Corsair H60i | Seasonic X-660
iPhone 6 1