Autor Tópico: Fazendo uma imagem ISO do meu sistema  (Lida 4002 vezes)

Offline poncianocaio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Fazendo uma imagem ISO do meu sistema
« Online: 07 de Agosto de 2015, 09:01 »
Instalei a versão do kubuntu no meu computador no trabalho e tive que mudar algumas coisas comi idioma de alguns programas e instalar outras o problema é que terei de fazer isso com mais 40 computadores e se eu for baixar todos os pacotes que instalei iria demorar muito ai vem a minha pergunta teria como fazer uma imagens ISO do meu sistema com todas as modificações que fiz???

MatheusWillder

  • Visitante
Re:Fazendo uma imagem ISO do meu sistema
« Resposta #1 Online: 07 de Agosto de 2015, 09:50 »
Bom dia,

Bem, primeiro de tudo, a resposta mais simples e direta para o "tem como?", é sim. Tem.

Agora depende de como você vai fazer. Ao meu ver, há duas formas. A primeira, seria criar uma ISO personalizada. Você pode instalar nela os pacotes que precisar, mudar o papel de parede, modificar...

Não posso lhe dizer exatamente como se faz, porque nunca fiz. Mas tenho certeza que pesquisando você vai achar.

Outro meio seria criar uma imagem da partição do sistema, e bastaria restaurar essa imagem nos outros computadores. Fiz isso no meu computador, instalei o sistema (Debian) em uma partição pequena (16GB), configurei tudo, instalei o que queria... por fim, criei a imagem da partição. Agora, posso instalar todo tipo de tranqueira, que quando eu quiser apagar, basta restaurar a imagem. Ah, e ainda compactei, os 16GB tornaram-se menos de 4GB, cabe em um DVD para levar para onde quiser. ;)

Bem, eu realmente acho que a melhor opção seria a primeira, pois uma imagem de uma partição tem o tamanho exato da partição, a menos que você use algum software de backup de partição com compactação, achei alguns, mas não gostei de nenhum. Além disso, você ainda teria que instalar o grub manualmente (pois a MBR não faz parte da imagem). E uma imagem de 16GB ou mais pode demorar para ser escrita em computadores mais simples...

Tente ver se a primeira opção é viável para você, se você consegue fazer e se o resultado é satisfatório. Caso não seja, acho que você deveria tentar fazer a segunda usando um software de backup com compactação, acho que seria interessante fazer uma imagem do HD inteiro (com MBR e tudo), pode demorar muito para fazer, mas para restaurar deve ser rápido. Eu acho.

Espero ter ajudado!
Boa sorte! :D

MatheusWillder

  • Visitante
Re:Fazendo uma imagem ISO do meu sistema
« Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2015, 09:58 »
Agora que notei, a seção "Dicas e Truques não deve ser usada para dúvidas, vou pedir para um Moderador mover o tópico (se ele achar que deve...).

Para dúvidas, use as outras seções do fórum.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Fazendo uma imagem ISO do meu sistema
« Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2015, 15:41 »
Tem o Remaster GTK, um fork do descontinuado Remastersys.

Mas também não sei como anda esse projeto, então o que eu recomendaria mesmo é isso, da comunidade oficial do Ubuntu:

https://help.ubuntu.com/community/LiveCDCustomization

Observe que é um artigo longo e que faz uso extenso do terminal, mas pelo que entendi, é possível fazer a mesma coisa com o Ubuntu Customization Kit, cujo download está linkado nesse artigo. Confesso que nunca fiz algo do tipo, mas lendo por cima algumas notas, esse método é antigo porém foi testado no Ubuntu 14.04.

OBS: sobre o Remaster GTK, achei no VoL um cara que conseguiu usar esse programa, apresentando um falha apenas em uma máquina (porém o processo não é descrito):
http://www.vivaolinux.com.br/topico/Ubuntu-e-Kubuntu/Remaster-de-Ubuntu-paraliza-na-instalacao

Offline poncianocaio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Fazendo uma imagem ISO do meu sistema
« Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2015, 10:30 »
Bom dia,

Bem, primeiro de tudo, a resposta mais simples e direta para o "tem como?", é sim. Tem.

Agora depende de como você vai fazer. Ao meu ver, há duas formas. A primeira, seria criar uma ISO personalizada. Você pode instalar nela os pacotes que precisar, mudar o papel de parede, modificar...

Não posso lhe dizer exatamente como se faz, porque nunca fiz. Mas tenho certeza que pesquisando você vai achar.

Outro meio seria criar uma imagem da partição do sistema, e bastaria restaurar essa imagem nos outros computadores. Fiz isso no meu computador, instalei o sistema (Debian) em uma partição pequena (16GB), configurei tudo, instalei o que queria... por fim, criei a imagem da partição. Agora, posso instalar todo tipo de tranqueira, que quando eu quiser apagar, basta restaurar a imagem. Ah, e ainda compactei, os 16GB tornaram-se menos de 4GB, cabe em um DVD para levar para onde quiser. ;)

Bem, eu realmente acho que a melhor opção seria a primeira, pois uma imagem de uma partição tem o tamanho exato da partição, a menos que você use algum software de backup de partição com compactação, achei alguns, mas não gostei de nenhum. Além disso, você ainda teria que instalar o grub manualmente (pois a MBR não faz parte da imagem). E uma imagem de 16GB ou mais pode demorar para ser escrita em computadores mais simples...

Tente ver se a primeira opção é viável para você, se você consegue fazer e se o resultado é satisfatório. Caso não seja, acho que você deveria tentar fazer a segunda usando um software de backup com compactação, acho que seria interessante fazer uma imagem do HD inteiro (com MBR e tudo), pode demorar muito para fazer, mas para restaurar deve ser rápido. Eu acho.

Espero ter ajudado!
Boa sorte! :D

ok mais no caso quais programas eu usaria para fazer essa copia apenas do sistema e não dos meus arquivos??? vc teria como me explicar o passo a passo

Offline poncianocaio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Fazendo uma imagem ISO do meu sistema
« Resposta #6 Online: 14 de Agosto de 2015, 12:32 »
Veja se algum serve para suas necessidades:

Clonando HDs c/ o DD - Nunca foi tão fácil...

Como clonar todo o conteúdo de um HD para outro usando o comando dd no Ubuntu  - Vídeo

Remastersys ainda está vivo e funcionando!

Já tentei pelo Remastersys mais não deu certo pois a imagem ISO não é reconhecida pelo gravador de disco o que eu devo fazer??

MatheusWillder

  • Visitante
Re:Fazendo uma imagem ISO do meu sistema
« Resposta #7 Online: 14 de Agosto de 2015, 15:02 »
ok mais no caso quais programas eu usaria para fazer essa copia apenas do sistema e não dos meus arquivos??? vc teria como me explicar o passo a passo

Boa tarde,

Desculpa, não sou muito experiente, mas vou tentar ajudar.

Bem, há algumas soluções possíveis, depende de como você irá fazer. Aqui, uso uma partição NTFS para arquivos, assim, a partição do sistema não tem arquivos pessoais. Você não pode particionar o disco nos computadores, usar uma partição /home separada e restaurar um arquivo da raiz ( / ), pois essa partição /home terá uma GUID diferente nos computadores, e você terá problemas no boot, a menos que altere a GUID manualmente no arquivo fstab após restaurar a imagem. Para você fazer a cópia apenas da partição (com o sistema, seus programas e configurações), uma das formas é usar o utilitário que vem no Ubuntu. Não posso lhe dizer o passo a passo, não tenho mais o Ubuntu no computador e estou com pouco tempo para iniciar o LiveDVD. Desculpa.

Para fazer uma cópia da partição com compactação, que eu acho que no seu caso é o ideal, você pode usar o comando DD, que já foi explicado no link pelo amigo jkmsjq, e para usar o DD com compactação você pode ver como aqui (em inglês).

Nunca usei DD com compactação, não sei como funciona, mas já testei o FSArchiver. Está nos repositórios do Debian, então deve estar também nos do Ubuntu. Para usar, inicie o computador por um LiveDVD/LivePendrive, instale ele e simplesmente use os comandos, como root:

Código: [Selecionar]
fsarchiver savefs -z9 /media/backup/particao1.fsa /dev/sda1O comando acima faz uma cópia da partição 1 (sda1), usa compressão máxima (-z9) e salva no arquivo "particao1.fsa" na pasta "/media/backup/".

Para restaurar, simplesmente use:
Código: [Selecionar]
fsarchiver restfs /media/backup/particao1.fsa id=0,dest=/dev/sda1Esse comando restaura o arquivo /media/backup/particao1.fsa na partição 1 (dest=/dev/sda1)

No seu lugar, faria o seguinte:
>Instalaria o sistema em uma partição pequena (16GB, por exemplo).
>Após instalar tudo, configurar e deixar como quer, faria uma cópia da partição com o FSArchiver, usando compactação máxima permitida pela memória do computador.
>Copie o arquivo gerado para um pendrive ou DVD.
>Após isso, basta sair de computador em computador, criando partições do mesmo tamanho da que será restaurada, e restaurando o arquivo. Usaria uma partição NFTS para arquivos, quem for trabalhar no computador que se vire.

Acho que para restaurar uma imagem, mesmo que de seja de uma partição grande (por exemplo 160GB), deve ser rápido. Pois não é uma cópia "bit a bit", ou seja, espaços em branco não são restaurados, apenas os arquivos. Veja bem: acho!

Após isso, é só instalar o grub.

Dica: para não ter que baixar o grub e o FSArchiver em cada computador, baixe e instale eles com o comando:
Código: [Selecionar]
apt-get install
E depois copie os arquivos baixados na pasta /var/apt/cache/archives para um pendrive, por exemplo. Quando estiver em outro computador, rode o Nautilus como root, copie os arquivos do pendrive, e cole na mesma pasta no sistema. Aí, no terminal, é só instalar eles com o:
Código: [Selecionar]
apt-get install
Não vai precisar baixar de novo ;)