Autor Tópico: DualBoot Win 8.1 e Ubuntu  (Lida 1595 vezes)

Offline portugabr97

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • Quem não acredita, nunca será enganado...
    • Ver perfil
DualBoot Win 8.1 e Ubuntu
« Online: 05 de Abril de 2016, 10:17 »
 :D
Bom dia
  :D

Há muito que tenho vontade de utilizar Linux, conheci o UBUNTU no Instituto onde estudava. Quero muito usar este S.O por n motivos, porém não posso migrar do Windows para UBUNTU de uma hora para a outro, até porque não sou nada familiarizado com o ambiente do mesmo. A solução seria fazer Dual Boot entre meu S.O e este novo que quero utilizar. Vi algumas dicas, tutoriais e vídeo aulas, embora a maioria explicasse o dual boot entre Win 7 e UBUNTU Linux, penso que o processo de instalação seja semelhante e não enfrente problemas. Contudo, como foi algo que nunca fiz e alguns colegas me alertaram que poderia ser prejudicial para mim, visto que perderia os arquivos e programas instalados no Windows, não tive a coragem de testar por mim próprio ( acho que não tem nada haver) kkkk
Para deixar claro:
Utilizo o Windows 8.1 e este está instalado em uma das partições do disco (são 2 partições). São 683GB direcionados ao S.O que utilizo (Win 8.1), arquivos e programas. O outra partição tem 228GB e está completamente vazio e é onde deveria ser instalado o UBUNTU ( por isso acho que não daria problema  ;D)

1ª Dúvida: É possível fazer Dual boot Win 8.1 e UBUNTU Linux sem a perda dos arquivos e programas e S.O que estão instalados num disco aparte?
2ª Dúvida: Se sim, o Ponto de Montagem deve ser qual? ' / '; ' /home ' entre outros
3ª Dúvida: O Sistema de arquivos deve ser o ext3 ou ext4??
4ª Dúvida: O espaço reservado para o swap  deve ser de quanto?
5ª Dúvida: É possível personalizar o GNU GRUB?

Ah, e outra coisa, é possível fazer sem problemas o Dual Boot com UBUNTU Linux e o Win 10 também?

Desde já, agradeço a oportunidade!

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re:DualBoot Win 8.1 e Ubuntu
« Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2016, 11:30 »
Dica: Antes de arriscar o Dual Boot você pode instalar o Virtualbox no Windows e usar o ubuntu em uma máquina virtual. Desta forma é certeza que não perderá seus arquivos.

Após familizalizar-se com o sistema, pesquise um pouco mais no Google ou até mesmo aqui no fórum que encontrará diversos tutoriais de como fazer o Dual Boot e também quais os esquemas de partições que poderá utilizar.