Autor Tópico: Como manter arquivos e programas do Win e substituir o Win com o Ubuntu  (Lida 3383 vezes)

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Olá pessoal,

Agradeço antecipadamente a atenção....

Quero instalar o Ubuntu na minha maquina que tem o Win 8.1, quero substituir o Win, e nao fazer dual boot, porem quero manter todos arquivos de programas, como faço isso?

Vou instalar o Ubuntu através de um pendrive bootavél, e não tenho um DVD para guardar os arquivos e programas, como um backup, gostaria de fazer isso na própria maquina.

Rogerio

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Como manter arquivos e programas do Win e substituir o Win com o Ubuntu
« Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2015, 09:07 »
Como assim todos arquivos de programas do Windows? O que inclui esse backup.

Uma saída seria você usar algum sistema de backup nas nuvens tipo Dropbox no Windows. Depois você esperaria que os arquivos fossem enviados ao Dropbox (no exemplo) para só posteriormente instalar o Ubuntu e configurar o Dropbox na mesma conta o que traria todos os arquivos de volta.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Como manter arquivos e programas do Win e substituir o Win com o Ubuntu
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2015, 09:44 »
Quero instalar o Ubuntu na minha maquina que tem o Win 8.1, quero substituir o Win, e nao fazer dual boot, porem quero manter todos arquivos de programas, como faço isso?

Arquivos de programas do Windows só rodam no Windows. Eles não funcionam no Linux, pois é outro sistema operacional.

Já seus dados pessoais, planilhs, textos, músicas, etc. Estes funcionam e são abertos no Linux.

No Windows use o gerenciador de partições. Diminua a partição do Windows e  no espaço não alocado resultante,  crie uma nova partição e copie/mova para lá os seus dados.

Isto feito, instale o Ubuntu escolhendo o particionamento manual.

Porém, pelo teor de sua questão,  posso intuir que tem poucos conhecimentos em informática, assim deixo uma sugestão :

Grave a iso do Ubuntu usando o programa Unetbootin instalado no seu win8. Dentro do Unetbootin, escolha uma quantidade de espaço do seu pendrive como área persistente ou persistent mode.

Com isto você pode usar o Ubuntu por algum tempo sem instalar na máquina e sem perder seus dados do win8.

Com isto você testa o sistema, aprende um pouco mais sobre o Ubuntu e quando estiver seguro de sua opção,  faz a instalação física na maquina.

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Como manter arquivos e programas do Win e substituir o Win com o Ubuntu
« Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2015, 10:09 »
Como assim todos arquivos de programas do Windows? O que inclui esse backup.

Uma saída seria você usar algum sistema de backup nas nuvens tipo Dropbox no Windows. Depois você esperaria que os arquivos fossem enviados ao Dropbox (no exemplo) para só posteriormente instalar o Ubuntu e configurar o Dropbox na mesma conta o que traria todos os arquivos de volta.

Obrigado plea ideia, eu já havia pensando nisso, porem querida deixar tudo na propria maquina! Agradeço a tua atençao, vou considerar, pois é mesmo a forma mais fácil e até SEGURA de se fazer.

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Como manter arquivos e programas do Win e substituir o Win com o Ubuntu
« Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2015, 10:16 »
Quero instalar o Ubuntu na minha maquina que tem o Win 8.1, quero substituir o Win, e nao fazer dual boot, porem quero manter todos arquivos de programas, como faço isso?

Arquivos de programas do Windows só rodam no Windows. Eles não funcionam no Linux, pois é outro sistema operacional.

Já seus dados pessoais, planilhs, textos, músicas, etc. Estes funcionam e são abertos no Linux.

No Windows use o gerenciador de partições. Diminua a partição do Windows e  no espaço não alocado resultante,  crie uma nova partição e copie/mova para lá os seus dados.

Isto feito, instale o Ubuntu escolhendo o particionamento manual.

Porém, pelo teor de sua questão,  posso intuir que tem poucos conhecimentos em informática, assim deixo uma sugestão :

Grave a iso do Ubuntu usando o programa Unetbootin instalado no seu win8. Dentro do Unetbootin, escolha uma quantidade de espaço do seu pendrive como área persistente ou persistent mode.

Com isto você pode usar o Ubuntu por algum tempo sem instalar na máquina e sem perder seus dados do win8.

Com isto você testa o sistema, aprende um pouco mais sobre o Ubuntu e quando estiver seguro de sua opção,  faz a instalação física na maquina.

Não sou tecnico mesmo...rsss....e sou novato no LInux, totalmente..rsss mas já instalei o Ubuntu em uma das minhas maquinas, e gostei, portanto nao tem "crise" em quanto instalar agora direto o Ubuntu.

Havia feito um dual boot...estava testando, e agora quero somente o Ubuntu, a única coisa que não me acertava era ver os arquivos ( Os programas, logico que não irão funcionar.) que estavam na unidade C: do win no Ubuntu.  Por isso que levantei essa questão.

Mas me interessa o que falou sobre: "  No Windows use o gerenciador de partições. Diminua a partição do Windows e  no espaço não alocado resultante,  crie uma nova partição e copie/mova para lá os seus dados.  "

Sei fazer isso sem problemas, mas somente para confirmar, vc quer dizer eu fazer uma partição daquela feita, ou fazer uma segunda partição partindo do C: ?

Agradeço por ter me respondido!!!!!








Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Como manter arquivos e programas do Win e substituir o Win com o Ubuntu
« Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2015, 13:52 »
Sim. Diminuindo o espaço em c:\ você pode criar no espaço uma nova partição d:\ por exemplo.

Ela será criada no formato ntfs do win8, e você poderá então copiar ou mover os seus arquivos de c:\ para d:\

No momento de instalação do Ubuntu escolha particionamento manual, escolha o disco c:\ (geralmente sda1) e não use nem formate o seu d:\

Lembre que qualquer movimentação de dados é passível de erros e perda de dados. Faça backup. Faça por sua conta e risco sem backup.

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Como manter arquivos e programas do Win e substituir o Win com o Ubuntu
« Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2015, 14:34 »
Sim. Diminuindo o espaço em c:\ você pode criar no espaço uma nova partição d:\ por exemplo.

Ela será criada no formato ntfs do win8, e você poderá então copiar ou mover os seus arquivos de c:\ para d:\

No momento de instalação do Ubuntu escolha particionamento manual, escolha o disco c:\ (geralmente sda1) e não use nem formate o seu d:\

Lembre que qualquer movimentação de dados é passível de erros e perda de dados. Faça backup. Faça por sua conta e risco sem backup.


Obrigado pela confirmação, eu imagina que poderia fazer isso, mas não encontrava em tutoriais na net e youtube, que me confirmava que eu poderia mesmo passar arquviso para outra partição, e quando o Ubuntu fosse instalado, não haveria perda deles....então o ubuntu é instalado no  C:,  CERTO?

e não abusando...rsss..mas quando estou instalando devo também criar um arquivo para o Ubuntu /home, o já é automatico isso? todos os arquivos serão vistos no Ubuntu? pois quando fiz o dual boot, nao conseguia visualiza-los.

Passar para um HD virtual, demora muito, tenho uns 60GB.... 

Muito orbirgado novamente!  :D


Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Como manter arquivos e programas do Win e substituir o Win com o Ubuntu
« Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2015, 16:08 »
Não, no particionamento manual voce mesmo é quem tem que criar a partição /home

ficaria

sda1 / o Ubuntu
sda2 a /home

(ambas na parte do disco onde estava o win8

e sda3  o partição NTFS d:\ onde você moveu ou copiou seus arquivos.

Faça com cuidado, qualquer erro e zap, você remove sua partição com dados.

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Como manter arquivos e programas do Win e substituir o Win com o Ubuntu
« Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2015, 06:45 »
Não, no particionamento manual voce mesmo é quem tem que criar a partição /home

ficaria

sda1 / o Ubuntu
sda2 a /home

(ambas na parte do disco onde estava o win8

e sda3  o partição NTFS d:\ onde você moveu ou copiou seus arquivos.

Faça com cuidado, qualquer erro e zap, você remove sua partição com dados.

consegui achar os arquivos dentro do Ubuntu!!! somente fiquei com aquela telinha quando liga o notebbok de escolha entre Ubuntu e win e de outras opções a mais... aquilo não tem como retirar, e inicializar direto no Ubuntu, como antes era no win?