Autor Tópico: Gambas Linguagem de Programação introdução em PT.  (Lida 11198 vezes)

Offline portaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
    • Flavitu
Gambas Linguagem de Programação introdução em PT.
« Online: 19 de Fevereiro de 2016, 15:31 »
Há algum tempo pediram-me para ver se podia criar algum material sobre a linguagem Gambas, mesmo sabendo quem mo pediu que eu não sou programador, tentei um blog mas não conseguia visitas de portugueses e pensei que talvez através de um fórum se possa dar um lugarzinho a este meu grande amigo o Gambas.

A título introdutório, não deve ser entendido de outra forma colocarei aqui mini tutoriais e se puder acompanho de vídeo em alguma ocasião e espero que se houver pessoas interessadas entendidas em Basic possam dar-me a sua mãozinha em prol de todos.

Espero que o material que deixarmos aqui ajude , não havendo hoje um fórum dedicado a Gambas em PT com conteúdo acessivel a quem não tem grandes conhecimentos de programação.

Enfim espero que sirva esta pequena contribuição que devo ao mundo Gambas, se não servir também se pode mover ou apagar.

Já agora agradecer aqui a jsbsan, Vuott, Gambas Guru e outros que pelo caminho encontrei ...

Fontes:
http://gambas.sourceforge.net/en/main.html
http://www.etnassoft.com/biblioteca/gambas-programacion-visual-con-software-libre/
http://jsbsan.blogspot.pt/
http://www.tuinstitutoonline.es/aula/course/view.php?id=307
https://gambas.guru/tiki-index.php
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Capítulo 1 - A semente.

1.1- Linguagens de programação

1.1.1- Tudo é código máquina ! 0101 , assim todo o computador na verdade é um objecto bastante "limitado" só entende 0's e 1's , não conhece outra coisa e precisa de que alguém lhe dê - só o que ele entende- para poder fazer algo senão simplesmente não entende nada - não faz nada.