Autor Tópico: bloqueio e problemas de atualização do xubuntu 14.04  (Lida 2135 vezes)

Offline maurobilu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
bloqueio e problemas de atualização do xubuntu 14.04
« Online: 09 de Abril de 2016, 15:47 »
Oi queridos. Tenho instalado o Xubuntu 14.04 há uns quatro messes. Há alguns dias fiz a atualização de programas com o atualizador automatico.Depois disso três dias atras quando o atualizador avisou da necessidade de atualizar, eu tentei,porem apareceu uma janela avisando que faltava espaço no disco de boot e que deveria usar o comando sudo apt-get clean para fazer espaço.Tentei sem nenhum resultado.Foi como se nem tivesse feito nada, nem me pidiú a senha. Depois tentei sudo apt-get update & sudo apt-get upgrade e funcionou. Ontem aconteceu novamente o mesmo fenomeno e tentei fazer o update e upgrade pelo mesmo caminho do terminal porem aparecéu o seguinte: não foi possivel abrir var/lib/sudo/nos/0:arquivo o diretorio não encontrado. W: Não usando travamento para arquivo de trava somente leitura /var/lib/apt/lists/lock e mais embaixo...W:não usando travamento para arquivo de trava somente leitura /var/lib/dpkg/lock
Procurei na internet e tinha uma proposta de deletar o arquivo lock do diretorio /var/lib/dpkg e também fazer o proprio com o arquivo lock do diretorio /var/lib/apt/lists só que quando tentei me deu a seguinte resposta: sudo: não foi possivel abrir /var/lib/sudo/nos/0: Arquivo ou diretorio não encontrado
rm: não foi possivel remover "/var/lib/apt/lists/lock": Sistema de arquivos somente leitura.
Não consigo atualizar meu sistema operativo.Alem do mais agora me aparecem todos os arquivos na pasta dowload como arquivos somente leitura e não me permite recorta-los e cola-los em outra pasta de outro disco(hd externo. Socorro! como resolver este pepino?????????