Autor Tópico: Resuma facilmente downloads incompletos no Firefox  (Lida 3634 vezes)

MatheusWillder

  • Visitante
Resuma facilmente downloads incompletos no Firefox
« Online: 30 de Agosto de 2015, 19:34 »
Uma coisa que sempre me incomodou no Firefox é o fato dele não ter um gerenciador de downloads mais avançado, como o do Opera (alguém lembra dele?). É perfeitamente possível e em geral fácil integrar ele a um gerenciador externo (no mundo Linux, testei poucos, no Windows, uso o Free Download Manager há anos), ou usar algum complemento que dê à ele um gerenciador mais robusto, como o famoso DownThemAll!.

Entretanto... há casos onde não dá para usar nem um nem outro, como quando você não está no seu próprio computador, ou ainda, quando está em um LiveDVD/Pendrive (onde você teria de instalar um gerenciador sempre que desejar usar), por exemplo.

Pois bem, eu já havia procurado um meio fácil de resumir um download quebrado (corrompido, interrompido, como preferirem) no Firefox. A resposta para essa procura veio hoje meio que do nada, eu simplesmente estava baixando um arquivo sem nenhum gerenciador e com a internet instável. Por causa de uma queda da internet o download foi interrompido e eu pensei: "Que diabos, baixar novamente?".

Pois bem, fiz uma busca rápida na internet e achei uma forma de resumir esses downloads. Segue uma tradução livre, e o link para onde achei a dica:

Citar
1- Você tem dois arquivos na pasta de destino. Um com o nome original e um com uma extensão extra ".PART". Mova ambos os arquivos para alguma outra pasta (Mova! Não copie)

2- Comece o seu download novamente do início (você tem acesso ao link de download, não é?)

3- Deixe-o baixar alguns bytes, só para ter esses dois arquivos criados de novo, com o mesmo nome. Agora PAUSE este download.

4- Vá para a pasta onde você fez backup desses arquivos antigos. Copie ambos os arquivos para a pasta de download e substitua os novos arquivos criados quando solicitado.

5- Agora vá na janela de downloads do Firefox e retome o download.

É isso aí!
Fonte

Algumas observações:
Primeiro: O Firefox tem um botão para retomar downloads falhados, mas algumas vezes quando o download falha ele é exibido como completado (mas tem um arquivo menor que o original). Nesse caso, siga a dica acima, mas antes de mover o download quebrado para substituir pelo novo, renomeie a extensão do arquivo incompleto para ".part", como "arquivo.mp4" para "arquivo.mp4.part", e substitua ele como diz a dica acima.

Segundo: Alguns servidores suportam resumo de download, mas criam um link aleatório para o arquivo quando o download é gerado. Muito provavelmente essa dica funciona com eles, mas ainda não testei.

Terceiro: Se o servidor não suportar resumo de downloads, não há jeito, comece a baixar novamente.

Quarto: Se você usa e prefere o Chrome e acha que o Firefox está morto, parabéns, continue com seu navegador preferido e com sua opinião ignorante :)

Espero que ajude!

Jabá:
www.willder.com.br

Offline coldrainbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
  • Liberdade é saber usá-la.
    • Ver perfil
Re:Resuma facilmente downloads incompletos no Firefox
« Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2015, 16:20 »
uGet.
Tente esse tbm que é similar ao Free Down do Win.
Em busca de um hardware satisfatório!

"Buscando melhor opção de se livrar da prisão social."

MatheusWillder

  • Visitante
Re:Resuma facilmente downloads incompletos no Firefox
« Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2015, 11:18 »
Obrigado, coldrainbr! Vou testar.

Fiz essa dica e ela se provou mais útil do que parecia. Precisei baixar um arquivo de um site que não permitia gerenciador, e que nenhum gerenciador conseguia "capturar" o download. Mesmo alterando o user-agent do gerenciador, não conseguia iniciar o download por ele. Tive de usar o Firefox, e mesmo com várias quedas do download, pude continuar e terminar o download.

Muito bom. Espero que seja útil para vocês assim como está sendo para mim :)