Autor Tópico: compartilhar pasta virtualbox Host Ubuntu 14.04 / Guest Ubuntu 14.04  (Lida 3451 vezes)

Offline kenshiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
compartilhar pasta virtualbox Host Ubuntu 14.04 / Guest Ubuntu 14.04
« Online: 09 de Setembro de 2015, 13:44 »
Boa tarde pessoal,
Fiz uma pesquisa aqui no forum mas não encontrei a solução..

Criei uma pasta na minha máquina real e queria que ela fosse compartilhada com uma máquina no virtualbox.

Pois bem o que fiz foi:

- Na máquina real criar a pasta (/home/downloads/pastax)
- no VirtualBox (Com a máquina guest selecionanda) fui em Configurações / Pastas Compartilhadas
- Cliquei em "Acrescenta uma nova definição de pasta compartilhada" no lado direito
- Adicionei a pasta

quando vou na máquina host a pasta não está em lugar algum...
alguém sabe o que pode ser?
Obrigado
« Última modificação: 09 de Setembro de 2015, 14:19 por kenshiro »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:compartilhar pasta virtualbox Host Ubuntu 14.04 / Guest Ubuntu 14.04
« Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2015, 14:11 »
Olá,

Antes de qualquer coisa, por favor informe ao fórum :

1.: Se você instalou os adicionais para convidado na maquina virtual.

Host é a maquina hospedeira, aquela onde voce instalou o vbox, ou seja a maquina fisica.

Guest é a maquina convidada, aquela onde dentro do vbox voce instalou o sistema operacional. nesta, é preciso o vbox guest additions instalado para poder se fazer compartilhamento de pastas.

2.: Já na maquina hospedeira, antes de acionar o sistema virtualizado, verifique que nas opções deste sistema o compartilhamento de pastas esteja ativado.

Com estes dois itens checados, possivelmente sua pasta apareça na maquina host e na guest. ( hospedeiro e convidado)

Offline kenshiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re:compartilhar pasta virtualbox Host Ubuntu 14.04 / Guest Ubuntu 14.04
« Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2015, 14:30 »
Tota, obrigado por responder,

vi pelo seu comentário que errei ao escrever máquina "Host selecionada" e era "Guest" falha minha, acertei

Dito isto:

1.: Se você instalou os adicionais para convidado na maquina virtual.
  Que eu me Lembre no inicio do ano passado instalei, mas fiquei com uma dúvida: preciso instalar para cada guest ou uma vez instalado fica para todas?
  Quando vou em Dispositivos / Inserir imagem do CD dos adicionais para convidado aparace a seguinte mensagem:
   
Citar
1  Não foi possível inserir o disco ótico virtual /usr/share/virtualbox/VBoxGuestAdditions.iso na máquina Clone de Clone de Ubuntu 14.04 Python - com projeto.
Você gostaria de forçar a inserção deste disco?
Could not mount the media/drive '/usr/share/virtualbox/VBoxGuestAdditions.iso' (VERR_PDM_MEDIA_LOCKED).
aí fiquei na dúvida se estão ou não instalados

2. Onde eu verifico  o que você pediu: "verifique que nas opções deste sistema o compartilhamento de pastas esteja ativado."

Offline kenshiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re:compartilhar pasta virtualbox Host Ubuntu 14.04 / Guest Ubuntu 14.04
« Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2015, 14:57 »
creio ter conseguido habilitar o sistema de compartilhamento, na máquina Host, na pasta em questão fui em compartilhamento de rede local, habilitei a opção "compartilhar esta pasta", e os subitens "Permitir que outras pessoas criem e excluam arquivos nesta pasta" e "Acesso anônimo para pessoas sem contas de usuário".

Aí o sistema pediu para instalar o pacote do samba, instalei, reiniciei e quando voltei na pasta o icone dela está com duas setas, tipo creio então que ela está como compartilhada, mas na máquina guest ainda não aparece, acho que então tem a ver com os adicionais para convidados

Offline kenshiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re:compartilhar pasta virtualbox Host Ubuntu 14.04 / Guest Ubuntu 14.04
« Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2015, 16:03 »
Consegui,

para ter certeza reinstalei os adicionais para convidado
Citar
http://askubuntu.com/questions/573596/unable-to-install-guest-additions-cd-image-on-virtual-box


e depois acessei as pastas e estava lá compartilhada e funcionando.

Obrigado!