Autor Tópico: Ubuntu sumiu[Resolvido]  (Lida 4422 vezes)

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Ubuntu sumiu[Resolvido]
« Online: 31 de Julho de 2015, 14:16 »
Boa tarde,

Tenho um notebook particionado e depois que atualizei o windows para 8,1 não consegui mais acesso ao Ubuntu 15.04. Para acessar um SO ou outro tinha que entrar na Bios e alterar a forma de boot(CSM ou UEFI). Ontem atualizei o Windows para 10 e quando alterei o boot milagrosamente consegui abrir o grub para acesso ao Ubuntu. Como haviam atualizações a serem feitas, inclusive de kernel, a fiz e foi solicitado que reiniciasse a máquina; Agora não consigo acessar mais o ubuntu pois entra uma tela preta e o cursor fica piscando. Alguém poderia me ajudar ?

Grato,
« Última modificação: 03 de Agosto de 2015, 08:10 por Paulo Mourão »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu sumiu
« Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2015, 03:36 »
Citar
[...] entra uma tela preta e o cursor fica piscando

Tela preta e cursor piscando é tipicamente um problema com configuração da placa de vídeo ou pelo menos a primeira suspeita.

De qualquer forma para que seja possível fazer alguma coisa, reconfigurar algo, será necessário alcançar ao menos uma linha de comando.

Não ficou muito claro se está aparecendo ou não o menu do grub, que é a tela inicial onde se faz a escolha de qual sistema carregar. Existe acesso a tela do menu do grub ou não?

Caso o sistema esteja carregando direto e parando apenas na tela piscando, experimente mesmo com o cursor piscando acionar simultaneamente as teclas Ctrl Alt F1 para ver se dessa forma é possível alcançar ainda que seja o terminal puro (tty).

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Re:Ubuntu sumiu
« Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2015, 09:39 »
Bom dia,

Fica somente o cursor piscando, sem o grub. Tentarei como sugeriu e postarei o resultado.

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Re:Ubuntu sumiu
« Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2015, 10:40 »
Tentei mas não funcionou.

Creto

  • Visitante
Re:Ubuntu sumiu
« Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2015, 19:28 »
Olá,

Já tentou recuperar o grub do ubuntu?

T+

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu sumiu
« Resposta #5 Online: 02 de Agosto de 2015, 00:37 »
Da vez anterior que conversamos (no tópico 116711, de 03/04/2015) o seu sistema estava em modo Legacy, isto é, naquela ocasião você havia dito:

Citar
"No setup desabilitei o UEFI(disabled)."

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,116711.msg643024.html#msg643024

Desde então ainda permanece dessa forma?

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Re:Ubuntu sumiu
« Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2015, 08:43 »
Não, depois daquele evento voltou a funcionar e por um breve período tive dificuldades para abri-lo. Depois que atualizei o windows para o 10 voltou a funcionar e tinham diversas atualizações a serem feitas, quando atualizei e reiniciei a máquina e que isso ocorreu.
Infelizmente terei que permanecer com este problema por um bom tempo porque meu filho transferiu-se para outro estado para estudar e levou o notebook e só poderei verificar novamente quando estiver com ele mas agradeceria se pudesse orientar porque quero deixá-lo funcionando.
Meu filho era usuário do windows mas quando começou a usar o ubuntu se interessou e quero manter este interesse dele.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Ubuntu sumiu
« Resposta #7 Online: 02 de Agosto de 2015, 10:46 »
Entre em modo seguro no Ubuntu, selecione reparar disco e faça também uma limpeza do sistema.

Deve resolver

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Re:Ubuntu sumiu
« Resposta #8 Online: 02 de Agosto de 2015, 10:51 »
O problema é que o cursor fica piscando e não tenho a opção de digitar nada, somente reiniciar. Nesta situação há como ir para o kernel anterior ?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu sumiu
« Resposta #9 Online: 02 de Agosto de 2015, 15:36 »
Citar
[...] Infelizmente terei que permanecer com este problema por um bom tempo porque meu filho transferiu-se para outro estado para estudar e levou o notebook e só poderei verificar novamente quando estiver com ele  [...]

Pelo que consta seu computador é um notebook Samsung NP275E4E, que veio com o Windows 8 instalado e no qual você instalou o Ubuntu. O histórico desse Samsung é complicado, como você já teve oportunidade de verificar antes. As questões iniciais parecem solucionadas, mas sempre se fica com um pé atrás quando se fala de Samsung e UEFI.

Tela preta com cursor piscando e ausência da tela inicial do menu do Grub não são eventos comuns, apenas não deveriam estar acontecendo, o que recomenda olhar melhor a questão, entretanto, como já foi dito, é necessário que se tenha ao menos um prompt onde se possa trabalhar.

O caminho talvez passe mesmo por tentar recuperar o menu do grub (o boot-repair seria um primeiro caminho), que é a tela inicial onde se escolhe qual sistema subir, porém é interessante antes verificar algumas informações, o que fica impossível de fazer até que você tenha o equipamento de volta, pois algum feedback é essencial.

Creio que seja o caso de aguardar o retorno do equipamento para poder seguir adiante.

« Última modificação: 02 de Agosto de 2015, 15:38 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Re:Ubuntu sumiu
« Resposta #10 Online: 03 de Agosto de 2015, 08:09 »
O notebook é realmente o samsung NP275E4E. Fecharei este tópico até ter o aparelho de volta.
Por falar em samsung, tenho um outro notebook que também tem o ubuntu e ele simplesmente não liga de jeito nenhum. Fui a uma assistência autorizada e orçaram em R$ 800 + R$ 100 de mão de obra(um absurdo!!!). Acho que os problemas são realmente do fabricante.

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Re:Ubuntu sumiu[Resolvido]
« Resposta #11 Online: 12 de Agosto de 2015, 10:39 »
Bom dia,

Só para complementar o que informei no meu último comentário antes de fechar o assunto e para que todos atentem contra este problema que infelizmente é comum: "A autorizada Samsung que levei o notebook orçou em R$ 800 de material + R$ 100 de mão de obra para um notebook antigo. Semana passada passei numa loja que fica a 50 metros da minha casa e despretensiosamente pedi ao rapaz para verificar, já que não tinha nada a perder. Em 40 minutos ele me disse o que era e cobrou R$ 100 pelo serviço e o notebook está funcionando perfeitamente".

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re:Ubuntu sumiu[Resolvido]
« Resposta #12 Online: 12 de Agosto de 2015, 15:39 »
Bom dia,

Só para complementar o que informei no meu último comentário antes de fechar o assunto e para que todos atentem contra este problema que infelizmente é comum: "A autorizada Samsung que levei o notebook orçou em R$ 800 de material + R$ 100 de mão de obra para um notebook antigo. Semana passada passei numa loja que fica a 50 metros da minha casa e despretensiosamente pedi ao rapaz para verificar, já que não tinha nada a perder. Em 40 minutos ele me disse o que era e cobrou R$ 100 pelo serviço e o notebook está funcionando perfeitamente".

Seria importante informar qual era o problema, de forma que colegas que por acaso passem pelo mesmo problema saibam como resolvê-lo.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Re:Ubuntu sumiu[Resolvido]
« Resposta #13 Online: 12 de Agosto de 2015, 16:13 »
Segundo o técnico era somente o conector do carregador que precisava ser trocado(estava frouxo) e uma limpeza na placa que estava com sujeira que parecia chamuscado(o termo ao certo não lembro).

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re:Ubuntu sumiu[Resolvido]
« Resposta #14 Online: 12 de Agosto de 2015, 16:17 »
Segundo o técnico era somente o conector do carregador que precisava ser trocado(estava frouxo) e uma limpeza na placa que estava com sujeira que parecia chamuscado(o termo ao certo não lembro).

Perfeito.

Abraço.

"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog