Autor Tópico: Substituto do Delphi para Linux?  (Lida 2705 vezes)

Offline Millsian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Substituto do Delphi para Linux?
« Online: 17 de Junho de 2015, 14:19 »
Ola gente linda, sou novo aqui é como podem observar eu programo em delphi, no caso eu aprendi no ensino tecnico o problema e que desisti do windows e migrei para o linux pouco a pouco to pegando a "manha" mas uma coisa me deixou surpreso foi ler um topico de um blog diolinux se nao me engano e ele falou algo legal " o programador nao pode ficar preso as ferramentas" dai pensei qual seria um substituto para delphi no linux? no caso criar cadastros para escritorios e pequenas empresas com utilização a um tipo de banco de dados. no Windows eu teria n ferramentas e utilitários no linux nao sei como é. Alguém poderia dar uma dica? qual substituto perfeito? e um banco de dados que eu possa usar?
« Última modificação: 21 de Junho de 2015, 00:02 por Millsian »

Offline BenderPB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re:Substituto do Delphi para Linux?
« Resposta #1 Online: 17 de Junho de 2015, 14:28 »
Antigamente, mas antigamente, a Borland tinha o Kylix para o Linux. Mas pelo que sei foi descontinuado. Mas olhe o Lazarus que funciona com base no Free-Pascal. É uma IDE bem poderosa.

Offline Millsian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re:Substituto do Delphi para Linux?
« Resposta #2 Online: 17 de Junho de 2015, 14:31 »
Antigamente, mas antigamente, a Borland tinha o Kylix para o Linux. Mas pelo que sei foi descontinuado. Mas olhe o Lazarus que funciona com base no Free-Pascal. É uma IDE bem poderosa.
Você sabe se existe uma outra lingaguem que funcione no linux? nao precisa ser na base do Pascal queria aprender outras mesmo, pode ser java ou C no caso eu vou entrar na facul de ciencia da computação e quero me aprofundar na programação mas usando o linux

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Substituto do Delphi para Linux?
« Resposta #3 Online: 17 de Junho de 2015, 14:48 »
Aí depende. Existem centenas de linguagens que funcionam em Linux (e em outras plataformas).

Já que você quer respirar outros ares, pensando no mercado de trabalho, em recomendaria Java (principalmente pelas aplicações que podem ser criadas para smartphones) ou PHP (para desenvolvimento de aplicações web).

Ambas possuem ótimas IDEs para Linux.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Millsian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re:Substituto do Delphi para Linux?
« Resposta #4 Online: 20 de Junho de 2015, 23:10 »
Obrigado gente, e mais uma vez obrigado pelas dicas, pronto problema resolvido vou usar o delphi ( no caso a versão dele para ubuntu) e tambem ver as outras lingagues que o amiguinho falou aqui Java, PHP e outras. vlw :D