Autor Tópico: Partição boot [RESOLVIDO]  (Lida 3185 vezes)

Offline gutosoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Partição boot [RESOLVIDO]
« Online: 19 de Novembro de 2015, 16:10 »
Olá pessoal!
To com uma dúvida aqui, a respeito da partição que vai alocar o grub (boot), na instalação do ubuntu que tipo de partição devo criar para o boot? Criei uma partição ext2 - EFI de 500Mb. Tenho dualboot com WIndows 10, que possui a partição de boot em FAT 32 - EFI. As vezes quando reinicio o ubuntu ele trava antes de dar o boot (na tela da ASUS - Intel), esse travamento pode ser devido ao tipo da partição que é ext2 - EFI? Devo criar a partição do grub em FAT32 - EFI também? To preocupado com esses travamentos, porque tenho que desligar segurando a tecla power, desse jeito vou terminar danificando o meu notebook.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2015, 11:03 por gutosoni »

Offline gutosoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re:Partição boot [RESOLVIDO]
« Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2015, 11:02 »
Resolvi o problema dos travamentos que aconteciam antes do boot (depois que  reiniciava o sistema). Não sigam esses tutoriais antigos que mandam desativar o secure boot, o problema foi simplesmente esse. Fui na bios, ativei o secure boot, agora o ubuntu Mate 14.04 está reiniciando sem travar antes do grub.
Não sei explicar direito pois sou leigo, mas acredito que estava acontecendo algum tipo de erro durante o boot, porque o ubuntu ja possui suporte a UEFI e meu boot foi instalado numa partição EFI, logo não faz sentido está com secure boot desativado. A bios agora o reconhece como um sistema "seguro" digamos assim. Lembrando que tenho dualboot com Windows 10. Quem for um expert nesse assunto pode esclarecer melhor, deixe abaixo seu comentário.

Offline gutosoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re:Partição boot [RESOLVIDO]
« Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2015, 11:34 »
Rodem o comando:

[ -d /sys/firmware/efi ] && echo "EFI boot on HDD" || echo "Legacy boot on HDD"

Se o resultado for "Legacy boot on HDD", o BIOS não é do tipo UEFI ou o BIOS não está configurado para inicializar no modo UEFI.

O Ubuntu instalado no modo EFI pode ser detectado da seguinte forma:

[ -d /sys/firmware/efi ] && echo "Installed in EFI mode" || echo "Installed in Legacy mode"

Se o resultado for "Installed in EFI mode" então você instalou no modo UEFI.

Para maiores esclarecimentos:
http://www.hardware.com.br/comunidade/mitos-definitivo/1340637/
https://lcomlinux.wordpress.com/2015/06/29/instalacao-do-ubuntu-15-04-desktop-em-uefi-unico-boot/
« Última modificação: 20 de Novembro de 2015, 11:37 por gutosoni »

Offline lcom23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re:Partição boot [RESOLVIDO]
« Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2015, 16:44 »
 Olá Guto.
Quando você instala o Ubuntu em uma máquina com sistema UEFI e que tem o Windows instalado não mexer nas partições Windows existentes.
A instalação do Windows irá criar a partição de sistema EFI, que pode ser usado por seu bootloader Linux.
E valeu por compartilhar a resolução com todos do fórum.
Abraços.
>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram

Offline gutosoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re:Partição boot [RESOLVIDO]
« Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2015, 20:37 »
Olá Guto.
Quando você instala o Ubuntu em uma máquina com sistema UEFI e que tem o Windows instalado não mexer nas partições Windows existentes.
A instalação do Windows irá criar a partição de sistema EFI, que pode ser usado por seu bootloader Linux.
E valeu por compartilhar a resolução com todos do fórum.
Abraços.

lcom23, agora que você citou tenho duas partições EFI uma para o windows  e outra para o linux, talvez o erro esteja aí, já que você disse que bastaria apenas de uma partição para o bootloader. Então quer dizer que a partição de boot vai ser compartilhada entre os dois sistemas?
Obrigado pelo comentário!

paulinho1971

  • Visitante
Re:Partição boot [RESOLVIDO]
« Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2015, 21:51 »
Pois é, como o lcom23 disse é necessário apenas uma, ou seja o Linux usará a partição já existente do windows e o GRUB fará o resto gerenciando o boot entre os dois.

T+