Autor Tópico: apt-get ? O quebrador de sistemas...  (Lida 32441 vezes)

paulobenedito

  • Visitante
Re:apt-get ? O quebrador de sistemas...
« Resposta #15 Online: 13 de Fevereiro de 2016, 10:13 »
Rapaz..., participo de vários fóruns a alguns anos como a maioria aqui sabe desde o nick Creto, com isso uso também algumas distros além do ubuntu, como o Manjaro onde lá tem um amigo de fórum que diz a mesma coisa da mensagem titulo, eu teimo, assim como o Tota disse, qualquer um pode ser a quebra de sistemas pacman, equo, urpm ou apt.

O tal snappy (sei lá como escreve) também poderá quebrar um sistema, os pacotes .DEB ainda são a maioria o apt eu uso muito bem obrigado e não o vejo como esse vilão que pintam por ai e ainda mais eu até economizo nele, pois muitos comandam:

apt-get comando_fulano

Uso apenas o apt e ponto.

Código: [Selecionar]
sudo apt update ; sudo apt dist-upgrade ; sudo apt install amarok;)

T+

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:apt-get ? O quebrador de sistemas...
« Resposta #16 Online: 13 de Fevereiro de 2016, 10:21 »
A questão do tamanho dos pacotes hoje não tem tanta relevância pois o tamanho ocupado pelo Ubuntu (ou outra distro Linux) é irrisória comparada com a quantidade de espaço disponível nos HDs menos espaçosos disponíveis no mercado mais recente (isto há muito tempo).

Eu acho, de qualquer forma, uma mudança válida já que o Ubuntu tá andando de lado faz alguns anos.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:apt-get ? O quebrador de sistemas...
« Resposta #17 Online: 13 de Fevereiro de 2016, 10:25 »
          Na verdade Paulo eu também uso o apt-get numa boa e nunca vi problemas tão insuperáveis não. Postei esse questionamento aqui justamente por conta de minha participação em outros fóruns e percebi que por lá o pessoal alimenta muito essa questão do apt-get ser péssimo, terrível etc.
          Ontem, ainda pesquisando sobre o tema, vi um comentário que achei muito interessante onde um dos participantes afirmava que muito do que se criticava sobre o apt-get seria verdade sim, entretanto, há mais de uns 10 anos esses problemas mais críticos haviam sido resolvidos, de modo que muito do que se discute hoje já não seria verdade e até o aptitude (que teria surgido como uma proposta mais robusta etc) já estaria "superado" pelo apt-get (aliás superado não, mas ambos já estariam no mesmo patamar de eficiência) excelente grau de eficiência por sinal, em nada mais perdendo para diversos outros gerenciadores do universo "além Debian". Enfim, acho o tema muito legal e espero que o Snapp realmente seja o que estão estipulando por aí (ainda que eu ache que tem muito exagero também... rsrsrs...).

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:apt-get ? O quebrador de sistemas...
« Resposta #18 Online: 13 de Fevereiro de 2016, 11:06 »
A questão do tamanho dos pacotes hoje não tem tanta relevância pois o tamanho ocupado pelo Ubuntu (ou outra distro Linux) é irrisória comparada com a quantidade de espaço disponível nos HDs menos espaçosos disponíveis no mercado mais recente (isto há muito tempo).

Eu acho, de qualquer forma, uma mudança válida já que o Ubuntu tá andando de lado faz alguns anos.

Sim sim... acredito até que isso facilitará a novos usuários. Acredito também, refletindo mais, que para lançamento de games seja um caminho até mais viável.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:apt-get ? O quebrador de sistemas...
« Resposta #19 Online: 13 de Fevereiro de 2016, 18:41 »
Caraca, apt-get quebrador de sistemas???

Minha nossa, acho isso um tanto radical.  Acho que todo gerenciador de pacotes tem seus problemas, mas daí para o apt-get ser considerado um quebrador de sistema é ir um pouco longe demais.

Vou falar por minha experiência pessoal, sem ficar batendo em considerações técnicas.  Já uso Linux faz algum tempo como sistema principal, lá se vão 12 anos nisso, se for contar quando conheci Linux aí vamos voltar ao Slackware 3.6  distribuídos em CDs ROMs de 1998!

Já usei e testei quase tudo e nunca quebrei sistema por causa do gerenciador de pacotes! Sempre foi culpa deste operador entre a cadeira e o teclado!  Já cansei de forçar instalação de pacotes mais novos que quebravam a estabilidade do sistema!  O gerenciador avisava de erros de dependências.

Concordo plenamente que o apt-get pode não ser o melhor, eu pessoalmente acredito que o yum e principalmente o zypper do Opensuse são melhores em controlar as dependências do sistema.

O zypper só falta te carregar no colo, parece uma mãe te avisando tipo: "Meu filho, vai dar derma isso aí que você quer, mesmo assim, vou te dar 3 opções de como tentar contornar essa caca, mas é isso mesmo que você quer? ? ? ?"

Aí o camarada aceita executar uma ação que deliberadamente vai no mínimo deixar o sistema instável e vai culpar o gerenciador de pacotes?

E ele cumprindo sua função!  Te avisa:" Animal! Vai quebrar!"

E você pisa fundo no acelerador e culpa o gerenciador?

Acredito sim que na maioria dos casos o operador do sistema é o responsável principal pela quebra do sistema!

Até hoje, se eu nunca estiver tentando/usando repositórios não oficiais e nem um PPA da vida que vá alterar pacotes críticos do sistema, nunca quebrei sistema por culpa do gerenciador de pacotes! Seja apt-get, yum, zypper, packman ou qualquer outro gerenciador de pacotes! 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:apt-get ? O quebrador de sistemas...
« Resposta #20 Online: 13 de Fevereiro de 2016, 23:55 »
Tota +1 pro galactus

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:apt-get ? O quebrador de sistemas...
« Resposta #21 Online: 14 de Fevereiro de 2016, 12:34 »
Muito legal.... Obrigado pelas muitas ponderações, observações etc.

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re:apt-get ? O quebrador de sistemas...
« Resposta #22 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 08:43 »
Concordo com o Galactus sobre o zypper em específico, ele geralmente mostra várias opções, ai depende do maluco em qual vai !!!!
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:apt-get ? O quebrador de sistemas...
« Resposta #23 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 15:47 »
Agora, convenhamos, é essa a proposta do Snappy certo? evitar pacotes quebrados?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:apt-get ? O quebrador de sistemas...
« Resposta #24 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 16:28 »
Agora, convenhamos, é essa a proposta do Snappy certo? evitar pacotes quebrados?

Não só isso. Ele facilita o processo de desenvolvimento pois faz que o desenvolvedor já use as bibliotecas e arquivos necessários sem se preocupar com variações existentes entre versões.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline isaelfm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re:apt-get ? O quebrador de sistemas...
« Resposta #25 Online: 19 de Fevereiro de 2016, 11:39 »
Já ouvi falar do assunto,não acho que a culpa seja do apt-get, mas sim de quem usa o sistema, Já quebrei muito pacote por fuçar no sistema. Mas melhorias são sempre bem vindas.
Na caixa dizia: Requer MS Windows ou superior. Então instalei Linux.

paulobenedito

  • Visitante
Re:apt-get ? O quebrador de sistemas...
« Resposta #26 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 09:30 »
Não tenho os 12 anos de uso do Linux como o galactus mas tem 5 com muitas distros testadas e a preferência pelas rolling e 'sid/testing', mas ainda não consigo usar o tal Zypper que carrega no colo, presuponho que eu ainda deva ter que usar mais uns 7 anos até chegar lá kkk

T+

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:apt-get ? O quebrador de sistemas...
« Resposta #27 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 09:49 »
Não tenho os 12 anos de uso do Linux como o galactus mas tem 5 com muitas distros testadas e a preferência pelas rolling e 'sid/testing', mas ainda não consigo usar o tal Zypper que carrega no colo, presuponho que eu ainda deva ter que usar mais uns 7 anos até chegar lá kkk

T+

Dá uma lida aqui que com certeza vai te encurtar alguns anos:  https://www.suse.com/documentation/sles11/book_sle_admin/data/sec_zypper.html

 ;)
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

paulobenedito

  • Visitante
Re:apt-get ? O quebrador de sistemas...
« Resposta #28 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 19:26 »
Valeu galactus, olha já participei de debates e até instalei vez ou outra o opensuse, sei que muitos falam muito bem dele, um amigo Alemão (Bequimao) usa e diz que ele esta com um KDE excepecional. Eu por alguns fatores não me interesso muito, os fatores são simples, pouco conhecimento ainda em Linux, internet não tão boa para baixar quase 4GB de uma ISO e o pouco tempo do dia a dia.

Eu gosto muito do KDE, poderia sim gostar do opensuse, mas devido esses fatores me fiz hoje um sedentário nessa busca, ou seja, fiquei seleto apenas as que já conheço e de certa forma tenho certo domínio, mas sei também que seria muito bom para meu aprendizado, mas isso vou deixar para outros dias, quanto a doc muito obrigado vou ler sim.

T+

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:apt-get ? O quebrador de sistemas...
« Resposta #29 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 11:05 »
paulobenedito, eu também concordo que depois você acaba mesmo ficando preguiçoso, assim que se acostuma com apt-get "alguma coisa" fica difícil querer passar por nova curva de aprendizagem com outro gerenciador. Isso acaba valendo praticamente para qualquer outro gerenciador.

Eu que sou curioso e fico testando outras coisas.   Acabo até instalando distros diferentes para não esquecer as coisas.

Só gostaria de chamar sua atenção para um detalhe quando for testar o OpenSuse. O  OpenSuse é pesado para máquinas com pouco recursos.  Inclusive por conta do kernel de servidor dele, não espere respostas imediatas.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2