Autor Tópico: Windows 10 e Ubuntu 15.10 - grub não aparece  (Lida 6817 vezes)

Offline danielbendavi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 324
    • Ver perfil
Windows 10 e Ubuntu 15.10 - grub não aparece
« Online: 20 de Fevereiro de 2016, 09:16 »
Olá galera! Finalmente instalei o Ubuntu, só que ao dar o boot depois da instalação, a opção do dual não apareceu. Apenas tenho a opção no grub de [1] System Setup [2] Ubtunu [3] Windows Boot Manager (on /dev/sda2). Ai se eu seleciono o Windows dá erro. A imagem do Win está no sd4 aqui.

Como posso fazer isso funcionar?

Por enquanto, fui na BIOS e ativei o F12 para me dar a possibilidade de entrar no Ubuntu. Se não apertar F12, ele vai dreto ao Win10.

Offline advi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re:Windows 10 e Ubuntu 15.10 - grub não aparece
« Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2016, 10:24 »
No Windows, já pensou em instalar um programa como o EasyBCD? Ele permite que, quando entra no Windows, você escolha que sistema quer carregar.
Ou seja, o EasyBCD faz a mesma função do Grub, só que é instalado no Windows.  ;)
Fui
Ezcreve herrado é coiza de quem uza o IE6. Eu uso Firefox com dicionário de português! 8)

Offline danielbendavi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 324
    • Ver perfil
Re:Windows 10 e Ubuntu 15.10 - grub não aparece
« Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 08:14 »
Então, instalei o EasyBCD, mas ele não reconheceu o Ubuntu - apareceu só o Win10. Existe alguma outra alternativa? O que tenho feito é mexer na BIOS, e configurei para, no boot, apertar F12 e ali escolher o Ubuntu. Daí é que vai aparecer o grub e então seleciono o Ubuntu. Interessante que aqui, mesmo aparecendo o Windows,, se eu selecionar ele, o Windows não carrega.

Offline carlosadriano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:Windows 10 e Ubuntu 15.10 - grub não aparece
« Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2016, 08:49 »
Se você detalhar melhor a situação fica mais fácil ajudar.

Quantos tos HDS existem em seu computador?
Se você tiver mais de 1 HD instalado, o grub vai ficar instalado no HD que você selecionou na instalação.
Existe também a possibilidade de você ter instalado o grub em um pen drive ou hd externo que estivesse conectado no momento da instalação.

Quando você liga o computador o grub é carregado? Você tem a opção de selecionar o seu sistema operacional no grub?
Se sim, e o seu grub está instalado e funcionando, e você pode escolher entre ubuntu, windows entre outros, você só precisa customizar o grub do seu jeito.

Você pode baixar o grub-customizer, e configurar o grub da maneira que desejar,
pode selecionar qual sistema inicia primeiro, o tempo de espera da tela do grub, tela de fundo cor de texto etc...

Você pode facilmente encontrar o GRUB CUSTOMIZER na internet.
É só pesquisar no google mesmo.

Offline lcom23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re:Windows 10 e Ubuntu 15.10 - grub não aparece
« Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 14:18 »
Antes de entrar no menu do Grub, entre nas configurações do UEFI para fazer as mudanças.

Para inicializar no Ubuntu ou Windows , selecione a entrada do OS correspondente.
Se você selecionar a entrada Ubuntu, você será levado ao menu GRUB do Ubuntu, que também deve ter uma entrada para ambos os sistemas operacionais.
Desde que a entrada foi definida automaticamente como o dispositivo de boot padrão, sempre que o computador é iniciado, você terá a opção para inicializar no Ubuntu ou Windows .
Se gerenciador de inicialização do Ubuntu não está configurado como o dispositivo de boot padrão, você precisa entrar em ferramenta de configuração UEFI do computador e torná-lo padrão.
Uma das teclas F deverá fazê-lo no utilitário de configuração UEFI.
http://linuxbsdos.com/2014/06/30/dual-boot-windows-8-and-linux-mint-17-on-a-pc-with-2-disks-and-uefi-firmware/

Verifique a última imagem do tutorial desse site, e veja se é o seu caso.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2016, 14:23 por lcom23 »
>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram

Offline antoniodosantosor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
    • Ver perfil
Re:Windows 10 e Ubuntu 15.10 - grub não aparece
« Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 18:03 »
Tente

Como recuperar o grub com o Boot-Repair
Recuperando o grub do Ubuntu após a instalação do segundo sistema operacional:
inicie o computador com um Ubuntu live-CD ou live-USB;
escolha a opção “Try Ubuntu” e garanta o acesso a internet para baixar alguns pacotes;
abra o Terminal e digite:
sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair && sudo apt-get update
sudo apt-get install -y boot-repair && (boot-repair &)
Clique em “Recommended repair” e aguarde a execução da análise e reparo

Offline carlosadriano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:Windows 10 e Ubuntu 15.10 - grub não aparece
« Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 11:53 »
Realmente se o UEFI estiver por padrão utilizando outro boot loader,
tu precisas configurar teu computador para iniciar o ubuntu ou boot loader grub.

podes tentar atalhos padrões do teu computador como sugerido pelo colega, ou entrar na setup da bios e configurar manualmente se possível.
depois disso, fica fácil, pois provavelmente teu grub já deve estar instalado, daí teu sistema deve iniciar.

Caso após configurar o boot loader do computador, e não inicie teu sistema, podes também entrar em um live cd ou live usb do ubuntu, e reinstalar o grub
para isso, faça uma pesquisa rápida no google, e vais ver que existem várias formas de executar tal tarefa.

aqui por exemplo tem um link:
https://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-reinstalar-GRUB-com-liveCD-do-Ubuntu-9.04


Offline danielbendavi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 324
    • Ver perfil
Re:Windows 10 e Ubuntu 15.10 - grub não aparece [Resolvido]
« Resposta #7 Online: 06 de MAR?O de 2016, 09:19 »
Obrigado pela ajuda pessoal - creio que o caminho para o boot do windows aqui não funcionou, pois eu consegui carregar direto pelo grub, mas ao selecionar o windows (sda2) ele não carrega.

NO fim das contas, eu resolvi assim: se eu quero o windows, deixo o boot carregar normalmente. Se quero o ubuntu, basta apertar F12 e abre um menu de boot, e aí só selecionar o ubuntu.