Autor Tópico: Diferença entre live usb ou install em usb para rodar em vários micros.  (Lida 2602 vezes)

Offline MASTERDAN

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Sempre tive esta curiosidade.
1) já usei o LIVE cd do ubuntu com uma opção de persistência no USB. Assim, se eu queria salvar algo, era salvo no USB
2) Vi que tem como INSTALAR o ubuntu em um pen drive também.

Existem diferenças entre ambos? Qual é o mais recomendado para um sistema que seja portátil para rodar em vários micros diferentes?
Será que o live cd no pendrive é mais recomendado por, talvez, sei lá, não ter "drivers"instalados ou personalizados para 1 máquina em questão?
Ou o linux instalado em um pen drive continua tendo a mesma compatibilidade de rodar em qualquer pc como se fosse o live cd?

Offline carlosadriano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:Diferença entre live usb ou install em usb para rodar em vários micros.
« Resposta #1 Online: 28 de MAR?O de 2016, 14:46 »
Pra instalar a Distribuição no pendrive, o pendrive tem que ter no mínimo 16GB.
Mas pra rodar em vários micros diferentes, talvez seria melhor um Live USB.

Faz um teste, instala a distro no pendrive, grava o grub na mbr do pendrive, e roda ele em computadores diversos,
Não tenho certeza, mas acho que na primeira inicialização o sistema já identifica hardwares diferentes, mas isso pode ser complicado caso haja algum problema ou incompatibilidade.
Já o modo Live inicia com uma imagem do sistema já padrão, preparada pra rodar em quaisquer pcs.

Offline MASTERDAN

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Diferença entre live usb ou install em usb para rodar em vários micros.
« Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2016, 23:45 »
Continua a dúvida. O live não tem menos segurança? e os updates?
Qual afinal a diferença estrutural entre o live cd e o instalado?

Offline lcom23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re:Diferença entre live usb ou install em usb para rodar em vários micros.
« Resposta #3 Online: 09 de Abril de 2016, 20:40 »
Em relaçào a segurança do sistema.
No Live DVD quando  você usar nesse modo para testar ou mesmo para outro fim, depois de desligar o PC nada é gravado.
Quando você instalar o Ubuntu em um HD, é preciso sempre deixar o Ubuntu atualizado, mas em relação a isso, o próprio Ubuntu te notifica e te avisa quando se tem novas atualizações.
Acho que a melhor opção é gravar uma imagem .iso do Ubuntu em um Pendrive no modo de persistência.
« Última modificação: 09 de Abril de 2016, 20:46 por lcom23 »
>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram