Autor Tópico: patição  (Lida 1845 vezes)

Offline lucasorsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
patição
« Online: 30 de MAR?O de 2016, 13:24 »
gostaria de saber como faço para alterar o tamanho da partição ext4 sem ter que iniciar com pendrive ou com liveCD. A minha EXT4 por algum motivo está muito pequena e tenho um espaço livre que não esta sendo usado na minha HD.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:patição
« Resposta #1 Online: 30 de MAR?O de 2016, 14:55 »
gostaria de saber como faço para alterar o tamanho da partição ext4 sem ter que iniciar com pendrive ou com liveCD.

Faça um backup completo de seu sistema, mover partições inferem em possíveis perdas de dados.

Você precisa carregar o sistema em ramdisk (crie um rakdisk e aponte o sistema para ele)

Desmonte o hd, mova as partições ( que devem obrigatoriamente ser contíguas)

Monte o hd, refaça as entradas do grub e reinicie a máquina, remova o ramdisk criado.

Deve demorar (com conhecimento) umas duas horas para fazer, entre testar, checar e mover partições.

Se não tem conhecimentos, esqueça, mover o sistema para ramdisk pode deixá-lo inutilizável.

Não há outra forma, já que para iniciar o sistema o hd tem que estar montado, e com hd montado não é possível mover partições

Bons estudos
« Última modificação: 30 de MAR?O de 2016, 15:00 por Tota »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:patição
« Resposta #2 Online: 30 de MAR?O de 2016, 15:04 »
Qual o motivo de não querer usar o  live-cd ou live-pendrive para redimensionar a partição?

É mais seguro assim.

   
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2