Autor Tópico: Ajuda a migrar do Windows para Ubuntu/Linux  (Lida 1837 vezes)

Offline luesley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Ajuda a migrar do Windows para Ubuntu/Linux
« Online: 02 de Setembro de 2015, 15:24 »
Olá pessoal,
Sou novo no fórum e peço desde já desculpa pelo texto grande eu tentei resumir ao máximo.
Gosto muito do windows e uso ele a muito tempo mas desanimei muito com a nova atualização e as políticas de privacidade.
Ja usei o ubuntu a muito tempo atrás em uma máquina defasada e não tive uma experiência muito boa, mas grande parte do problema era por causa da máquina.
Possuo uma licença original do windows 8.1 mas estou pensando em migrar para o Ubuntu porém tenho algumas dúvidas/comentários e gostaria que vocês respondessem e desse uma opinião.
 
ESTABILIDADE-
Ao baixar/instalar as atualizações do sistema se por algum motivo for interrompido causara danos graves no sistema.
Oque é recomendável fazer/não para sempre manter o sistema instável e evitar ao máximo a formatação.

SEGURANÇA-
No windows 8.1/10 a segurança está defasada.
Qual a garantia que o ubuntu/linux não coleta dados de forma anônima assim como windows?
Vocês tem a total confiança em usar, por exemplo, um sistema bancário no Ubuntu?

SUPORTE-
No windows mesmo que eu nunca tenha entrado em contato
com a microsoft para suporte ele está la disponível.
No ubuntu/linux que é um sistema gratuito “Quem poderá nos defender?”

PERFORMANCE-
Para usar o ubuntu em uma máquina virtual sem travar foi preciso fazer configurações que exigia muito hardware.
Essas configurações do meu computador tera o mesmo desempenho do windows 8.1?

COMPATIBILIDADE-
Algumas coisas que é bem simples no windows (que se refere a driver/hardware) como a configuração do monitor, brilho… causou muita dor de cabeça pois foi preciso configurar na raiz do sistema foi preciso a ajuda de várias pessoas e mesmo assim ficou desajustado.
Esse novo notebook possui entrada hdmi e uso muito ele para assistir filmes na tv. nesse caso ele reconhece automaticamente ou é preciso configurar?

Outras perguntas…
Vou precisar usar alguns programas no windows e estou pensando fazer um dual boot com o ubuntu.
Como fazer para que os dois sistemas se tornem independente.
Estou fazendo essa pergunta porque já tive problema com permissões do sistema. Ao tentar compilar programa  o sistema dava erro porque na outra partição estava instalado o windows.


Configurações da máquina:
5ª geração do Processador Intel Core i5-5200U (2.2 GHz expansível para até 2.7 GHz, 3MB de Cache, 15W) com placa de vídeo nVIDIA GeForce 830M com memória dedicada de 2GB
Memória de 4GB, DDR3, 1600 MHz (1x4GB)
Disco rígido SATA de 500 GB (5400 RPM)
Tela LED HD de 14.0 polegadas com Truelife e tecnologia Touchscreen
« Última modificação: 04 de Setembro de 2015, 21:33 por luesley »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Ajuda a migrar do Windows para Ubuntu/Linux
« Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2015, 16:15 »
Estabilidade: Procure não ficar instalando fontes de terceiros (PPA) que tá tranquilo.
Segurança: Sim. Você estará muito mais seguro não só porque Linux não é o alvo preferencial de criminosos mas por todo um sistema mais bem construído.
Suporte: Você tem em vários locais (inclusive aqui). Se quiser você pode comprar o suporte da Canonical.
Perfomance: Sempre rodará mais pesado numa máquina virtual pois você estará rodando dois sistemas operacionais. Instalado o UBuntu ele é mais fluído do que o Windows.
Compatibilidade: Normalmente os hardwares são reconhecidos automaticamente mas vai depender de cada dispositivo.
Dual boot: É o recomendado para seu caso mas nunca vi nada relacionado a dar problema num sistema operacional por conta de ter outro instalado. A não ser nos casos do boots de segurança.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline luesley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Ajuda a migrar do Windows para Ubuntu/Linux
« Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2015, 21:32 »
Estabilidade: Procure não ficar instalando fontes de terceiros (PPA) que tá tranquilo.
Segurança: Sim. Você estará muito mais seguro não só porque Linux não é o alvo preferencial de criminosos mas por todo um sistema mais bem construído.
Suporte: Você tem em vários locais (inclusive aqui). Se quiser você pode comprar o suporte da Canonical.
Perfomance: Sempre rodará mais pesado numa máquina virtual pois você estará rodando dois sistemas operacionais. Instalado o UBuntu ele é mais fluído do que o Windows.
Compatibilidade: Normalmente os hardwares são reconhecidos automaticamente mas vai depender de cada dispositivo.
Dual boot: É o recomendado para seu caso mas nunca vi nada relacionado a dar problema num sistema operacional por conta de ter outro instalado. A não ser nos casos do boots de segurança.

Com base na sua resposta e depois de pesquisar em vários locais,  instalei o Ubuntu em dual boot  para fazer alguns testes durante esses dias e para minha surpresa ele funcionou bem melhor que o outro sistema.
A maioria dos aplicativos que vem no sistema eu ja usava no windows então não senti  falta de quase nada, a única coisa que eu achei que ia me prender seria as IDE/Compilador que eu uso para programação mas ate isso eu achei o ubuntu superior. Fiquei tão satisfeito que deletei tudo do hd e só deixei o ubuntu. Muito obrigado pela ajuda!