Autor Tópico: Ajuda com Win 8 e Ubuntu em HD Externo  (Lida 2661 vezes)

Offline ipauchner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Ajuda com Win 8 e Ubuntu em HD Externo
« Online: 15 de Outubro de 2015, 12:07 »
Olá, eu tenho um Notebook Dell Inspirion com core i7 de 4ª geração, 8GB de RAM e um SSD Samsung EVO de 250 GB (troquei o que veio com o notebook). Há algum tempo venho tentando instalar o Ubuntu em um HD Externo, já que não quero instalar ele no SSD que tenho o windows, pois tenho vários programas de cálculo estrutural que utilizo do meu dia-a-dia e não quero mexer nele. Tentei instalar algumas vezes, no processo de instalação ocorre tudo bem, crio o Live USB, instalo o ubuntu, tudo normal. O problema vem a seguir, quando Reinicio o meu Notebook, depois de instalado o Ubuntu e retirado o Live USB ele inicia do windows, sem nenhuma opção de selecionar outro SO. Li alguns tópicos e quando deixo em Legacy Mode, consigo utilizar o Ubuntu, mas aí o problema é o contrário, o Windows não pode ser inicializado. Li vários tópicos falando em deixar o GRUB (agora GRUB 2) como boot loader padrão, outros que dizem que o boot do Ubuntu deve ser instalado no SSD e  não pode ser instalado no HD Externo. Gostaria que alguém me desse uma luz, de como instalar o Ubuntu em um HD Externo e poder escolher entre os SO sem ficar mudando as configurações de boot e reinicando várias vezes toda a vez que eu for trocar de SO.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Ajuda com Win 8 e Ubuntu em HD Externo
« Resposta #1 Online: 15 de Outubro de 2015, 12:26 »
Instale o Ubuntu e o grub no HD externo.

Depois de instalado use no boot as teclas de funçao para iniciar do HD USB.

É só isto o que tem que fazer.

Como a seleção do sistema ocorrerá no momento do carregamento de Bios / Efi o sistema deve carregar normalmente.

Leia no manual de sua máquina qual a combinação de teclas que permitam a seleção do dispositivo de boot.

Offline ipauchner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Ajuda com Win 8 e Ubuntu em HD Externo
« Resposta #2 Online: 15 de Outubro de 2015, 14:04 »
A primeira pergunta que eu faço é: quando instalo o ubuntu o Grub já instala também?

Offline ipauchner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Ajuda com Win 8 e Ubuntu em HD Externo
« Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2015, 15:07 »
Bom, instalei o Ubuntu da seguinte forma:

partição 1 -> Swap Linux ->    8 GB
partiçao 2 -> Ext 2 -> Boot -> 2 GB
partição 3 -> Ext 4 -> /          ->100 GB
partição 4 -> Ext 4 -> /home -> restante (355 GB)

Instalei o carregador de inicialização no mesmo HD.
Terminei a instalação, retirei o Live USB e reiniciei o Note, logo ele deu boot como Windows.

Entrei nas configurações de boot da minha placa mãe (do mesmo jeito que fiz para dar boot pelo Live USB).
Quando configurei para dar boot pelo Live USB selecionei o seguinte diretório para dar boot -> EFI\BOOT\BOOTx64.EFI
Ele deu boot normal pelo USB

Agora quando tento fazer isso com o HD Externo, aparecem os seguintes diretórios:
<EFI> -> que contém -> <Microsoft> , <Boot> e <ubuntu>
<boot-sav> -> que contém -> <log> e <mbr_backups>
<ubuntu> -> que contém o arquivo -> shimx64.efi
<Boot> -> que contém os arquivos -> bootx64.efi.grub e bootx64.efi
<Temp> que não contém nada

Quais destes caminhos devo selecionar para conseguir dar boot?

Offline lucianox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:Ajuda com Win 8 e Ubuntu em HD Externo
« Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2015, 07:55 »
ipauchner, o correto é o ubuntu\shimx64.efi

OBS: pra dar boot pelo USB, é só ir no Boot Priority e selecionar o dispositivo USB (UEFI). Bom, pelo menos é assim que faço nos pcs da Dell.
Oldschool

Offline ipauchner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Ajuda com Win 8 e Ubuntu em HD Externo
« Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2015, 10:15 »
Pessoal consegui, dei boot na pasta EFI - ubuntu - shimx64.efi.