Autor Tópico: Problema no reconhecimento dos drivers (?) em notebook sem monitor  (Lida 3073 vezes)

Offline Ginklings

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Problema no reconhecimento dos drivers (?) em notebook sem monitor
« Online: 29 de Agosto de 2015, 10:57 »
Bom dia a todos!!

Tenho um notebook que não funciona mais o monitor. Então uso ele como se fosse um desktop, ligando-o num monitor externo.  Ele estava com um dual boot Ubuntu 12 e Windows 7. O principal problema é que só carrega o vídeo no monitor quando o sistema operacional carregava (no caso, só no Ubuntu, o windows não reconhece o monitor externo e nem tenho mais interesse em usar a instalação do windows existente).

Então aconteceu o seguinte, o Synaptic parou de funcionar e nada de apt-get no terminal funcionar também, não tenho certeza quando, mas acho que depois de alguma atualização automática dele. Enfim, eu estava querendo fazer o Upgrade da versão do Ubuntu já fazia um tempo nele e resolvi instalar a versão 14.10. Baixei a versão, fiz um pendrive bootável, testei em outro notebook, tudo funcionando. Só que, como o note que queria arrumar não tem monitor funcionando, as imagens das opções de boot não aparecem na tela. Eu estava com dificuldade em instalar a versão nova dele pelas opções de boot e como pelo terminal não funcionava, não tinha como dar um "do-release-upgrade" ou qualquer coisa do tipo (juro que tentei resolver o apt-get para fazer via terminal).  Eu sabia que era F12 para acessar as opções de boot do meu note (DELL inspiron 1440) e que estava habilitado para funcionar, pois já tinha instalado o Ubuntu 9, depois fiz Upgrade pro 10 e finalmente botei o 12 que estava nele (aparentemente os notes hoje em dia estão por default vindo desabilitado, tendo que habilitar na Bios para permitir escolher o boot).

Não tive sorte, não deu jeito de acessar o pendrive no boot, consegui acessar as ferramentas de diagnósticos, bootar pelo HD, mas nada de pendrive. Foi aí que eu tive a ideia de remover o HD, por em outro note e instalar assim. Bom, fiz isso ontem e funcionou, ainda atualizei ele pro 15.04, instalei um programa via terminal pra testar, um pela central de programas, acessei a internet, tudo certo. Só que quando eu voltei o HD para o notebook original, ele não reconhece a placa de wireless dele, pois acho que deve ter instalado tudo do note em que fiz a instalação dele. Provavelmente deve ter mais problema referente à drivers (o mouse está esquisito também, só move direito após usar o touchpad), mas não sou nem de longe expert no assunto.

Eu tenho a ideia de conectar ele direto num cabo de rede e tentar corrigir isso, instalando os drivers certos. Mas não tenho certeza se é isso mesmo que devo fazer, nem como devo fazer isso. Não tenho certeza se verifico os drivers corretos da placa wifi usando um "lspci" e depois como baixá-los, ou se é direto no "iwconfig". Ou se eu conectando direto num cabo de rede, reinstalo o sistema todo ou só atualizo o principal, reinstalo o "linux-headers" e o "bcmwl-kernel-source" pra ver se resolve... mas gostaria da opinião de vocês para saber a melhor solução para o meu problema.

Desde já agradeço a atenção e desculpa o texto longo!!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema no reconhecimento dos drivers (?) em notebook sem monitor
« Resposta #1 Online: 30 de Agosto de 2015, 05:00 »
Então na realidade a essência do problema é fazer funcionar a conexão wi-fi num notebook sem monitor, é isso?
Na verdade para isso a questão do monitor é irrelevante, uma vez que você de uma forma ou de outra já conseguiu resolver a instalação.

1) Uma primeira verificação importante é lembrar que os notebooks possuem uma chave do tipo liga-desliga (ON/OFF) para o wireless, por vezes é uma chave física na lateral e mais frequentemente é uma combinação de teclas do tipo Fn + F? (efe alguma coisa, F5, F10, etc), enfim, certifique-se que o dispositivo está realmente ligado, sem o que nada irá adiantar.

2) Descubra qual é a wireless fazendo (cole aqui o resultado):

Código: [Selecionar]
sudo lshw -c network
3) Determinado o driver (=módulo), o próximo passo é ver se sobe manualmente:

Código: [Selecionar]
sudo modprobe -v nome_do_módulo
exemplo:

sudo modprobe -v r8169

4) Se não foi adiante, isto é, se não subiu a conexão wi-fi, então é hora de conectar o cabo e utilizar a conexão ethernet para identificar mais em detalhes eventuais problemas de conexão através do nmcli e, assim, corrigir o problema.

« Última modificação: 30 de Agosto de 2015, 10:18 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Ginklings

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Problema no reconhecimento dos drivers (?) em notebook sem monitor
« Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2017, 17:08 »
Então, para dar o feedback (um pouco atrasado):
Fiz os procedimentos descritos e não resolveu a questão do wifi

Acabei resolvendo fazendo o seguinte:

Eu usei o iwconfig e o resultado foi:
l0: no wireless extensions
eth1:  no wireless extensions

Me pareceu um problema para reconhecer a placa de wifi mesmo. Nisso fui verificar qual a placa do wifi, usando:
lspci -vnn | grep Network

O resultado foi:
Broadcom Corporation BCM4322 802.11a/b/g/n Wireless LAN Controller [14e4:432b]

Liguei no cabo de rede. Então instalei os headers novamente e depois o driver da Broadcom:
sudo apt-get install linux-generic
sudo apt-get install bcmwl-kernel-source

Reconheceu o wifi na hora, problema resolvido. Obrigado pela ajuda de qualquer forma!!