Autor Tópico: HD SDD: Windows 7 Home Premium X Ubuntu  (Lida 2108 vezes)

Offline Nocturne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
HD SDD: Windows 7 Home Premium X Ubuntu
« Online: 11 de Setembro de 2015, 17:12 »
Prezados,

Sou novo no fórum e gostaria do auxílio de vocês para me decidir.

Tenho um Notebook Dell XPS 15 (L502X). Depois de 4 anos de uso intenso meu HD  de 500 GB começou apresentar lentidão, sintomas típicos de bad block.

Como já teria que fazer a troca do HD optei por um SSD de 120 GB, um Samsung EVO 850. Enfim, agora estou numa dúvida tremenda se aproveito e migro para o Ubuntu ou se continuo a utilizar o Windows 7 Home Premium que possuo original, pois não sei qual seria a melhor opção para uso no SSD.

Apenas complementando as informações do meu note, é um Core I3 (2° Geração), 4 GB de RAM, Geforce GT 525M.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2015, 20:20 por Nocturne »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:HD SDD: Windows 7 Home Premium X Ubuntu
« Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2015, 19:55 »
Não sei o uso que você faz do sistema, mas eu acho 120GB para Dual Boot com Windows 7 pouco.   

De qualquer maneira, você instala o Windows 7 antes e depois instala o Ubuntu.  Deixe 8 a 10% da capacidade total do SSD sem formatar!  Isso serve para qualquer sistema que você venha instalar.  O SSD vai usar essa área não formatada a medida que for ficando velho, para corrigir erros. A não ser que você realize uma formatação para "zerar" o SSD.

Use ext4 mesmo no sistema de arquivos. Claro, se tiver outra preferência...

Depois de formatado procure tutoriais para ativar o TRIM.

Esse tuto serve: https://sites.google.com/site/easylinuxtipsproject/ssd
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Nocturne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re:HD SDD: Windows 7 Home Premium X Ubuntu
« Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2015, 20:23 »
Dual boot fora de cogitação. Eu uso o computador para acesso a internet, pacote de edição de texto, mas principalmente para download de filmes, por isso comprei um HD externo de 1 terabyte para não encher o SSD.

Quanto ao Trim, ele não vem habilitado nas novas versões do Ubuntu? Pelo menos foi o q li.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2015, 20:55 por Nocturne »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:HD SDD: Windows 7 Home Premium X Ubuntu
« Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2015, 12:41 »
O Trim está no cron nessas versões recentes do Ubuntu.  Configurado para execução semanal. Só para raiz "/". Se tiver outras partições tem que configurar pra elas.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Nocturne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re:HD SDD: Windows 7 Home Premium X Ubuntu
« Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2015, 20:56 »
O Trim está no cron nessas versões recentes do Ubuntu.  Configurado para execução semanal. Só para raiz "/". Se tiver outras partições tem que configurar pra elas.

Precisa de swap? Já q o swap nao eh bom para vida útil do SSD.
 
Quais partições devo criar para melhor uso do SSD? 
« Última modificação: 12 de Setembro de 2015, 20:58 por Nocturne »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:HD SDD: Windows 7 Home Premium X Ubuntu
« Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2015, 00:54 »
Eu faço apenas duas partições. Raiz e Swap.  Isto porque tenho outros discos com meus dados. Eu faço uma swap geralmente pequena, se for desligar o meu sistema todo dia e não faça uso de nenhum programa em especial que possa fazer uso intenso de Swap.

Tipo 512MB de Swap quando tenho 4GB. Eu prefiro fazer uma swap mesmo que pequena, pois alguns programas podem fazer uso da swap mesmo com memória sobrando, o que pode dar erro nesse programa se você não tiver swap, mas isso sou eu que faço. Mais por ser Dino, os mais jovens as vezes nem usam Swap.  Depois eu altero o sistema para ele fazer pouco uso da Swap, se tiver muita RAM.   No arquivo /etc/sysctl.conf você pode colocar:

vm.swappiness=10

ou

vm.swappiness=1

Dependendo de quanta Swap você quer que ele jogue na RAM, lebrando que assim ele vai usar mais memória RAM para evitar usar a Swap.  O padrão do sistema é vm.swappiness=60 .

Outra coisa boa a ser feita é usar o noatime no fstab, isso claro se as datas de acesso ao arquivo não te fizerem falta!

Quanto a vida útil do SSD moderno não se preocupe. Hoje eles geralmente vão falhar qunado chegam próximos do Petabyte de dados transferidos!  Então deve te dar pelo menos 4 anos de uso sem susto.



Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2