Autor Tópico: Problemas na area de trabalho 15.04 (Resolvidas)  (Lida 19490 vezes)

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Problemas na area de trabalho 15.04 (Resolvidas)
« Online: 11 de Agosto de 2015, 10:59 »
mudei para 15.04 e Nao estou conseguindo fazer algumas coisas que sao importantes

1) Teclado nao consigo confugurar

2) Nao consigo colocar diferentes papeis de paredes para area de trabalho virtual

3) Nao consigo configurar video

4) esta incompleto o idioma

Agrade;o ajuda
« Última modificação: 14 de Agosto de 2015, 06:59 por jopeu »

Creto

  • Visitante
Re:Problemas na area de trabalho 15.04
« Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2015, 12:10 »
Olá jopeu,

Mudou por atualização ou instalando a partir da ISO referente a versão mencionada? Está usando o KDE?

T+

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re:Problemas na area de trabalho 15.04
« Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2015, 14:14 »
Instalei de Iso e consegui resolver algumas coisas.

O que me está dando dor de cabeça é que não consigo colocar os diferentes walpapers en cada area de trabalho como tinha no 14.10

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re:Problemas na area de trabalho 15.04
« Resposta #3 Online: 11 de Agosto de 2015, 16:27 »
Eu nem sabia que isso era possível no 14.10...

O que você pode fazer é criar diversas 'atividades'. Cada uma pode ter um wallpaper diferente. Eu testei aqui e funciona normalmente. Basta criar a nova atividade e mudar o wallpaper.

Se não sabe do que estou falando, as 'atividades' são como áreas de trabalho virtuais, só que mais poderosas. Você pode agrupar não só janelas, mas ícones, e outras coisas mais.

Será que não é isso que você está querendo?

Observação: o botão para mudar de atividade não vem mais por padrão na barra de tarefas, mas você pode adicioná-lo a partir da lista de widgets plasma.

Até mais.

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re:Problemas na area de trabalho 15.04
« Resposta #4 Online: 11 de Agosto de 2015, 17:21 »
Eu não sei o que é isso de actividade, no 14.10 eu fazia isso brincando pelas configurações do proprio plasma.
Mas gostaria de saber se não da para colocar o plasma 4.3 e eliminar el 5 pois é muito melhor
Alguma dica para fazer isso?

Creto

  • Visitante
Re:Problemas na area de trabalho 15.04
« Resposta #5 Online: 11 de Agosto de 2015, 18:04 »
Me responde mais uma coisa, seu dektop é como esse >>aqui - Plasma 5? Se sim:

Não existe mais as configurações widgets diferentes para cada área de trabalho no plasma 5?

Pelo que vi >>aqui<< sim existe mesmo no plasma 5

T+
« Última modificação: 11 de Agosto de 2015, 18:06 por Creto »

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re:Problemas na area de trabalho 15.04
« Resposta #6 Online: 12 de Agosto de 2015, 05:29 »
Sim meu desktop é plasma 5
Isto é o que fazia no plasma 4:

Citar
Disposição do Widget e Áreas de Trabalho Virtuais

Áreas de trabalho virtuais,a habilidade de possuir conjuntos de janelas separadas em áreas de trabalho separadas, podem estar relacionadas às Atividades. Você pode ter uma atividade diferente em cada área de trabalho virtual. No Ambiente do Plasma 4.4, isto pode ser configurado acessando as Configurações do Sistema e navegando na Área de trabalho -> Áreas de trabalho múltiplas, e selecionando Diferentes atividades para cada área de trabalho.
No Ambiente do Plasma 4.3, você configura isto reduzindo e selecionando configurar o Plasma e então selecionando usar uma atividade diferente em cada área de trabalho e depois ampliando novamente.

Vc tem como me ayudar para saber fazer no plasma 5

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Problemas na area de trabalho 15.04
« Resposta #7 Online: 12 de Agosto de 2015, 09:09 »
Citar
Mas gostaria de saber se não da para colocar o plasma 4.3 e eliminar el 5 pois é muito melhor

KDE plasma 4.3 só na versão LTS, que atualmente é a 14.04.3
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re:Problemas na area de trabalho 15.04
« Resposta #8 Online: 12 de Agosto de 2015, 12:35 »
pode ser a 4.4 mas quem não usou as 6 areas virtuais com walpaper diferentes não sabe a mão na roda que é; estou sentindo muita falta disso.

Creto

  • Visitante
Re:Problemas na area de trabalho 15.04
« Resposta #9 Online: 12 de Agosto de 2015, 18:09 »
Pois é, companheiro Jopeu, as vezes a saciar a curiosidade nem sempre é o melhor caminho, com a família Ubuntu o mais recomendado sempre será usar as versões LTS, ou ser beta tester da Canonical/Ubuntu com as versões intermediárias.

T+

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re:Problemas na area de trabalho 15.04
« Resposta #10 Online: 13 de Agosto de 2015, 05:50 »
O problema é no plasma 5

Mas o ideal seria que Ubuntu fizesse um sistema atualizavel permanente.

Creto

  • Visitante
Re:Problemas na area de trabalho 15.04
« Resposta #11 Online: 13 de Agosto de 2015, 18:50 »
Vejo da seguinte forma: Problema não é, mas sim, adaptação a novas tendências.

Não entendi bem quando você diz permanente, já que as LTS - Long Term Support são atualizáveis por 5 anos apenas com softwares "estáveis" ou seja nada que ainda esteja em testes vem para ela.

Mas você diz permanente, como as Rolling releases? Se sim, meu amgo quando há um problema (cracra) nessas ai, é um sai de baixo que só vendo, mas sim também é uma ótima opção, só que a coisa muda de figura de várias formas.

T+

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re:Problemas na area de trabalho 15.04
« Resposta #12 Online: 14 de Agosto de 2015, 06:56 »
O ideal seria um  Rolling release que permitisse a instalação dos aplicativos sem dar problemas. Ou seja atualizar como preferir um aplicativo anterior.

Escutei alguma coisa sobre isso mas não lembro onde.

É pelas atividades consegui,mas nos plasmas anteriores estava melhor, pois estava ligadas as atividades com as áreas virtuais (ERA INSUPERAVEL), aqui regredimos, querem fazer demais configurações e a coisa fica pior.

Bom obrigado amigo

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Problemas na area de trabalho 15.04 (Resolvidas)
« Resposta #13 Online: 14 de Agosto de 2015, 08:05 »
As reclamações quanto as limitações das configurações da área de trabalho do KDE 5 vem desde o início do ano:

https://bugs.kde.org/show_bug.cgi?id=343246


Muita gente "P" da vida com isso.

Se tiver curiosidade de ler o link acima, você vai ver que removeram várias opções intencionalmente! O papel de parede em cada área virtual é uma das opções removidas! Alegam motivos técnicos pra isso.  O fato é que o pessoal tá "P" da vida mesmo!  Dizem que foi um retrocesso muito grande!

Tenho usado um PPA para uma versão um pouco mais atualizada do KDE 5 no Kubuntu 15.04 64bits.   Tem atualização praticamente todo mês, as vezes mais de uma vez no mês.

Está melhorando. Eles vem procurando deixar ele mais estável e diminuir o consumo de RAM que ainda é bem alto, mas baixou consideravelmente na última atualização.

No mais ele está um pouco mais rápido, com temas horríveis (para o meu gosto é claro) e continua bastante limitado em opções de configuração em relação ao KDE 4!

Se quiser usar o PPA que falei, por sua conta e risco:


sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/backports

sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade

Ele vai baixar muita, mas muita coisa mesmo em relação ao KDE 5 oficial do Kubuntu 15.04.

Depois da instalação de tudo melhor reiniciar o sistema! 
« Última modificação: 14 de Agosto de 2015, 08:07 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re:Problemas na area de trabalho 15.04 (Resolvidas)
« Resposta #14 Online: 14 de Agosto de 2015, 08:51 »
Obrigado mesmo, vou usar.

O pior retrocesso foi com os diferentes papeis de parede nas areas virtuais e ademais existem opções em demasia e separadas para icones e temas; acho que exagerarom.

Obrigado