Autor Tópico: Escolha da versão do Ubuntu para notebook.  (Lida 1759 vezes)

Offline JulioSpat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Escolha da versão do Ubuntu para notebook.
« Online: 25 de Agosto de 2015, 00:23 »
Olá,
Preciso instalar o Ubuntu no meu notebook por recomendação de professores do meu curso para assim me acostumar com ele e utilizar como sistema operacional principal.
Não sei qual Ubuntu devo instalar, por isso peço ajuda de vocês para me informar qual é a versão mais recomendada para mim.

Obs : Quero manter o Windows 8 juntamente com Ubuntu.

Meu notebook possui processador de arquitetura de 64 bits,
- 4 Gb de RAM.
- Windows 8.1 Single Language
- Intel Celeron Quad Core processor N2940.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Escolha da versão do Ubuntu para notebook.
« Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2015, 03:50 »
O processador parece ser esse aqui:

Intel Celeron N2940 @ 1.83GHz
Description:  Socket: FCBGA1170, Clockspeed: 1.8 GHz, Turbo Speed: 2.3 GHz, No of Cores: 4, Max TDP: 7.5 W

O cpubenchmark indica:

Average CPU Mark: 1822

Ainda é um bom processador e também os 4GB ram ajudam muito.

Consegue rodar o Ubuntu-Unity (que é o padrão do Ubuntu), mas não com toda aquela performance desejada. Com essa configuração, se for para uso regular e para não ficar se aborrecendo, ficará melhor com um Lubuntu ou um Xubuntu. Não possuem a beleza e modernidade estética  do Ubuntu, porém são muito mais leves, vão rodar muito melhor nessa máquina.

No Linux você não precisa instalar para poder experimentar. Monte um live-pendrive, faça o boot por ele e você terá um sistema operacional completo trabalhando apenas na memória ram, sem instalar nada no disco.

Aproveite essa experiência para ver se todo o hardware funciona adequadamente no seu computador. Evidentemente você não terá toda a velocidade de processamento como teria se estivesse num disco rígido, vez que o tempo de acesso através de uma porta usb é muito menor que o acesso em disco, porém mesmo assim já irá possibilitar uma muito boa aproximação preliminar ao sistema.

Como esse processo de montagem de um live-pendrive em regra é algo muito fácil e rápido de ser feito, você poderá passear pelas várias versões do Ubuntu (e se quiser até mesmo de outras distribuições Linux) antes de decidir-se pelo que realmente instalar, além de adquirir uma prática inicial de uma forma mais suave e, de quebra, verificar a compatibilidade do seu hardware.

O fato de manter o Windows instalado não altera em absolutamente nada. O sistema comercial irá ocupar uma partição e a(s) distribuição(ões) Linux outra(s) partição(ões).

Evidentemente suponho que seu curso seja algo relacionado a TI para que seu professor indique isso, então, para um futuro profissional de TI, e como é para aprender mesmo, convém já sofisticar um pouco mais.

O sistema é multiboot, isto é, na verdade você pode ter quantos sistemas operacionais Linux quiser no seu computador, bastando que tenha um pouco de disco rígido para isso e organize o particionamento do disco.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2015, 08:52 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.