Autor Tópico: Como fazer o ASRock UEFI setup utility fazer o boot pelo cd/dvd  (Lida 11886 vezes)

Offline joãobritodesouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 173
    • Ver perfil
Como fazer o ASRock UEFI setup utility fazer o boot pelo cd/dvd
« Online: 11 de Setembro de 2015, 12:44 »
Existem varios topicos semelhantes neste site, e não achei nada na internet nos sites que falam sobre o assunto. Alguns falando a favor outros contra ao UEFI. Mas sobre a solução do problema não se falou nada. Então Vamos ao assunto. Primeiro tenho um pc com dualboot, um com Windows 7 ultimate e outro com ubuntu 14.04 lts, atualizado para ubuntu 15. Esse pc e da escola onde trabalho, então imagina que um monte de gente usa e pessoas sem noção também usam. Bem ontem 10/09/2015, o computador não iniciava de jeito nenhum apenas o windows funcionava o ubuntu começava, ficava na tela preta e não iniciava. Depois de varias tentativas ele ligou, não foi por merito meu foi por vontade dele. Hoje 11/09/2015, sou responsável pelos pcs da escola, esse está na secretária da escola. Adivinha de 7 da manhã ate 11:20 am. As 11:21 ele ligou novamente por vontade própria. Eu instalo, reinstalo em todos os pcs normalmente. Mas bateu na trave esse UEFI, porque eu já tinha a solução programada, com o cd/dvd com a iso do ubuntu eu reinstalaria o sistema e teoricamente o problema resolveria. Mais o pc na inicialização não reconhece o compartimento de cd/dvd. Então apertei F2 e fui no boot deste. E desde ontem não achei uma resposta satisfatoria a respeito de como fazer ele reconhecer o compartimento de cd.
1º) Como fazer isso? já se falaram em desabilitar o uefi.
2º)Onde está esse UEFI???? se Falaram em desabilitar o comando que esta na caixa exit.



/home/professor/Downloads/ASRock.jpg
3º)Isso eu fiz, mais por que na pasta boot não aparece a inicialização pelo cd/dvd????

Existem varios topicos semelhantes neste site, e não achei nada na internet nos sites que falam sobre o assunto. Alguns falando a favor outros contra ao UEFI. Mas sobre a solução do problema não se falou nada. Então Vamos ao assunto. Primeiro tenho um pc com dualboot, um com Windows 7 ultimate e outro com ubuntu 14.04 lts, atualizado para ubuntu 15. Esse pc e da escola onde trabalho, então imagina que um monte de gente usa e pessoas sem noção também usam. Bem ontem 10/09/2015, o computador não iniciava de jeito nenhum apenas o windows funcionava o ubuntu começava, ficava na tela preta e não iniciava. Depois de varias tentativas ele ligou, não foi por merito meu foi por vontade dele. Hoje 11/09/2015, sou responsável pelos pcs da escola, esse está na secretária da escola. Adivinha de 7 da manhã ate 11:20 am. As 11:21 ele ligou novamente por vontade própria. Eu instalo, reinstalo em todos os pcs normalmente. Mas bateu na trave esse UEFI, porque eu já tinha a solução programada, com o cd/dvd com a iso do ubuntu eu reinstalaria o sistema e teoricamente o problema resolveria. Mais o pc na inicialização não reconhece o compartimento de cd/dvd. Então apertei F2 e fui no boot deste. E desde ontem não achei uma resposta satisfatoria a respeito de como fazer ele reconhecer o compartimento de cd.
1º) Como fazer isso? já se falaram em desabilitar o uefi.
2º)Onde está esse UEFI???? se Falaram em desabilitar o comando que esta na caixa exit.
3º)Isso eu fiz, mais por que na pasta boot não aparece a inicialização pelo cd/dvd????

« Última modificação: 07 de Abril de 2016, 08:44 por joãobritodesouza »

Creto

  • Visitante
Re:Como fazer o ASRock UEFI setup utility fazer o boot pelo cd/dvd
« Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2015, 19:31 »
Você tem que achar o Setup da sua máquina, geralmente com "Delete; F2; ou alguma combinação de teclas dependendo do PC" primeiro e, lá desativar o Secure boot e nada mais, pois o ubuntu instala com o UEFI/EFI habilitado

Espero ter sido útil de alguma forma.

T+

Offline joãobritodesouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 173
    • Ver perfil
Re:Como fazer o ASRock UEFI setup utility fazer o boot pelo cd/dvd
« Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2015, 11:09 »
Antes de mais nada obrigado Creto, mais já consegui entrar nessa famigerado boot, so pra confirmar é ,a tecla f2 ou del, ai pra confirmar que eu já tinha desabilitado esse secure boot e confirmei, só que ainda não entra pelo cd/dvd.

Offline lucianox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Como fazer o ASRock UEFI setup utility fazer o boot pelo cd/dvd
« Resposta #3 Online: 17 de Setembro de 2015, 09:34 »
João, qual a arquitetura do ubuntu que está nesse CD? amd64 ou i386?

Não sou familiarizado com o Setup da ASRock mas deve ter opções de boot priority ou algo assim. Dentre estas opções aparece o boot pelo CD?
Ela tem gerenciador de boot? Por exemplo na inicialização apertar alguma tecla F8, F10, F12 ele dá o menu pra escolher por onde dá boot? Já tentou deste modo?
Oldschool

Offline joãobritodesouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 173
    • Ver perfil
Re:Como fazer o ASRock UEFI setup utility fazer o boot pelo cd/dvd
« Resposta #4 Online: 22 de Setembro de 2015, 14:15 »
Estou usando o ubuntu 15.04 LTS, 32 bits, 2 gh de memoria ram. Pelo que li em alguns tutoriais em inglês era mudar o comando windows para other e apareceria, mais adivinha eu fiz isso e nada. Já testei todas as teclas f10 (famoso salva e reinicia). Para iniciar e o comando f2 ou a tecla del. Eu vi num site que esta tecnologia UEFI e para complicar, porque os SOs livres vão ter que pagar para poder ter direito a usar isso, e soube também que o ubuntu já pagou.

Offline lucianox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Como fazer o ASRock UEFI setup utility fazer o boot pelo cd/dvd
« Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2015, 09:13 »
Teoricamente o EFI foi para facilitar as coisas mas na prática não é bem assim.
Os SOs só tem que pagar pra assinar o .efi se quiser ter suporte a Secure Boot. Senão é só desligar esta opção no Setup e instalar normalmente.
 
Voltando ao tópico, tem alguns fabricantes que estão dificultando o boot EFI via cd/dvd.
Teve um que eu também não encontrava a opção pra dar boot via dvd no Setup. Ela só aparecia se eu ativasse o CSM (Legacy BIOS mode).
Então eu tive que reinicar o Windows 8 em recovery mode e entrar no Setup (EFI Firmware) e aí sim apareceu a opção pra dar boot via dvd em EFI.

Mas no Windows 7 não sei como fazer isso. Aliás é incomum o 7 ser instalado em modo EFI.
De qualquer maneira, avise se conseguir.
Oldschool

Offline joãobritodesouza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 173
    • Ver perfil
Re:Como fazer o ASRock UEFI setup utility fazer o boot pelo cd/dvd
« Resposta #6 Online: 07 de Abril de 2016, 08:42 »
Descobri e simples ao iniciar, tem a opção f11, clica direto até aparecer a opção e depois escolar a opção hddv(não me lembro direito) e dar enter ele vai reiniciar pelo cd/dvd. Ufaaaaaaaaa.