Autor Tópico: Problema em separar HDs na instalação do Mate  (Lida 2318 vezes)

Offline marcelomello

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Problema em separar HDs na instalação do Mate
« Online: 01 de MAR?O de 2016, 00:09 »
Boa noite, estou fazendo uma instalação do Mate na opção avançado e não estou conseguindo.
Coloquei um HD de 500Gb extra no PC e decidi deixar o sistema operacional separado nele e liberando o meu de 1Tb para outros conteúdos. Porém, meu Home vai permanecer no de 1T¨b.
Estou fazendo a seguinte instalação>:
Sda1 /boot 2Gb
sda2 swap 8Gb
sda3 / 500Gb
Sdb1 /home
 O Hd sdb1 não será formatado pois já era o /home anterior, que estou apenas tentando manter.
O programa para imediatamente a instalação ( antes mesmo de escolher o local ) e diz que não pode instalar pois não consegue excluir os arquivos que estão no Hd. Este é o problema em si.
O que já fiz:
O Ubuntu roda normalmente pelo CD e reconhece os dois Hds.
Se eu fizer uma instalação apenas no HD de 500Gb ele faz normalmente, tanto limpa quanto avançada, só que ele cria um Home no mesmo HD, o que não quero.
Tentei passar o Home após a instalação mas não funcionou.
Enfim acho que o problema na instalação é uma bobagem mas não consigo passar daí.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Problema em separar HDs na instalação do Mate
« Resposta #1 Online: 03 de MAR?O de 2016, 18:59 »
É estranho este comportamento. Você deveria escolher a opção de particionamento avançado, indicar a partição sdb1 como /home e não marcar essa partição para ser formatada.  Ele reclama que a partição não vai ser formatada, que pode dar erro, mas deveria continuar sua instalação.  Já fiz isso várias vezes e funciona.

Agora, seu sistema de arquivos do /home  é nativo do Linux?



Qual a versão do Ubuntu Mate? 32 ou 64bits?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2