Autor Tópico: Partição ntfs não monta depois de apagar SO de outra partição ntfs-RESOLVIDO.  (Lida 3453 vezes)

Offline CGraf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Olá,
Estou com um problema aqui que talvez possam ajudar me ensinando a usar a linha de comando nesse caso. Tenho um HD particionado em uma swap, duas partições ntfs ( uma com Windows- /dev/sda1 ) e outra, maior, ( /dev/sda7) para back up, e ainda duas menores (ext4 - /sda5 e /sda9 com /sd6 de /home) com uma distro Linux em cada uma. Nessa partição maior, ntfs, tenho alguns programas do Windows instalados, ao invés de instalar tudo no C. Resolvi apagar o Windows formatando a partição inicial do hd, onde ele estava, usando o Gparted e pedindo para formatar para ntfs.  Agora a outra partição maior ( que tem muitos arquivos importantes!) não quer montar quando tento montá-las em qualquer das duas distros linux. O aviso que recebo é esse:

Falha ao montar "Volume 210 GB".
Error mounting /dev/sda7 at /media/mozart/2E25762D65EE36B6: Command-line `mount -t "ntfs" -o "uhelper=udisks2,nodev,nosuid,uid=1000,gid=1000,dmask=0077,fmask=0177" "/dev/sda7" "/media/mozart/2E25762D65EE36B6"' exited with non-zero exit status 14: The disk contains an unclean file system (0, 0).
Metadata kept in Windows cache, refused to mount.
Failed to mount '/dev/sda7': Operation not permitted
The NTFS partition is in an unsafe state. Please resume and shutdown
Windows fully (no hibernation or fast restarting), or mount the volume
read-only with the 'ro' mount option.

Há como recuperar essa partição? Pelo que entendi, ainda há dados nela do Windows apagado que não permitem que seja montada, é isso? É possível voltar a montá-la, usando recursos do terminal, mas montar de modo que eu possa acessar normalmente os arquivos e não só como 'read-only'?
« Última modificação: 05 de Agosto de 2015, 16:02 por CGraf »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Partição ntfs não monta depois de apagar SO de outra partição ntfs
« Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2015, 14:40 »
O problema propriamente dito está aqui:


The disk contains an unclean file system

The NTFS partition is in an unsafe state


A solução já consta da própria mensagem de erro:

Please resume and shutdown Windows fully (no hibernation or fast restarting)

Isto é, o Windows precisa ser desligado de forma completa, não pode ser desligado usando a função de hibernar (porque fica num estado semi-ligado, incompleto o desligamento) e  a função de reínicio rápido (Fast Startup) não deve estar habilitada.

O caminho realmente seguro é reinstalar o sistema comercial em dual boot, iniciar o sistema por ele, aproveite para fazer uma verificação do disco usando a ferramenta própria daquele sistema operacional, possivelmente o chkdisk (ou scandisk, dependendo da versão do Windows), desabilite a função de hibernar e ainda a função de reinício rápido, então pode sair do sistema fazendo o desligamento completo e, aí sim, retorne ao Ubuntu.

Note que NTFS é um sistema de arquivos proprietário, não faz o menor sentido mantê-lo se de fato não haverá um sistema operacional Windows instalado.

Essa forma acima é a forma segura de resolver isso, entretanto, querendo e por sua própria conta e risco, também pode ir pela forma não segura.

O que nesse caso será feito é apagar o arquivo hiberfil.sys na partição ntfs.

Note que nesse caso poderá estar havendo ***perda definitiva de dados***, pois pode existir diferenças entre o que está gravado no filesystem ntfs e no arquivo hiverfil.sys, no momento em que você desligou a máquina sem usar o desligamento completo.

Para que isso seja possível você deverá usar a opção remove_hiberfile junto ao ntfs-3g.

remove_hiberfile
              Unlike  in  case  of  read-only  mount,  the read-write mount is
              denied if the NTFS volume is hibernated.  One  needs  either  to
              resume  Windows  and  shutdown  it  properly, or use this option
              which will remove the Windows  hibernation  file.  Please  note,
              this  means  that  the  saved Windows session will be completely
              lost. Use this option under your own responsibility.


Novamente, o uso dessa opção pode acarretar perda definitiva de dados, é por sua conta e risco!

« Última modificação: 04 de Agosto de 2015, 14:42 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline CGraf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re:Partição ntfs não monta depois de apagar SO de outra partição ntfs
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2015, 15:51 »
Valeu. druidaobelix,
Vou seguir pelo meio mais seguro para tentar acessar novamente a outra partição ntfs e fazer back up de todos os dados importantes de lá. Depois disso, qual seria a sugestão que me daria para retirar novamente o SO proprietário, deixar as duas distros quietas lá e aproveitar a partição maior para back up? Se eu formatá-la como ext4 e deixá-la sem nenhum sistema os sistemas que tenho instalados conseguirão acessá-la para leitura e gravação?
Obrigado.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Partição ntfs não monta depois de apagar SO de outra partição ntfs
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2015, 18:11 »
Se não há Windows no sistema não há porque ter partição ntfs.
Deixe tudo em ext4 que é um formato nativo do Linux.
Partições em ext4 serão plenamente (rw = read write) acessíveis aos Linux instalados.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline CGraf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re:Partição ntfs não monta depois de apagar SO de outra partição ntfs
« Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2015, 19:00 »
Obrigado!
Assim que resolver, posto o resultado aqui, fechando o tópico.

Offline CGraf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
REsolvido! Sistema proprietário reinstalado e a outra partição ntfs acessada normalmente.