Autor Tópico: Ícones dos meus atalhos mudam no lançador do Unity  (Lida 3424 vezes)

Offline geraldocg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Ícones dos meus atalhos mudam no lançador do Unity
« Online: 04 de Abril de 2016, 23:42 »
Alô,
Desde os tempos do 12.04 faço alguns scripts, mas ainda tenho muitíssimo para aprender.  Agora estou usando o 15.04.
Fiz um script e criei um atalho dele no desktop. Coloquei um ícone (.png)  que escolhi em: /usr/share/icons /hicolor/48x48/.
Quando arrasto o atalho para o lançador  o ícone muda para algo como uma mola embaixo de uma bandeja(?). O atalho no lançador funciona, mas se criar outros atalhos, e arrastá-los para o lançador,  todos terão esse ícone e  vai dar confusão.   
Para tentar manter o ícone que escolhi, criei, baseado em uma dica de 'platao' em post de 2011 de 'abdo', um arquivo .desktop em /usr/share/applications:

[Desktop Entry]
Name=JAZZRADIO
Comment=Jazzradio
Exec=/usr/local/bin/jazz
Icon=/usr/share/icons/hicolor/48x48/apps/gstreamer-properties.png
Terminal=false
Type=Application
Encoding=UTF-8
Categories=Application

Quando no Dash digito o nome do JAZZRADIO, o script  inicia, e  por poucos segundos o ícone correto aparece no lançador. Não dá tempo de bloquear, como pensei em fazer. 
Mudei de Terminal = false para Terminal = true. O ícone fica no lançador mas abre janela do terminal ( deveria esperar isso) que não quero.

Copiei o JAZZRADIO para o desktop, mas quando tento arrasta-lo para o lançador ele não fica lá, como aconteceu com  o atalho que teve seu ícone mudado.

O script apresenta  por poucos segundos uma janela de aviso do zenity, e entra em loop infinito testando taxa de  rx da internet. Interrompo o script com outro script: killall jazz (meio tosco mas funciona).
Será que  por rodar sem GUI o ícone some logo?

Perguntas:
1- Como fazer para que o ícone não mude ao arrastar um atalho 'normal' para o lançador? (tentei usar um ícone tipo .svg mas não adiantou)
2- Como fazer para que o ícone do .desktop fique no lançador enquanto o script estiver ativo?
3- Porque o atalho do JAZZRADIO no Desktop não dá para ser arrastado para o lançador?

Grato por qualquer ajuda,
Geraldo