Autor Tópico: Instalação Ubuntu 15.10 em partição exclusiva para o SO  (Lida 1931 vezes)

Offline volps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Instalação Ubuntu 15.10 em partição exclusiva para o SO
« Online: 02 de Abril de 2016, 19:41 »
Olá a todos,

Eu gostaria de saber se alguém sabe alguma maneira de instalar um SO (no caso particular, pode ser o Ubuntu 15.10) em uma partição dedicada apenas ao sistema operacional. Não desejo a partição clássica de raiz. O que eu queria era saber se é possível eu ter uma partição de 15 gb, por ex, dedicada apenas ao SO de forma que os programas instalados não ocupem espaço dessa partição. É possível separar um SO desses softwares adicionais pós-instalação?

Exemplo: Instalo o Ubuntu 15.10, que vem com um conjunto de softwares básicos, em uma partição ext4 com 15 gb. Após a instalação do SO, eu instalo o Kile, mas não gostaria que ele consumisse espaço do restante dos 15 gb.

Perdão por qualquer ignorância cometida, não tenho muitos conhecimentos dessa parte, principalmente de SO.

Obrigado desde já.

Grande abraço a todos,
Diego.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re:Instalação Ubuntu 15.10 em partição exclusiva para o SO
« Resposta #1 Online: 02 de Abril de 2016, 20:46 »
Sim mas não vale a pena. Você pode montar uma partição em um diretório como o /opt e configurar (e compilar) tudo que quiser usar pós-instalação pra apontar pra lá no lugar dos diretórios usuais, como o /usr/bin, /sbin... etc. Basicamente você tem que abrir mão dos pacotes já compilados e disponíveis nos repositórios (e baixar o código fonte do programa diretamente do desenvolvedor ou o source do pacote deb pra configurar por você mesmo).

Offline volps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Instalação Ubuntu 15.10 em partição exclusiva para o SO
« Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2016, 04:25 »
Sim mas não vale a pena. Você pode montar uma partição em um diretório como o /opt e configurar (e compilar) tudo que quiser usar pós-instalação pra apontar pra lá no lugar dos diretórios usuais, como o /usr/bin, /sbin... etc. Basicamente você tem que abrir mão dos pacotes já compilados e disponíveis nos repositórios (e baixar o código fonte do programa diretamente do desenvolvedor ou o source do pacote deb pra configurar por você mesmo).

Obrigado. Realmente, dá um trabalho adicional razoável que não compensa.

Offline emag

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Instalação Ubuntu 15.10 em partição exclusiva para o SO
« Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2016, 21:22 »
onde baixo a última versão?