Autor Tópico: Trisquel - O que acham?  (Lida 5258 vezes)

Offline Rousseau

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Trisquel - O que acham?
« Online: 15 de Agosto de 2015, 20:09 »
To testando o Trisquel Mini 7.0 aqui no VirtualBox (vem bem limpo de programas e o ambiente é LXDE). Achei a distro muito interessante, como não uso direto, por estar em máquina virtual, até agora não tive problemas com nada. Os programas que uso sempre como Audacious, SMplayer etc estão indo tranquilos. Só senti falta do navegador, como não tem como instalar o FF, e nem faz sentido devido a filosofia dos criadores, vocês indicam algum para substituir? O que veio é o Midori, embora goste dele, é meio limitado.

Enfim, alguém testou e gostou? Penso em substituir meu Xubuntu 14.04 por ele, mas não sei se esta estável e se de fato vale a pena. Queria a opinião de quem testou no dia a dia pra saber.

Obs: não achei quase nada sobre a distribuição no fórum, e até agora não tive problemas e o desempenho pareceu bastante bom, e olha que to numa máquina virtual bom 512 de ram.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2015, 20:14 por Rousseau »
A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável. (eu)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Trisquel - O que acham?
« Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2015, 21:21 »
Citar
Enfim, alguém testou e gostou? Penso em substituir meu Xubuntu 14.04 por ele, mas não sei se esta estável e se de fato vale a pena

Em máquina virtual tudo bem, mas como o trisquel utiliza o kernel livre, ele não vem com módulos proprietários, só os da comunidade.

Assim, placas de vídeo Intel, ATI, Nvidia, etc, só funcionarão com drivers vesa.

Placas de rede sem fio broadcom podem não funcionar.

E por aí vai.

Qualquer driver proprietário que seja necessário ao sistema terá que ser compilado e inserido no kernel. Um esforço que a meu ver não vale a pena para iniciantes.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2015, 21:23 por Tota »

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Trisquel - O que acham?
« Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2015, 21:45 »
É muito radical e capada para um uso normal no dia-a-dia. É uma distro feita especificamente para seguidores da religião do Stallman, nada mais que isso.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Trisquel - O que acham?
« Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2015, 15:32 »
Sobre o navegador, deve ter o Iceweasel (ou Icecat) nos repositórios, que seria um "Firefox Livre". Creio que veio com o Midori por ser a versão com LXDE, ou seja, precisa ser leve.

Offline Rousseau

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re:Trisquel - O que acham?
« Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2015, 21:21 »
Citar
Enfim, alguém testou e gostou? Penso em substituir meu Xubuntu 14.04 por ele, mas não sei se esta estável e se de fato vale a pena

Em máquina virtual tudo bem, mas como o trisquel utiliza o kernel livre, ele não vem com módulos proprietários, só os da comunidade.

Assim, placas de vídeo Intel, ATI, Nvidia, etc, só funcionarão com drivers vesa.

Placas de rede sem fio broadcom podem não funcionar.

E por aí vai.

Qualquer driver proprietário que seja necessário ao sistema terá que ser compilado e inserido no kernel. Um esforço que a meu ver não vale a pena para iniciantes.

Bom, testei aqui via pendrive. Consegui acessar tranquilo o wifi. Não vi erros. Usei por umas 2 horas, escutei músicas, naveguei na net e vi um vídeo. O pc aqui é um note samsung com tudo intel, menos a rede sem fio.

É muito radical e capada para um uso normal no dia-a-dia. É uma distro feita especificamente para seguidores da religião do Stallman, nada mais que isso.

Cê acha ela capaca em que sentido? Um dos motivos de eu ter chegado nela foi esse. Só uso no dia a dia o Audacious, SMPlayer, Firefox e o Cryptkeeper e eventualmente o VirtualBox. Foi a distro mais clean que consegui sem ter que apelar para o Ubuntu Minimal, já que não tenho conhecimento para fazer uma instalação a partir dele.

Sobre o navegador, deve ter o Iceweasel (ou Icecat) nos repositórios, que seria um "Firefox Livre". Creio que veio com o Midori por ser a versão com LXDE, ou seja, precisa ser leve.

Eita, como fui esquecer do Iceweasel, até usei ele por um tempo aqui no xubuntu.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2015, 14:09 por Rousseau »
A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável. (eu)